sábado, 21 de setembro de 2013

O trabalho de jornalistas

Muitas vezes se diz mal de trabalhos jornalísticos. Eu já o fiz muitas vezes... Nunca o fiz com gosto até porque sempre fui um"devorador" de jornais, ouvinte regular de rádio e espetador assíduo de televisão. Mas manda a verdade reconhecer o grande esforço de qualidade feito pelos jornalistas portugueses numa época em que a crise também chegou - e de que maneira às redações. Na verdade, são bem menos a fazer o trabalho que antes era de muitos mais. Então ao fim - de - semana,  para além do Expresso, do Sol e das revistas Sábado e Visão - entre outras mais especializadas, os jornais diários também refinam a sua oferta. Merece reconhecimento, sem dúvida.

10 comentários:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

«Espetador assíduo de televisão»?

Imagino as despesas que tem tido, na reparação e/ou na substituição de aparelhos...

FranciscoB disse...

Não está a falar, seguramente, dos jornalistas desportivos... 1º porque, na verdadeira asserção da palavra, escasseiam... depois, porque os poucos que existem têm, naturalmente, medo de que, um certo clube do norte, "lhes chegue a roupa ao pêlo"... não seria a 1ª vez...

Assim, um clube condenado por corrupção, continua a passar incólume, a ser dado como exemplo de "boa gestão desportiva", a não ser questionado sobre uso de doping e a ser descaradamente ajudado por arbitragens manhosas e por ex-funcionários...

Mas também se pergunta - o que é que as autoridades competentes fizeram para os proteger?

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Não sabia que as televisões eram assim tão frágeis,fiquei agora a saber aqui com um dos comentadores.
A minha tem mais de 7 anos e continua fantástica...
O jornalismo português está bastante fraco assim que concordo plenamente consigo quando diz que são cada vez menos ( os bons profissionais )e que têm que trabalhar muito mais horas para que o produto final seja de qualidade.
Infelizmente tenho que chamar a atenção de que o jornalismo que se tem feito nas cadeias de televisão principais,incluindo a RTP1, é lamentável. Ás vezes nem sei se é a continuação de alguma telenovela "barata" dessas que os "actores" demoram 20 minutos a dizer uma frase e que prendem à cadeira só quem já não se pode levantar...
Já agora e por falar em novelas baratas e profissionalismo não posso deixar de falar dos dois principais líderes políticos deste País. Coelho e Seguro.
Se este povo tivesse dois dedos de testa, estas eleições do dia 29 teriam um 80% de votos em branco, mas claro, eu disse "se tivesse".
É lamentável que um PM ande a fazer campanha em vez e estar a trabalhar,ou pelo menos a fingir que. É lamentável tambêm que seja tão infantil e cego que não veja o jogo sujo (sujíssimo) que Seguro anda a fazer e se deixe levar pelo mesmo.Pior, que ninguêm da sua confiança ( será que ainda tem alguêm? )lhe diga que está a fazer uma figura totalmente disfuncional e pateta.Põe até em perigo a forma como os "mercados"( esses mafiosos que mandam no mundo ) nos vêem.
Ouvi hoje dizer que nos tinha ameaçado e que tinha dito que se não cortasse tudo o que tinha que cortar que iríamos necessitar de um segundo resgate. Vá lá, pelo menos não nos insultou nem nos chamou nenhum nome como é habitual.Piegas,lamechas e por aí fora.
O outro,Seguro, diz que foi pedir à troika um défice de 5%,como se isso fosse possível em termos monetários e de dívida pública.
Depois ouço o número dois do PSD-PPD a chamar,e com toda a razão,diga-se de passagem, hipócritas aos tipos do FMI, porque diz e bem, não está no Governo portanto pode criticar.Pois não. Mas....pergunto eu...não é o PPD-PSD que sustenta este Governo em coligação com o CDS?Qual é a diferença então entre estar no Governo ou não?
Depois vem Cavaco, ser sem adjectivo já possível, e chama aos cortes das Pensões que Coelho quer fazer para poder continuar a pagar as "rendas" à EDP, que os Partidos continuem sem pagar IMI,e que a Banca continue a rebentar com a população, "imposto extraordinário".
Afinal é "corte" e para sempre ou "imposto extraordinário" que em dois anos acaba e os pobres que as recebem vão poder no futuro deixar de morrer de fome e sem medicação?
Quem é "esta gente" que anda por aí e que este pobre e podre povo vota década trás década????????

O Padrinho disse...

Abraço este post!

Pela crise na sua plenitude, desde a financeira à de ideologia bem como de liberdade de expressão.

São de facto muitissimo poucos os que podem subir a este palco.

A eles um VIVA!

Flávio Gonçalves disse...

Mesmo assim ainda sinto a falta de uma "Magazine Grande Informação", de uma "Atlântico" na falta de uma "Spectator" portuguesa...

Na estante açoriana creio ainda guardar também alguns exemplares da revista da qual foi director, embora já não recorde o título.

Bic Laranja disse...

Não faça o Octávio caso. Ele há aqui vários problemas de «redação». Na verdadeira «asserção» da palavra, como bem entenderá...
Cumpts.

miguelvazserra disse...

Dr. Santana Lopes
....e o trabalho dos Partidos políticos tem que mudar de rumo.....
Primeiro deviam dar o exemplo e pagar impostos como qualquer empresa.
É uma vergonha que na "casa da democracia", como os detentores da sanguinária ideologia Comunista chamam aquele ninho de negócios, não se dê igualdade de deveres a todos os portugueses.
Ontem,nas eleições locais, o Porto,Rui Moreira(a quem dou os parabêns pela esmagadora vitória) e o CDS (que não foi na cantiga de Lisboa e não apoiou Menezes) deram uma lição ao País.
O PSD perdeu a Câmara e Menezes ficou no vergonhoso 3º lugar, atrás mesmo dos Socialistas.
Matosinhos deu a lição ao PS.
Os Partidos devem pensar que se a lei permitisse eles já não estavam sentados nas cadeiras da AR pois com o passar dos anos de decadência democrática, tinham desaparecido. Se a lei permitisse independentes candidatar-se a São Bento sem apoio de Partido algum, já há muito tempo que era isso mesmo que tínhamos.
Creio que chegou a hora de mudar este País.
Quarenta e tal anos de Ditadura( a NÃO corrupta ) de "Estado Novo" com mais 40 de ditadura corrupta Parlamentar, chegam!!!

Lourdes Féria disse...

Eu sou a jornalista Lourdes Féria. Lembra-se de mim? A prima do Felipe La Féria. Preciso muito de falar consigo. Como é que o contacto?
LF

miguelvazserra disse...

Senhora D. Amália...........
6 de Outubro de 1999.
Recebo em Londres a notícia que sabia um dia iria acontecer se por cá ainda andasse......Amália, a minha querida Amália que fez o favor de me dar atenção durante 17 anos, tinha deixado este lado do Fado.
Talvez com ela, lembrei-me do dia em que em casa dela a conheci....
Da Amélia P Guedes com um molho de Totolotos e pedir-lhe que dissesse uns números! Miguel, dizia, "a Amália dá-me sempre sorte".
Essa Senhora tambêm já não está entre nós mas era tão divertida....Mãe duma prima minha....Por conhecer bem a Amélia, Amália deu-me atenção.
Tanta que nunca mais nos perdemos de vista apesar dos 41 anos que nos separavam. Era noite de Reis e em casa comemos Bolo Rei que a Pastelaria Suiça lhe tinha mandado de presente "como todos os anos" dizia pondo creme nas mãos,rolos na cabeça..."Sentai-vos".....Carlos Gonçalves esperava que acabássemos o bolo para começar os ensaios.....Amália ensaiou..........
Em Lisboa em sua casa sentia-me no Céu....
Não era admiração era paixão...Como se tivesse feito parte daquilo há milénios....
"Sabe? as pessoas idolatram-me de tal maneira que me sinto sempre sòzinha..." disse-me tantas vezes......por isso lhe telefonava vivendo tão longe de Lisboa, porque adorava falar com ela,ouvir a voz dela.........
Em Madrid rimos muitas vezes depois dos Espectáculos........Lá estavam as amigas da velha guarda, Dolores Pradera, Lola Flores....Parava os Guitarristas e começava a falar para as amigas. "Qué guapas sois. Gracias por venir a verme. Luego cenaremos con Pinto Coelho,verdad?" e gargalhava.
Deixava os Embaixadores para falar comigo que de joelhos ficava de mãos dadas com ela enquanto cansada depois de horas a cantar estava sentada no sofá do camarin....Esta era a Amália a verdadeira a desta fotografia,sem divismos nem as frescuras das que tentam imitá-la por esse mundo fora..........
Ficava louca de contente quando lhe enchia o quarto do Hotel de Malmequeres brancos que adorava.
As longas conversas por telefone Londres/Lisboa a falar de Sinatra ou Shirley Bassey....Amália fazia-me o favor de me tratar de igual para igual.
Em Lisboa veio ouvir-me ao Coliseu...Lá estava ela...Linda, sempre divertida..."Temos que nos despachar!" dizia ao meu Director José Tamayo, quando ele lhe disse que faríamos um espectáculo todos juntos misturando a Zarzuela com a Revista..."é que eu já estou muito velha"!! Mário Soares dizia "velhos são os trapos...A Amália não tem idade,faz parte da cultura da Nação". "Amália,vamos dar um beijo à Barroso"dizia."A bodas e baptizados só vão os convidados" respondeu...Mas Mário Soares saltou a segurança e correu pelos corredores para a ir buscar depois de eu lhe ter dado o alerta....
Tantas situações engraçadas por contar.....É que era mesmo divertida...
Noites sem fim de conversas...Muitas que tanta revista adoraria ter ouvido e que levarei para a tumba, da sua vida alegre e triste, dos seus amores....que o Filme nem em sonhos retratou....
Muitas vezes, não tenho vergonha de o dizer, choro a ouvi-la.
Almas há que não têm idade. nem as amizades.
Era LINDA dentro e fora e eu.....eu morro de saudades,minha querida Amália............

miguelvazserra disse...

Dr. Santana Lopes
Depois de uma semana de chuva, finalmente e para azar das empresas que nos alugam por pequenas fortunas os aviões e helicópteros para "ajudar" a apagar os fogos, estes acabaram este ano.
Como todos sabemos o Governo não fez absolutamente nada para acabar com esta saga.NADA!
As leis não são cumpridas, os criminosos que incendeiam milhares de hectares de terra por ano estão todos na rua esperando um novo Verão, enfim, para quê tanta morte de Bombeiros se nada acontece.
Estive à espera dos números deste ano para comentá-los e aqui estão.
É incrível como o Governo passa de lado.
Dezanove mil incêndios florestais.
121 MIL HECTARES de área ardida.
Repito, 121 mil hectares de área ardida.
Ouve um aumento de 13% em relação ao ano passado.
Só em Agôsto arderam 85 mil hectares!!!
Aparte de civis e inúmeros animais que morreram queimados numa agonia inimaginável, morreram este ano nove Bombeiros Portugueses.
Senhor PM Passos Coelho.
Queremos saber o que tem a dizer sobre este escândalo,um mais, nacional!!!