sábado, 23 de fevereiro de 2013

De gingeira

Considero interessante a surpresa, de alguns, com a minha opinião sobre a manifestação de alguns estudantes quando da ida do Ministro Miguel Relvas  ao ISCTE.

Se alguém tem defendido Miguel Relvas e lembrado as suas qualidades e os seus méritos, quando muitos se calam ou só falam nos seus defeitos, sou eu. Como é óbvio, não defendo em tudo, nem pouco mais ou menos. Mas considero intolerável que existam ondas coletivas de ataques a uma pessoa como se ela só tivesse defeitos. Não vou falar hoje nem dos atributos nem da ação governativa. Tão só do tema das manifestações.

Falar muito de Relvas e considerar grave o que se passou com ele, é entrar num jogo que não alimento: o de personalizar as situações, de concentrar tudo num "bode expiatório".

Considero mil vezes mais grave o que se passou no Parlamento, com manifestantes a não deixarem Pedro Passos Coelho falar durante minutos e disso ninguém fala nem ninguém censurou. Considero pior que alguns adultos - poucos - interrompam sessões como a do Ministro Paulo Macedo, ou a de Miguel Relvas em Vila Nova de Gaia.

Em Portugal, mesmo assim, os protestos, em Democracia, são genericamente civilizados. Compare - se com o que se passa noutros Países bem próximos...

Claro que entendo que a liberdade de expressão tem de ser respeitada. Mas se não formos compreensivos com estudantes, somos com quem? Atenção: se forem mesmo estudantes!

Graves são outras situações em Portugal como a perversão de poderes, a manipulação do Estado de Direito, os poderes sem controle, os abusos, os dois pesos e duas medidas. Grave é o País querer sempre desviar as atenções de alguns perseguindo outros. Não contem comigo para isso.

Já os conheço! E, como dizia a minha Avó: conheço - os " de ginjeira".




7 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
"Amén"!!!

Diva disse...

Como dizia Voltaire:
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las".

Joaquim Barbosa disse...

Todos se conhecem de "gingeira", eu, de "gingeira", depois de Abril de 74, conheço a classe politica, mas não os coloco a todos no mesmo saco, claro está...


PS: Joaquim Barbosa, eleitor, pertencente ao maior clube de Potugal, o clube dos desempregados, até parece o google mail, já somos mais de 1 milhão e sempre a aumentar...

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Vi, ontem, Domingo,na RTP, um programa/prós e contras cheio de generais a fazerem política. Até houve um que pediu a demissão do Ministro das Finanças.

Senti uma fúria interior sem descrição.

Onde estava a voz destes lateiros quando a Pátria estava à beira da bancarrota em 2011?

Eles só se pronunciam quando mexem "no deles", a ver.

Deram o golpe de 74 porque sentiram que a progressão das carreiras ( deles ) estava ameaçada pelos Capitães Milicianos ( por via de um decreto qualquer ). Quem pensar que foi para instaurar a democracia é ingénuo. Estávamos em Guerra, nas Três Frentes, e quem estava no "duro" eram os milicianos e alguns Capitães das tropas especiais e os dos Batalhões de quadrícula. O resto, dos Oficiais do Quadro Permanente, funcionava entre os gabinetes e as messes. Tal como hoje. PROBLEMA CORPORATIVO!

A seguir ao golpe de 74 a situação Nacional resvalou como todos sabemos. Foi a tragédia da descolonização ( Melo Antunes dixit ) com a vergonha do abandono das armas pela tropa ( destes generais), captura de Companhias inteiras pelo, então, inimigo...as centenas de milhares de mortos dos nossos Irmãos Africanos EM GUERRAS FRATICIDAS QUE ACONTECERAM POR CAUSA DE PROBLEMAS CORPORATIVOS DOS ENTÃO CAPITÃES HOJE GENERAIS!

ESTAS VOZES OUVIRAM-SE? NÃO!!!!!

Foi o 28 de Setembro, 11 de Março e 25 de Novembro ( feito por Milicianos porque os actuais generais, então capitães , estavam a ver, calados, para que lado pendia a situação...), foi a reforma "agarra", as nacionalizações, as ocupações, os mandatos de captura em branco distribuídos aos capitãezecos ( que hoje devem ser generais, suponho), foi a quase perda de soberania para a esfera soviética. NÃO SE OUVIU A VOZ DESSES LATEIROS.

Foram as intervenções do FMI, foi, foi, foi. E A VOZ DELES...NADA.

Agora encontram-se ao jantar, no luxo dos candelabros de lata e velas, a conspirar públicamente. Só faltou cantarem o grândola. Disseram tudo e mais alguma coisa. Só não disseram que as nossas Forças Armadas têm o equipamento mínimo exigível. Submarinos modernos, fragatas, F 16, helicópteros, carros de combate, armas modernas e pessoal bem treinado. Tudo dentro do possível. Lembro-me de ir ao EMGFA, no Restelo, almoçar no self-service deles e ver milhares de Oficiais e Sargentos e pensar, " para quê esta gente toda? o que é que eles fazem?

NÃO DISSERAM, MAS NÓS SABEMOS, QUE O PROBLEMA DELES É, TAL COMO ANTES DE 74, UM PROBLEMA CORPORATIVO ( AS REFORMAS DELES LEVARAM UM CHIMBALAU QUE UI!UI!, TAMBÉM A MINHA! )

POR ISSO, AGORA VÊM FALAR.

Resumo: só falam quando o deles está em causa! A Pátria que se lixe!

Isto não é um desabafo!

Grande abraço,

José Luis Salema

Luís Silva disse...

MARP

Movimento de Apoio Relvas a Presidente!

Anónimo disse...

Realmente o Dr. Santana Lopes tem maneira de falar mais parecida com a de avó em geral.
Gostaria de lhe sugerir que revisse a palavra "controle". Em bom português julgo dever escrever-se "controlo"
Entrando no âmago da questão não vejo qualidades nenhumas em Miguel Relvas. Fala de forma precipitada e faz com que eu não o ouça e muito menos o compreenda mesmo privando com ele a escassos metros.
Tudo isto são "defeitos" que não se querem num político.
JM

Carlos André Martins disse...

Pedro só agora escrevo sobre este post, infelizmente o problema do Miguel é só um, ao contrário de Gente como o Pedro, para chegar onde chegou o Miguel parece que não respeitou o "codigo da estrada" e aliás ao contrário daquilo que acontecia no tempo do Pedro, em que não existiam hipoteses, ou se era capaz ou não se era, naturalmente que ele não tem só defeitos, é verdade, existem casos muito mais gritantes!! Mas uma coisa é verdade, e a minha avó, pessoa que foi mais do que mãe para mim e que faleceu, no final do ano passado, dizia, não precisas de ser mais do que és na verdade, pois só assim te reconhecem, não de outra forma por mais bonita que aparente. Uma coisa tenho a certeza é necessario refundar o PPD-PSD e o Pedro nesse particular (acredito eu) vai ter um papel muito importante, existe gente nova que pretende dar uma volta a este partido, que de igual forma por exemplo ao SCP necessita de um rejuvenescimento total tanto de pensamento como de atitude. Bem Haja.