sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sensatez

Mais importante do que saber quem tem o estatuto de "mestre do jogo" é o Presidente da República continuar na linha patriótica que tem seguido. Os apoiantes mais entusiastas de Cavaco Silva devem congratular  - se por ele estar a recuperar a sua força no sistema político. E isso acontece, exatamente, porque está a ser, não força de bloqueio, mas, antes, fator de desbloqueamento de situações complexas.

4 comentários:

Dina disse...

Caro Dr Pedro !
É sempre um prazer «lê-lo» de volta! Confesso que cada vez que voltava ao blog e via a fotografia do nosso PR , fazia-me lembrar por analogia os tempos da bandeira nacional no fim da programação da RTP e cheguei a ficar preocupada ...
Quanto ao resto tenho a sensação que só no futuro saberemos qualquer coisa de verdade sobre estes dias de turbulência. Sabemos que na politica nada do que parece é , e , por vezes o pior é a perversidade das situações . Por isso receio bem que a saida de Portas, (que apesar de ser um homem truculento, sempre considerei um homem muito corajoso), não tenha nada a ver com a politica interna ou nacional. Já o disse e repito, estou mais inclinada para que seja alguma forte contrariedade sofrida nestes ultimos dias com os polémicos acontecimentos na politica internacional . A ser assim Paulo Portas serve muito melhor o seu País não retornando ao Governo e acredito que ele sabe-o melhor do que ninguém. Mas isto serei eu a sonhar e nada mais , talvez fruto da vertigem dos 40º à sombra.
Cptos

Priapus disse...

O senhor que atualmente ocupa o cargo de presidente da República portuguesa é um cidadão abaixo da média em questões de cultura e inteligência. Haveria centenas de milhar, senão milhões, de outros cidaDÕES portugueses mais aptos a desempenhar aquele cargo.
Infelizmente temos aquele mediocre que, por vezes até dá pena ver no seu estertor de decadência.

É trágico que Portugal tenha colocado no seu mais alto cargo para atravessar estes tempos tão difíceis, tão patética e tão ridícula criatura.

Luís Silva disse...

O PR Cavaco Silva, só tem que esperar, porque é "como a fruta, caí de madura!"

Anónimo disse...

Dr Pedro
Eu sigo-o há muitos anos . Nem sempre concordo consigo mas andamos sempre perto . A propósito desta triste situação a que o país chegou culpo evidentemente Cavaco Silva e ainda quero ver como é que ele vai sair da trapalhada patética em que se meteu . Há como o sr já disse um governo eleito por quatro anos mas provavelmente como Sampaio deu-lhe uma branca ou quer lá meter os amigos do PS. Sim escrevi bem os amigos dos Ps porque esse senhor nunca foi do PSD apenas o utilizou para ser primeiro ministro e PR. Nunca mais ninguém o viu num congresso do partido e há uns anos atras a própria primeira dama deu uma entrevista a dizer que era tendencialmente de esquerda !
Eu vejo quase toda a gente de direita dizer que a solução do PR é boa ,ainda ontem Marques Mendes o defendia ! Porquê pergunto eu ? Fica mal dizer que o PR errou ? Fica mal porque é conotado com a direita ? A figura nunca se engana e raramente tem duvidas ?
Para mim é vergonhoso, indigno dum presidente da republica e denota até algum desequilíbrio na analise dum país protectorado . Até mesmo os dos partido socialista ficaram estupefactos com o ridículo disto. Provavelmente com razão porque ou demitia governo ou dava-lhe legitimidade total que era o que se esperava dalguem equilibrado ,depois do primeiro ministro conseguir negociar com a coligação num esforço louvável quer no tempo quer no entendimento.
Em relação ao governo queria também dizer-lhe o seguinte : Ha umas semanas atras o Dr Pedro Santana Lopes teceu algumas considerações sobre Paulo Portas de quem se diz amigo a propósito da demissão dele do governo. Disse que Paulo portas é assim que nao ficou surpreso e que era a ultima vez que o fazia porque ninguém mais se coligará com ele. Nao me parece considerações que façam a amigos e fiquei também eu surpreso de tais afirmações. O PSD por vezes esquece-se que se estão coligados é porque precisam de um suporte para governar ou então que ganhem com maioria que já nao precisam de ninguém ! Uma coligação pressupõe cooperação , partilha ,informação e escutar a opinião do parceiro e decidirem em conjunto naquilo que é essencial para o país. Ora como o dr sabe isso nao vinha a acontecer no governo e Paulo portas fez aquilo que alguém com princípios fazia ,aguentar até ao seu limite e quando o limite é ultrapassado demite-se. E demitiu-se sozinho isolado e sem partir a coligação pois nem aos seus ministros disse. Mas demitiu-se sozinho e sem fazer cair a coligação e o governo, num momento muito difícil para o país. Todos lhe chamaram traidor ! Pois eu nao ! Acrescento mesmo que numa coligação a segunda figura do governo deveria ser o Dr Paulo portas e também a figura de vice primeiro ministro deve acontecer quando se esta em coligação ,vi com bons olhos essa solução por parte do primeiro ministro .Ser Paulo Portas a negociar com a Troika neste momento do país parecia-me indicado também , um político com experiência com capacidades negociais até por si elogiadas e com coragem política para dizer á Troika aquilo que Gaspar nunca disse nem tem características políticas para tal. É preciso neste momento alguém como portas para dizer á Troika aquilo que tem que ser dito. A austeridade está a matar o país e nao se pode fazer em dois anos aquilo que deveria ser feito ou tem que ser feito em 10 ou mais. É o político capaz de o fazer e capaz de o conseguir ,nao tenho muitas duvidas. Terminando pergunto seguindo as suas palavras e imaginando que o PSD ganha as eleições nao tem maioria e Paulo portas esta no CDS e os seus votos dao para uma maioria que possa governar ,com quem se coligava o PSD ?

Rogério