segunda-feira, 29 de outubro de 2007

GUIMARÃES- LEIRIA


Para falar um pouco de futebol, que bem joga o Vitória de Guimarâes. Tive ocasião de ver, pela Televisão, o jogo que aquela equipa disputou com a União de Leiria.

Para já, sabe muito bem ver um estádio quase cheio, principalmente, com os entusiásticos apoiantes do Vitória. Era bom que fosse assim pelo País todo, como acontece, normalmente, noutros Países. É bom ver uma cidade, uma região, onde as pessoas não são só do Sporting, do Benfica, ou do Porto. Torcem pela equipa da sua cidade, da sua área de nascimento ou de residência. E bem o podem fazer, porque, ainda por cima, assistem a jogos com entrega, com velocidade, com capacidade de fazer espectáculo, em vez de quase adormecerem os espectadores, como acontece com várias outras equipas.

Recentemente, assisti ao Sporting- Guimarães e, apesar do resultado que se verificou, com uma vitória clara do Sporting, fiquei bem impressionado com a equipa da Cidade- berço da Nacionalidade.

Para se ser justo, reconheça-se que a União Leiria também deu um forte contributo para o bom espectáculo. E parece ter sido mesmo prejudicada pela arbitragem. Também merece uma massa associativa mobilizadora. Pode ser que mais uma vez o desporto dê uma lição em Portugal, e que, num tempo em que se vão fechando instituições e equipamentos por todo o País, as comunidades regionais dêem força aos clubes das suas terras.

7 comentários:

Luís Guerreiro disse...

Felizmente, no futebol português, começam, finalmente, a surgir clubes que, emboram não aspirem à conquista do título nacional, já são capazes de fazer a vida difícil aos três grandes, proporcionar bons espectáculos quando jogam entre eles e até fazer boas camapanhas europeias. Braga, Belenenses, Guimarães, Leiria são bons exemplos. Até já clubes como o fátima vêm ganhar a Porto e Sporting enquanto mantêm um grande nível exibicional na liga de honra.

Luís Guerreiro disse...

Felizmente, no futebol português, começam, finalmente, a surgir clubes que, emboram não aspirem à conquista do título nacional, já são capazes de fazer a vida difícil aos três grandes, proporcionar bons espectáculos quando jogam entre eles e até fazer boas camapanhas europeias. Braga, Belenenses, Guimarães, Leiria são bons exemplos. Até já clubes como o fátima vêm ganhar a Porto e Sporting enquanto mantêm um grande nível exibicional na liga de honra.

Luis Cirilo disse...

Caro Dr Santana Lopes:
Fiquei naturalmente satisfeito pelas justas apreciações que fez ás exibições do "meu" Vitória.
De facto uma equipa sem vedetas tem vindo a fazer um bom campeonato,alicerçado num forte espirito de equipa,na motivação que o treinador sabe transmitir e numa alma imensa.
Com duas ou três vedetas daria para a liga dos campeões assim talvez dê para ir á Uefa.
De qualquer forma estou certo que será sempre uma boa opção ver jogos do Vitória.
Como espero e desejo,com o devido respeito e amizade,que o Senhor possa ser o "Manuel Cajuda" do nosso grupo parlamentar !
Porque aí é mesmo para a Champions que jogamos.
Um abraço.

Tiago Mendonça disse...

Concordo com o que o meu amigo Luís disse! Temos um Braga, perfeitamente, estabilizado, como o 4ºGrande. Mas depois um Vitória de Guimarães com uma massa adepta fantástica, um Belenenses que é incontornável na história do nosso futebol, o Boavista, que bem ou mal foi campeão nacional há meia duzia de anos, o próprio Marítimo que tem sempre orçamentos muito competitivos e ainda, aqui muito mais em termos de massa associativa, o Leixões e a própria Académica.

Mas também acho que os 3 grandes têm melhorado muito. Seria impossível há 10 anos o Benfica ir buscar jogadores como Freddy Adu, Di Maria, Óscar Cardozo. Não falo só da qualidade, mas por serem jogadores muito pretendidos por essa Europa fora. Mesmo ir buscar Micolli ou Karagounis na época passada.

O Sporting afirmou-se como a grande escola do futebol Europeu. Simão, Quaresma, Ronaldo, Nani, Moutinho, Veloso entre outros.

E o Porto, campeão europeu no ano depois de ganhar a Taça Uefa. Uma marca fantástica. Lembro que nesse ano de vitória na Uefa, Boavista chegou à meia final. O Sporting recentemente chegou à final. E o Benfica fez uma campanha europeia fantástica com Koeman.

Parabéns ao Futebol Português!

Anónimo disse...

Ó Tiago Mendonça tens de me dizer em que aspectos é que o Braga está estabilizado como 4º grande, porque se for pelos critérios que toda a gente sabe tanto o meu Vitória SC, como o Boavista e a Académica têem mais aspectos para serem considerados 4'os grandes...a analise faz-se por tudo desde que o clube se fundou...e o Braga só teve crescimento a nível de plantel, nestes 4 anos não ganhou nada...não duplicou os sócios...conclusão...pouco mudou...em relação ao meu Vitória só 3 "pequenos" pontos:

1- descemos ao inferno e subimos no ano a seguir...mas atenção nesse ano continuamos a arrastar multidões

2- o numero de cadeiras vendidas e o numero de socios pagamentos duplicou, bem como a compra de camarotes que esta lotado

3- já dispomos de várias viaturas do clube mas com a chegada desde poderoso autocarro, estamos mais ricos

4- um clube que sobe de divisão consegue colocar um jogador no inter de milão e outro no porto

e mais pontos não me recordo, podem ser coisas banais para ti...

mas a análise tem de ser geral e vós Braga se descerem de divisão nunca na vossa vida iriam melhorar a Casa como nós melhorá-mos...por isso...

Ex. Santana Lopes gostei imenso da sua saída da Sic Notícias com peso e medida 5*

Hasta La Vitória Siempre

Nuno Leite disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,

A forma apaixonada e combativa como está na Política, recorda-me a forma como nós Vitorianos estamos no Futebol.

Este ano o "Meu" Vitória ressurgiu da cinzas...seguramente que o País verá também o regresso em força de Pedro Santana Lopes.

Um abraço

João Sousa disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,
Já que falamos de futebol e Minho, leia isto. Uma excelente tradução do que se vive na Roma Portuguesa…