terça-feira, 9 de julho de 2013

Difícil de explicar

Calculo o trabalho que Maria Luiz Albuquerque teve para explicar aos seus colegas do Eurogrupo, o que é isso de um Governo, com maioria absoluta no Parlamento, ter de esperar - para concretizar uma remodelação - pelo "aval" do Chefe de Estado...
 Acreditem que se vêm aflitos para entender o nosso sistema. E, quando percebem, dizem algo do género:"Oh, I see..." ou "Ah oui, oui" ou,  ainda,  "ah, sehr interessant"... E afastam -se.

8 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Certamente estariam tambêm interessados em saber como é que um PM que necessita o apoio incondicional de outro Partido para poder governar(e disso entendem bem os parceiros europeus)tratava de forma bizarra e incompreensível o seu parceiro de coligação a ponto de o levar ao extremo limite de pedir a demissão numa situação catastrófica como é a nossa.
Imagine-se bem como Passos tratava Portas para levá-lo a uma "loucura" daquelas.
Tambêm e certamente perguntarão para quê.
Existe sempre uma finalidade nas actitudes das pessoas.Sempre.
Ou para as usarem e abusarem para depois deitar fora de forma brutal e desalmada ou para as terem perto o resto da vida numa amizade positiva.
Na vida real como na política tudo tem uma finalidade.
Ora Passos,depois de analisado e comentado com vários especialistas em relações pessoais, não sabe sequer como relacionar-se.
Não tem finalidade.Os seus actos são inconsequentes portanto não pensados.
Nem tem personalidade alguma.
É um caso de estudo,sério, que depois da tempestade passar,deveria ser posto "a jeito" de profissionais.
Portas, a quem chamaram de garoto (e hoje Mário Soares de salta pocinhas, ele que foi o Rei do diz que disse, que fez uma descolonização desastrosa e vendeu a alma ao diabo) mas na verdade,Portas foi o único político nas últimas décadas com eles no sítio para e apesar da situação actual, demitir e dizer "basta de incompetência"!
Teixeira dos Santos não o fez e o resultado foi catastrófico.
O pergunta não é "como pode ele ter feito isto?",não...A pergunta é "como teve a coragem de fazer isto?"
A primeira coisa que fiz foi dar-lhe os Parabêns!!!
Ninguêm atingiu a dimensão do que ele fez.
Ninguêm!!!
Nem,desta vez, os que eu pensava que iam entender.
Hoje está à vista.................
Lembro-me todos os dias de Sampaio e que pensará em tudo o que se passou com Sócrates e o que esse tipo fez ao País,pois foi ele que o lá meteu à custa da golpada, e de como chegámos a uma situação de Banca Rota e desespero por culpa de ter dissolvido a AR para deitar abaixo o Governo Santana Lopes.
Depois do que se passou com os Governos Sócrates e com este, o Governo Santana Lopes devia ser falado como uma dos mais estáveis Governos da 2ª República!!!

Dina disse...

Caro Dr Pedro
Óptimo sentido de humor ....
Imagino no entanto que os nossos amigos europeus devem ter respondido, mais ou menos, a mesma coisa que noutras ocasiões . Ou seja : Quando lhes tentaram explicar como foi possivel que um presidente portugues tivesse dissolvido a assembleia com um governo e uma maioria estável e sem que o primeiro ministro (ausente em missão) soubesse alguma coisa ; ou como explicar uma Belgica que em dezembro 2011 elegeu um novo governo depois de 535 dias sem governo ; ou ainda como explicar os governos italianos e os seus lideres eleitos e não eleitos,tudo isto para não falar noutros episódios um bocadinho mais longinquos mas igualmente curiosos. Evidentemente que os nossos amigos europeus , acima de tudo , pretendem saber quem são os interlocutores, com quem podem negociar e que tenham o competente mandato para o fazer, uma vez que havendo confusão nas titularidades isso poderá provocar nulidades e dissabores. No entanto todos temos que estar muito felizes por sermos europeus , porque na China as coisas não funcionam bem assim . Basta ver a condenação à morte, (ontem) do Ministro Chinês das Ferrovias Liu Zhijun por ter subscrito contratos lesivos ao Estado até 2011 (uma especie de PPP's). Espantoso não é ? E agora pergunto: Será que alguns desses contratos foram subscritos com entidades europeias ? Interessante não é?
Cptos

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Com dois anos de atraso, Cavaco fez o que ouvi a si dizer há muito tempo:
Um Governo de Salvação Nacional
Não votei Cavaco,não gosto NADA dele.
Acho-o péssimo profissional como político e pior PR do que foi Sampaio,o que para mim já dizer bastante.
Mas desta vez tem razão no que leu.
É lógico que falou e não terá sido pouco com a Troika e com a Alemanha para dizer,ou poder dizer, o que disse hoje.
No entanto eu concordo plenamente com o discurso lido por ele.
Não estamos em situação de eleições pelo tempo que temos,tudo em cima e foi explicado ao pormenor.
Só não entende quem não quer e isso já não é problema nosso.
Dito isto tem que se arranjar uma solução e por uma vez, por uma única vez,coisa que JAMAIS aconteceu em 40 anos de comédia democrática, os Partidos TÊM que pôr os lobies de parte, os interesses partidários de parte e juntarem-se.
Isto não é uma brincadeira.
Nós estamos numa situação delicadíssima.
Foi o PS que fez o memorando com a Troika e o assinou.PSD e CDS assinaram por baixo.
Quem hoje ouve Seguro parece que o PS nunca teve nada com o assunto o que os portugueses não entendem e por isso nunca as sondagens lhe deram maioria.
Estranho numa situação em que este Governo é do mais fraco e imbecil jamais visto.
Se Seguro e o PS não aceitarem o recto então os portugueses ficarão a saber que o Partido não consegue por uma única vez,meter os interesses partidários e de poder de parte e pensar exclusivamente nos portugueses.O mesmo para o PSD e CDS que assinaram o memorando que Sócrates fez com a Troika.
Agora sim vamos ver a verdadeira côr dos Partidos e do sistema partidário nacional e o que se interessam por nós portugueses.
Como leu Cavaco, o povo julgará se não se entenderem!!!!!!!!!!

Dina disse...

Caro Dr Pedro
Afinal o nosso PR ainda fez melhor do que pensei. De facto tenho que considerar que fui contaminada pelos media quando acreditei que o PR queria uma remodelação no governo. Viu-se agora que não foi bem assim . No meu fraco entendimento, o PR disse o seguinte : O governo deve continuar como está sem grandes remodelações; Deve ser aceite a renuncia de Paulo Portas e nomear um novo MNE sem grandes ondas e, por fim, para no espaço de um ano (até junho de 2014)os 3 partidos desenharem uma nova AD de forma a concorrerem num unico bloco politico a eleições antecipadas de forma a haver uma legitimidade reforçada no pós troika . Não está mal para quem puser a pátria acima dos partidos . Mas a questão é mesmo essa .
Cptos

Anónimo disse...

Pedro,

Faz-nos um favor.

NÃO O LARGUES!

Grande abraço,

José Luis Salema

Que gaita disse...

O PR agora dá-se ao luxo de reduzir as sessões legislativas. Já anunciou eleições para 2014 (se não for antes).Mete o art. 171.º da Constituição na Gaveta.

Jorge disse...

É complicado, de facto; sobretudo porque, por mais que expliquemos, eles não conseguem entender.

IT disse...

Continuamos a ser um «manicómio em auto-gestão», mas a 'maluqueira' serve os mesmos desde 1820...