domingo, 25 de novembro de 2012

A Questão

"A dívida bruta dos Estados Unidos (dívida nacional/PIB) excede os 120% (105% de dívida federal, 7% de dívidas estaduais, 11% de dívidas municipais). As dívidas da Freddie Mac e do Fannie Mae, ambas garantidas pelo estado americano, correspondem a 40% do PIB. Ou seja, a dívida bruta americana reconhecida oficialmente (1), que já é de 105% do PIB, e não 102,94 (2011), na realidade, se incluirmos as dívidas estaduais e locais sobe para 124% do PIB, e se considerarmos as garantias dadas pelas dívidas colossais das falidas agências governamentais de crédito imobiliário, chega aos 164% do PIB, acima, portanto, da dívida grega em 2011. Isto não são malabarismos, são números!

Por outro lado, o défice anual do governo americano ultrapassa os 6,8% do PIB. O défice real português será em 2012, segundo o Boletim Económico de Outono Banco de Portugal, de 6,2%.

Outra medida do empobrecimento acelerado da sociedade americana: segundo o Banco Mundial, o rendimento per capita (2007-2011) dos EUA é de $48,442, enquanto que o da Suíça é de $80,391, o da Holanda é de $50,087, o da Alemanha é de $43,689, o do Reino Unido é de $38,818, e o de Portugal é de $22,330.

A tragédia que se aproxima da América, tão rapidamente quanto o furacão Sandy, poderá ter consequências muito mais funestas: chama-se falésia fiscal (fiscal cliff), ou seja, a imposição de uma redução automática do défice americano, a partir do dia 1 de janeiro de 2013, no montante de 4% do PIB, ou seja, mais de 600 mil milhões de dólares —500 mil milhões de aumentos fiscais e 100 mil milhões de cortes na despesa.

Quanto ao caso inglês, mede-se por um único gráfico: o da situação das responsabilidades do governo britânico em sede de pensões de reforma: 343% do seu PIB!"
de António Maria http://o-antonio-maria.blogspot.pt


8 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Isso é a "não questão".
Primeiro comparar os USA e o Reino Unido com Portugal é como comparar o Dr. António Salazar e Victor Gaspar.
Depois estamos a falar dos Países da City e da Wall Street.
World Trade Center diz-nos alguma coisa?
E o Petróleo? Quem tem o Petróleo mundial nas mãos? Pois os Árabes. Isso é que que nós aprendemos nas escola...e quando aparecem uns Sadam ou uns "loucos" Talibã, que acontece? Pois é.
600 mil milhões de dólares? Mas o que é isso para os Estados Unidos da América? Em Inglês chamam-se "Peanuts".
Têm pobres, é verdade, os Americanos. Muitos. Isso nunca os impediu de liderar o Mundo em todas as frentes. No Reino Unido a coisa é bem distinta. Todos têm direito a casa e TÊM uma casa. Tambêm não pagam renda se estiverem desempregados, nem imposto autárquico. Depois têm cerca de 100 euros por semana para comida e contas. Ninguêm paga transportes até aos 13 anos nem depois dos 65 nas cidades.Nem pagam um só comprimido como os desempregados NÃO PAGAM NADA se adoecerem com um simples resfriado.
Se estiverem a pagar casa o Estado paga os juros e o pagamento de capital é imediatamente parado.
Os Bancos não piam. Cumprem a lei. Tal e qual como cá.
Estamos a falar de civilização não de projectos mal paridos de.
Não se brinca em serviço.
Se os políticos de ambas potências têm um único só que seja deslize ou rumor de, demitem ou são demitidos compulsivamente e julgados. Se não forem condenados então voltam à vida pública.
Cá vão viver para França não é?
A dívida, já dizia o outro iluminado desde Paris, não é para pagar, é para ir pagando e Países como os USA e UK não me parece que tenham preocupações de o fazer assim como podem desvalorizar a "Pound" ou o Dólar quando querem escoar todos os productos Britânicos e Americanos, e valorizar quando querem ir aos mercados de compras de Petróleo ou matérias primas.
Nós? Vamos à Madeira comprar bananas ao Dr. Jardim?
Ou uns licores de ananás ao PS dos Açores?
Podemos desvalorizar o euro português para equilibrar a nossa balança?
Claro que não.
O Euro foi o maior barrete que jamais nos enfiaram e quem o fez (pode-se ir ao google ver quem foi que eu estou farto de falar em porcaria)devia pagar os problemas criados ao projecto débil de economia que temos desde 1974.
Não temos Industria nenhuma, os Americanos e Britânicos são os Reis dela.
Não temos mão de obra para nada e a que há está a emigrar, aliás a pedido do nosso querido PM, o que diz que não se importa nem com o que pensem dele.
É melhor não ( gargalho ).
Os USA e UK têm milhões de habitantes ( 314 milhões e 63 milhões respectivamente ).
Nós?
Em 2010 éramos 11 milhões com todos os Brasileiros e gente de Leste. Agora? Devemos ser 8 milhões.
Eles estão em constante crescimento.
Nós?
Como podemos comparar as duas maiores potencias mundiais a todos os níveis com o País que votou Sócrates duas vezes para PM??????
Podia estar aqui toda a noite a comparar o incomparável, mas até me faz confusão......
Questão? Não.
"Não" questão!!!

Maria Madrid........... disse...

Querida España!
Que pasa al final con Cataluña????
CIU que decía que si ganara con mayoría absoluta iba a hacer un referéndum, pensando que la ola independentista les iban a votar, al final la ola era un charco de bañera pues no han salido con mayoría absoluta ni poco mas o menos e aún han PERDIDO 12 escaños!!!
Lectura?
Que el ruido de independencia es mas eso que otra cosa: RUIDO!!!
El PSOE Catalán PIERDE 8 escaños.... Interesante!!!
El PP que está en el poder y no quiere que España se fraccione GANA 1 escaño.....ESO SI QUE ES INTERESANTE!!!!!
Creo que mucha cosa hay que decir sobre estas elecciones y no hablar por hablar.
Espero que se haga el referéndum de una vez y que esto termine rápido.
Y ahora qué?
Quiero mucho a España y a su pueblo como para asistir a tanta locura junta!!!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Apesar de não concordar de forma alguma com as linhas gerais que foram aplicadas por este Governo na economia e muito menos como deixam de fora quem devia pagar a crise e obrigam os já miseráveis velhos e crianças a passar cada vez mais fome, ( ontem mesmo assisti à entrega de 4000 cabazes a famílias paupérrimas por uma ONG que no mesmo sítio há um par de anos destribui 7, repito, 7!!! )quero deixar aqui expressa a minha admiração a um homem tão sensível como inteligente e que fez na AR um excelente discurso hoje no encerramento do debate do monstro OE para 2013.
Como disse, não concordo de forma alguma com a forma de resolver os problemas herdados, mas ao ouvir o Dr. Pedro Pinto, fico com a sensação de que no meio daquela gente monocórdica, cinzenta, insensível, vendida, repito, vendida, lânguida, arrogante, muito pouco esperta e menos inteligente, que defende "amiguismos" e escandalosos contractos milionários que lesam os bolsos dos miseráveis que pagam as PPP's e subsídios escandalosos às EDP's da vida e alimentam a Banca e seus lacaios, existe também gente que tem esperança, que tem visão, que pode no meio do horror e da escuridão ajudar-nos a não desesperar.
Ao ouvir O Dr. Pedro Pinto lembrei-me de como eram os tempos do PPD, da esperança de vida social próspera, do Dr. Sá Carneiro, de Pedro Santana Lopes e os discursos de pôr qualquer pessoa com "pele de galinha", enfim, lembrei-me que ainda há PPD no meio daquela "escumalhenta" gente cinzenta e afectada, "penteadinha" e presunçosa....
Que saudades Deus meu.
Obrigado Pedro Pinto!!!

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Hoje depois de estar 52 minutos a ouvir o nosso PM ( que a amiga Maria Lisboa já apelidou de
"Sr. Governador Alemão de Portugal, Pazzüs Cöegle" e que eu tento-me a concordar na plenitude )fiquei com uma frase.
Uma só frase dos 52 minutos.
Define o que este Senhor pensa do descalabro em que a Nação está a ficar com estas políticas perigosas e que já ficou provado que os resultados estão a ser negativos e no entanto não muda a forma....
" Dra. Judite de Sousa...todos nós....gostaríamos de ter um mundo melhor do que temos...."
Isto foi depois de Judite de Sousa lhe ter dito que havia mais de 10.000 crianças registadas como famintas nas escolas portuguesas....
Vão para a escola com fome!!!!
Nem vale a pena dizer mais nada....
Este homem perdeu a noção das coisas e ter que ser parado.......

o cusco....... disse...

A grande questão que Judite perdeu por não saber ouvir!
Pedro Passos Coelho hoje na sua entrevista na TVI disse NADA e falou menos ainda.
Fez-me lembrar o coitado do Ministro da Propaganda de Sadam que já no fim da guerra em que nem Gabinetes tinham e reuniam nas casas em ruínas que encontravam ainda sem Americanos dizia "We will NEVER surrender"!!!
Pois é...
Pela primeira vez na vida tenho medo. Do que vai acontecer em 2013, da fome real que vamos passar, da miséria em que este povo vai ficar talvez ao nível de 1950, da inconsciência total de um PM perdido entre estrangeiros que só pensa em números, contas e resultados das mesmas.
É como se pessoas não houvessem no País.
É extraordinária a insensibilidade.
É tenebrosa.
Tenho pela primeira vez medo!!!
Mas não quero deixar passar a frase, quase última e que Judite de Sousa num lapso e erro crasso de profissionalismo interrompeu e deixou assim de ouvir ela mesma tal riqueza de informação...
O PM dizia que este Governo ficava na História por "acabar com um sector protegido que recebia rendas...."...E eu faço o trabalho de Judite e a pergunta que ela devia ter feito logo:
De que realmente fala,Senhor PM?????????? ( deve estar a gozar o povo não???? )

Anónimo disse...

Andaram "todos" a vadiar em vez de "pelo menos" trabalharem sobre a regulação da globalização. Nem isso se fez. Já para não falar de quem tinha mais dinheiro e que ao colocá-lo na bolsa "não pagava impostos"! Dinheiro numa empresa barata na china e o resto na bolsa... Que bom que foi acabar com o TRABALHO! Quem trabalhasse levava na tola, porque era burro e não percebia que os chineses é que não gostam de outra coisa senão de trabalhar... Agora AQUI D'EL REY! TOO BAD para o chamado mundo ocidental.

maria lisboa....... disse...

A questão que não foi feita:
Senhor Primeiro Ministro, os portugueses não têm feito mais nada desde há ano e meio que pagar as contas, devaneios e abusos dos políticos e do Estado Português.
Não estamos no limiar da miséria, estamos já e bem, metidos na mesma.
Que se saiba, pelo menos 13 mil crianças passam fome. Vão todos os dias para a escola sem comer e os casos de pedidos de ajuda aumentam diariamente.
As ONG não têm mãos a medir.
O desemprego ultrapassou já os 17%, some e segue.
A economia está em recessão técnica, oficial e mais que real.
Tudo o que o Borges e Gaspar, e portanto vossa excelência, têm para propor são mais e mais aumento de impostos e cortes nos ordenados sem tocar nos subsídios a empresas públicas e privadas, sem rever os contractos com a PPP's e a Banca continua sem pagar Impostos que se vejam.
As reformas inferiores aos míseros 1000 euros vão ser NOVAMENTE cortadas. Temos já casos de idosos que morreram por não poder comprar os comprimidos que necessitam para sobreviver a condições crónicas e porque os filhos e netos os foram buscar aos lares para viver à custa deles sem que o Estado faça nada para os proteger desses parasitas, quando no estrangeiro não pagam absolutamente nada.
Faço-lhe uma questão tão simples como indispensável.
QUE FOI FEITO DA PARTE DO ESTADO EM RELAÇÃO A CORTES DOS GASTOS ENORMES EM DIRECTORES, GESTORES, EMPRESAS CONTRATADAS, ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS, PARECERES,PPP'S QUE LESAM TODOS OS MESES A NAÇÃO,SUBSÍDIOS A EMPRESAS QUE RECEBEM DINHEIRO DO ESTADO E DEPOIS FECHAM PORTAS OU COMO A EDP, DISTRIBUEM O MESMO PELOS ACCIONISTAS ESTRANGEIROS E TODOS OS GASTOS ENORMES DA DIPLOMACIA PORTUGUESA POR ESSE MUNDO FORA, DANDO COMO ALGUNS PEQUENOS EXEMPLOS?
Estiveram mal, muito mal os entrevistadores. Tanto "espírito santo de orelha" que tinham nas orelhas e tanta cabecinha de anos de experiência e fizeram um papel péssimo!!!!

Toureira da Figueira....... disse...

Hoje ouvi dizer na Rua dos Casinos que o CDS estava em estado de choque porque o Passos tinha dito que Gaspar era o Nº2 do Governo....
Só podem estar a brincar.
Chocados com quê?
Eu diria mais.Gaspar é o número dois porque o número 1 é Borges.
O número 3 é Portas porque Coelho é o porta-voz do Governo.
Claro que tudo isto é ridículo e o PM demonstrou uma vez mais o desprezo total pelo Líder do CDS-PP sabendo que o mesmo está entalado até às orelhas.
Se sair da coligação será sempre acusado de traição e os votantes irão acusá-lo de ter deitado abaixo o Governo.
Borges não é parvo de todo.
Assim, de comentário em comentário, Coelho vai achincalhando Portas que vai comendo e calando para se manter no poder.
Como diria a mulher do meu vizinho, juntou-se a fome com a vontade de comer.
Merecem-se imenso e nós nunca mais os votaremos. Isso é limpinho!