sábado, 6 de julho de 2013

Com que base?

Esta tese de fim - de - semana dos "irritados" segundo a qual o Presidente da República pode recusar dar posse a novos Ministros é extraordinária.

Atenção: NÃO ESTAMOS PERANTE A POSSE DE UM NOVO GOVERNO. Trata - se de uma remodelação do mesmo Governo. Que direito tem o Presidente da República a dizer que não? Dissolver o Parlamento? Pode, quase sempre. Sampaio também pôde.

O Primeiro - Ministro não se demitiu, a maioria absoluta continua a existir no Parlamento, qual é a dúvida? FOI O PRÓPRIO PRESIDENTE QUE DISSE SEMPRE QUE PARA AFASTAR O GOVERNO SÓ COM MOÇÃO DE CENSURA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.

É impressionante ver como certas pessoas contavam já com outro poder. E não me refiro especificamente ao PS. Falo mesmo de outros setores da maioria que querem o poder e não têm parado um segundo a contestar quem atualmente o detém.


4 comentários:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Caro Pedro:
Quanto custou ou vai custar ao país a “palhaçada”?
Segundo os entendidos, a perda foi de cerca de 2,2 mil milhões de Euros em 3 dias!
Naquele valor estão incluídos os prejuízos da subida de juros da dívida nacional, a desvalorização do país resultante da crise aberta com a demissão de Portas, a queda em bolsa e a mais do que provável baixa do “rating” internacional do país, sem falar já da possibilidade aberta de Portugal ter de recorrer em breve a um 2º resgate, com mais austeridade.
Para surpresa de muitos, ficámos a saber que o termo “irrevogável”, na boca de Portas, não significa imutável ou inalterável, mas sim, manobra para subir de posto, de ordenado e ter mais poder. É mesmo caso para dizer que “a montanha pariu um ratão”. Ora, isto é vergonhoso e mete nojo! Será que o PR vai aceitar este “prémio” ao causador de tanto prejuízo a Portugal, sem falar já no ultraje à ética e à moral?
Para já, face à declaração lida pelo (ainda) PM Passos Coelho (o grande perdulário), Portas recebeu já o seu “prémio” pela birra. O que tem a ver outros Ministérios com esta alhada? Ora, como nos lembramos, o brinquedo que Portas sempre quis, de início, foi o ministério da Economia, o que ora conseguiu.
Sr Presidente da República: se esta palhaçada foi para o CDS ficar com a maior parte dos ministérios importantes e para Portas subir a vice-PM, então vamos para eleições, pois tudo isto é uma vergonha que mete nojo!
Ao menos, esperava ter ouvido anunciar o estabelecimento de um Pacto de Regime, com a participação de todos os partidos e especialmente do PS, no qual seriam incluídas todas as medidas necessárias à boa governabilidade do país, seja qual for o Governo, face ao que o Estado ficou obrigado no Memorando, quando Sócrates era PM. Refiro-me a alterações constitucionais e às que implicam a reforma do Estado, nas estruturas, nas remunerações, na uniformização das pensões, etc, com o fim de todas as “mordomias” injustificadas, no Estado e nas empresas públicas, alterações essas sem as quais não sairemos do “buraco” para onde o país foi atirado e sem esquecer de exigir aos Tribunais o apuramento rápido de todas as responsabilidades civis e criminais, que levaram à crise.
Esperamos que haja governo, mas não um governo do sr. Portas, que não foi escolhido pelos portugueses nas eleições, pois só foi para o governo mercê de um acordo após eleições. Sr Presidente da República: tem V. Exa. a última palavra, mas não ceda aos caprichos, nem aos habilidosos, nem admita um governo de maioria CDS, na área económica, pois não foi isso que o Povo votou em 2011.
Jorge da Paz Rodrigues
(transcrevi do meu blogue, com um abraço)

esseantonio disse...

Muito bem... Parabéns por este post delicioso.. Estou a imaginá-los (os tais...) a coçarem-se de raiva ... por, mais uma vez, não conseguirem o que com tanta irritação andaram a cogitar.

Dina disse...

Caro Dr Pedro
É evidente que o PR vai aceitar este novo governo . Quem não vê isso é porque não quer ver.
De facto tem-se assistido ultimamente a coisas muito curiosas; Ele é os sindicatos a marcarem manifestações e greves em que cada vez menos gente adere; Ele é as Tv's a fazerem uma ginástica brutal para que pareça que há gente a contestar (aproximam a camara dos dirigentes, filmam onde há bandeiras no fundo para não se ver para trás , filmam de baixo para cima para ocultar o horizonte etc etc, lastimável ); Ele é ver as praias apinhadas de gente com tudo calmo em familia (aí sim vê-se muita gente !) ; Ele é ver economistas e comentaristas do PS a defender a continuação do governo ao invés de outros do PSD a querer a queda do governo ; Ele é ouvir o elogio (interesseiro de quem lhe chovia o dinheiro do céu) a Cavaco Silva enquanto ele desbaratou a economia portuguesa, mas agora que pela primeira vez se vê tentar alguma politica redentora é «espancado» publicamente ... Tudo muito curioso e altamente prevertido. Chama-se a isto o resto da purga . Vai doer muito para alguns , ou já está a doer . Isso eu sei ...
Cptos

Luís Silva disse...

Sr. Dr. Santana Lopes, não sei se o PR se pode recusar ou não a dar posse aos novos Ministro, o que sei, e sabemos todos, é que toda esta história foi má demais, ou seja, contribuo para o descrédito (ainda mais) dos políticos!

Há muito amadorismo no governo e que é o mais politico, faz o que faz!

Quando Poiares Maduro e todo o governo apela ao consenso com os demais e depois dá este exemplo, o que devemos pensar?