sexta-feira, 31 de agosto de 2007

DIANA;PRINCESA DE GALES

Hoje, que se completam dez anos sobre tão triste dia, quero evocar Diana, Princesa de Gales.
Basta constatar a autêntica avalanche de idênticas atitudes de pessoas, a título individual, órgãos de comunicação, sites, publicações da mais variada índole, cerimónias públicas ou privadas. Programas e programas de televisão, séries, documentários, artigos durante uma semana, inteira, com análises,excertos de livros, biografias. De tudo se viu e ouviu,p sobre alguém de quem tanto se falou, escreveu, disse, retratou.
De quem foi vítima, até que ponto o foi de si própria, é questão também muito tratada. Sabe-se que a sua vida já era inconveniente para muitas pessoas. E,quando assim é, a velocidade dos acontecimentos que passa a ser regra, quase torna inevitável que algo aconteça a essas pessoas tão seguidas, tão faladas, tão admiradas mas também tão contestadas.
Cada um tem as suas qualidades e os seus defeitos. O conjunto que caracterizava Diana de Gales, mais as circunstâncias da sua vida, tornaram-na uma personalidade absolutamente única. principalmente, naquela magia feita de uma luz especial e de um carisma magnético que a fazia cativar, bem fundo, só com o olhar.
Pude cumprimentá-la, uma vez, no Porto, no início do jantar da visita oficial dos Príncipes de Gales a Portugal, em 1986. De manhã, pude estar também na Missa celebrada na Sé do Porto, onde também estiveram os Príncipes. Celebrava-se a nossa mais antiga Aliança.
Diana faz falta,para além da sua família, a muitos que sofrem no Mundo e que ela certamente ajudaria. Agora ajudará ,de Longe.
Faz hoje dez anos, senti uma enorme tristeza. Peço desculpa a alguns seres quase perfeitos que escrevem ou falam em órgãos de comunicação, mas eu tenho muita pena de que Diana tenha partido.