domingo, 11 de novembro de 2007

FIRMEZA E SERENIDADE

A determinação é inabalável. Ninguém se queixa do que se conseguiu. Constata-se o que se disse e se reportou. Ninguém se queixa. Até porque ninguém é distraído para não se perceber que tanto ataque a quem , segundo dizem os mesmos de sempre, estaria de "morto", só por uma de duas razões: OU O "MORTO" não está "MORTO", OU ESSES VIVOS SÃO "TONTOS". Eu, se tivesse um "morto" pela frente, não perderia um minuto com ele.
Aliás, ter andado hoje nas ruas de Lisboa, mesmo que alguém tivesse o ânimo abalado, que não era o caso, ficava logo esclarecido. E sabem do que as pessoas mais falam? Da arrogância, do tom pedante, da vaidade.
Agora, veio o grupo completo. Só faltava hoje o ex- assessor de Jorge Sampaio, Nuno Brederode dos Santos, embora num tom diferente e sem destilar ódio. Numa perspectiva diferente, mais analítica, embora, claro, de oposição total.
Quem esteve na Assembleia sabe o que se passou. O tempo que o Governo nos dedicou, nomeadamente, na intervenção final. Agora é assegurar clareza na estratégia e firmeza na sua execução.

1 comentário:

... disse...

Caro Dr. Santana
O Sr. Nuno Brederode Santos, jurista, ex-assessor do ex-PR, um dos tais que nutre ódios de estimação plausíveis, escreve, no artigo “AINDA O BARÃO DE MÜNCHHAUSEN”, publicado no DN, algo que, qualquer leitor atento, consideraria um discurso abjecto e inadequado ao perfil profissional do seu autor.
Assim, por sentir a revolta e o exagero da afronta, transcrevo, para aqui, um trecho da sua badalação que confirma o pouco engenho, trabalho, labor e rigor que uma cega lei , i.é, a vaidade, jamais, permitir-lhe-á, com rigor,efectuar a exigível autoavaliação.
“ Foi este o PSL que, entre as directas e o Congresso subsequente, passou da equidistância ao alinhamento [sic para o incompreensível], depois fez ver [sic para o corriqueiro] [sic para a ausência de vírgula] numa conversa com o líder [sic para a ausência de vírgula] um "acordo de cooperação institucional" [sic para aspas sem indicação da fonte] e ganhou [sic para a ausência de vírgula] em dote [sic para a ausência de vírgula] a chefia da bancada, tornando-se, na prática, o número dois do partido. Ele é a voz institucional que facilmente podemos ouvir, [sic para a vírgula em excesso] porque Menezes saltita das esquinas do lumpen [sic para a comparação deselegante] para as luzes das conferências de imprensa, mas nada disso vale a atenção que o hemiciclo ainda merece. [sic para o anacoluto?] (…) PSL estava tão empenhado quanto Sócrates em o reavivar [sic para o estrangeirismo cafona]. Porque [sic para a desarticulação semântica] ele quer justificar-se aos olhos de um eleitorado que o puniu e que tudo indica [sic 1)] que não se arrependeu [sic 1)]. E vai continuar a querer, [sic para a vírgula em excesso] porque [sic para a ausência de vírgula] sem varrer [sic para a ausência de vírgula – aqui?] essa testada [sic para a ausência de vírgula – ou aqui?] não poderá voltar a votos.“
Curioso. A evocação do badalo 1), lembra-me Camões. Era o poeta mais subtil, inteligente e encantador, até a glosar os libidinosos Sátiros na Ilha dos amores. Os Sátiros, por outro lado, lembram-me as perseguições inusitadas a PSL. Não estarão os seus autores sexualmente equivocados?

1)Allegatio sine probatione veluti campana sine pistillo est

Até à próxima
Pesaran Correia