domingo, 26 de agosto de 2012

Maniqueísmo


Vale a pena ler a revista Única do Expresso de hoje  e a "história" fotográfica de Portugal entre 1993 e 2002.
Confesso que não tinha visto, por estar a saborear um fantástico dia de praia. Mas comecei a receber telefonemas e mensagens de pessoas indignadas com o que estavam a ler. Parecia que  só tinha existido um lado do sistema político e partidário. É inacreditável!
António Guterres, Jorge Sampaio e, acima de tudo, Mário Soares. E João Soares. Mais José Saramago e José Ramos Horta. O resto, paisagem ou pequena imagem. Não há, não conta, não interessa. António Guterres, por exemplo: Lusofonia, Euro e outras benfeitorias. Destaque à fuga do pântano? Não faz parte dessa história. Durão Barroso e a vitória de 2002? Uma pequena foto numa manifestação sobre Timor... Inacreditável!
Fazer história, para algumas pessoas, é falar de quem gostam, do que gostam e do que gostavam que as coisas fossem. E quando andam irritados, pior é.

14 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, uma parte dos MAMÕES...

Hugo Correia disse...

Um dos destaques da Revista do Expresso...

"Lisboa-94, Capital Europeia da Cultura"

«Em 1994, Lisboa é a Capital Europeia da Cultura. De espetáculos de rua - como a performance destes palhaços na Baixa - se fez o evento. Mas também de concertos de música clássica, como o inaugural, no remodelado Coliseu dos Recreios, com a Sinfónica de Londres. Lisboa-94 foi uma aragem revigorante. Houve festivais de cinema e de dança. Os Filhos da Madrugada homenagearam Zeca Afonso e encheram Alvalade (numa rara situação em que um estádio de futebol fica exclusivamente por conta da música portuguesa). Houve um acontecimento editorial marcante: a primeira edição fac-simulada do Cancioneiro da Ajuda. Durante semanas, os catalães La Fura dels Baus estremeceram as plateias do Armazém 22, no Poço do Bispo. Lisboa-94 deixou sementes. Então iniciou-se o caminho que levaria o fado a património imaterial da Humanidade. Ruben de Carvalho, um dos comissários da Lisboa-94, foi o responsável pelo "Projeto Fado". recorda que se realizou "um primeiro levantamento sério", com "muitas horas de gravações com fadistas e outras pessoas ligadas ao fado". Publicaram-se dois livros sobre a história desta música, sucederam-se os espetáculos na Casa de Registo e o catálogo da exposição no Museu de Etnologia constituiu o primeiro trabalho de recorde académico sobre o fado. Criou-se uma dinâmica imparável que redundaria na classificação da Unesco, dada em 2011. No final da festa, chegou a fatura. E, para espanto geral, as contas foram apresentadas na data prevista e com um saldo positivo de meio milhão de contos (€2,5 milhões), arrecadando em partes iguais pelos dois accionistas da Lisboa-94, a câmara da capital e a Secretaria de Estado da Cultura»

Não ficaria nada mal, bem pelo contrário, uma referência ao Secretário de Estado da Cultura por altura do Lisboa-94, e que já o era desde janeiro de 1990. Há alguma Capital Europeia da Cultura que não tenha uma forte intervenção do Estado, no caso, da Secretaria correspondente? E depois há esta coisa muito engraçada e muito comum(???) no nosso País de haver contas apresentadas na data prevista e com saldo positivo. Como é que isso foi possível? Será mesmo verdade? Pois...

maria lisboa....... disse...

Não terem posto aquela sondagem que deu a Sócrates a victória como melhor PM de todos os tempos num jornaleco online ....Até no perfil do facebook de deputados do PS se via o pedido de votação.
No largo do rato estiveram a votar toda a tarde para lhe dar essa victória.
Olhe, o Senhor que já não é dirigente do PSD, sem ninguêm a votar fraudulentamente por si como fizeram os PS, penso que ficou em 2º lugar.
Mas a história escreverá e bem o seu Governo um dia, talvez quando já não cá estivermos e também escreverá este actual.
Se PSL tivesse tido uns Ministros assim nem 1 mês tinha durado. Cavaco permissivo e interesseiro está a arruinar a imagem de Portugal aos Portugueses.
Se Sampaio fosse PR com este Governo este já tinha caído há mais de 6 meses, Relvas estaria em Paris a estudar com Sócrates e deixaria de se comportar como uma pessoa indesejável e de má fé.
Que horror de atitudes. TODAS. Este recadinho agora de Borges foi a estucada final.
Nunca vi um PM a ser tão espezinhado por um Ministro e a gostar de o ser como este de agora.

Anónimo disse...

Não se queixe através da ausência de referência à vitória de Durão de 2002. Todos sabemos que esta aconteceu na sequência das autárquicas e do pântano. E que as autárquicas lhe deram a si a Capital por menos de mil votos. Era disso que queria falar? Então fale, sem medo nem falsos pudores.

Jorge Diniz disse...

Aconselho:

http://video.pt.msn.com/watch/video/rui-veloso-politico-partiu-a-loica/295iox4z9

o cusco....... disse...

Hoje ouvi o comentário mais lúcido de sempre sobre o caso da RTP.
Foi dito até por uma pessoa por quem não simpatizo demasiado, Miguel Sousa Tavares.
Entre outras coisas disse que lesar o Estado desta maneira
( com aquela concessão ) seria um "caso de polícia".
Guedes de Carvalho disse o que já aqui foi dito. Como raio podíamos entregar um imposto que nos é obrigado a pagar na conta doutra roubalheira nacional, a EDP, a um privado?
Marcelo Rebelo de Sousa noutro sítio perguntava se seria possível uma Empresa estrangeira se fosse o caso, fazer uma franja de serviço público.
O Professor Bacelar Gouveia foi mais longe e disse que se tal barbaridade acontecesse então a taxa de audio visuais devia acabar. Toda esta tempestade e nem Miguel Relvas nem o PM disseram "mu".
Desta vez as coisas vão ser complicadas e as pessoas vão aprender que isto não é uma empresa de amigos para amigos nem estamos em Chicago nos anos 30.
Isto é o Estado Português e por mais Licenciaturas oferecidas, as pessoas não passam de meros cidadãos comuns. Muito ou pouco inteligentes, são só isso e a isso se reduzirão......

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Tem razão. Parece que a história só se escreve para a esquerda, pena é que não escrevam desde o princípio, a história do Partido Comunista. Como tudo começou em 1917, os massacres, os assassinatos em massa, as valas comuns, como se propagou pela Europa, os Comunistas na Guerra Civil Espanhola, como viveram os Países espezinhados na cortina de ferro,como é em Cuba, na Coreia......Uma história linda para lhes contar na AR.
Mas a razão deste comentário é para a história presente.
E é muito triste.
Tudo começou quando o PR nos chamou desonestos. Sim...Foi quando disse que precisávamos nascer duas vezes para ser tão honestos como ele. Nunca esquecerei!!!
E agora é o PM.
Esta sim foi surpresa pois de Cavaco Silva espero qualquer coisa mas do Dr. Passos Coelho não.
Fui dos que o defendi, dos que lhe deu o benefício da dúvida, dos que acreditou que era uma alternativa de poder.
Errei.
Muito.
Mas nunca pensei que ainda por cima fosse insultado por ele e já são duas vezes. A primeira chamou-me piegas porque me queixava muito dos exageros da austeridade e hoje mesmo chamou-me histérico.
Se não fosse por frasear o outro sacana eu até diria que "histérica é a tua tia".....
Penso que o PM passou dos limites.
Afinal Relvas existia para ser o para-choques do PM e depois daquela linda prova de ética académica, passou o PM a ser o para-choques de Relvas o que é perigoso.
Um político tem que ter sempre alguêm na "front line" que seja intocável para que não lhe toquem a ele. E se PM nem se fala.
Hoje, depois de ouvir que éramos histéricos porque estamos preocupados com as negociatas de Miguel Relvas com a RTP e ainda por cima demorando 6 longos dias para se pronunciar sobre o que o amigo Borges disse à incrédula entrevistadora ( vi e revi o vídeo para lhe ver aquela expressão de horror na face )fiquei com a sensação de que o Dr. Passos Coelho está num beco sem saída e para espanto meu, foi ele, sozinho, que lá se meteu.
Seguro tem ajudado em tudo o que pode.
Nunca em tempo algum uma oposição foi tão permissiva como tem sido o PS.
Têm tido tudo a seu favor.
O povo sereno depois de roubado indecentemente, os Sindicatos calmos e calados,a oposição tranquila, o dinheiro do triunvirato a jorrar e um PR da mesma côr, sonho de Francisco Sá Carneiro que certamente onde esteja estará arrependido de o ter tido.
Desta vez a culpa é de quem mal governa, ou não governa nada.
Até já conseguiram que o CDS-PP esteja a ficar farto das "Relvadas" e das "Gasparzadas".
Ora como não somos nem piegas nem muito menos histéricos, cá estaremos para não deixar que uma "turma" de escola secundária desmonte a RTP para ganho de uns amigos quaisquer muito menos pagando para tal.
Mas é que não duvidem nem um momento.
Basta de disparate!

maria lisboa....... disse...

Ó anónimo/a?
Eu a isso chamo amor de perdição!!!
Vá lá, não se ponha assim.
Olhe a tensão arterial!!!
Bush ganhou as presidenciais com MENOS votos que Al Gore, recorda?
Estados Unidos da América....ali do outro lado do Atlântico...hummm Tá mesmo a ver? Então vá.
Jokas

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Uma mulher diferente que mudou o mundo e a monarquia Britânica radicalmente.
Um ser querido por toda a gente e odiado por 3 ou 4 retrógrados.
Como em todas as famílias sempre há alguêm que não gosta de nós e se lhes fazemos sombra, pior.
Fazem hoje 15 anos que foi morta num brutal acidente em Paris, no túnel da "Alma".
Diana Spencer, a que teria sido sem dúvida a melhor Rainha Britânica dos últimos milénios.
Ainda hoje tenho saudades da sua presença neste mundo.......

miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Não é só a trafulhice, ou melhor, intentona de, que certa gente tinha em mente sobre como fazer dinheiro com a NOSSA RTP que é uma "Pouca Vergonha", não.
Tudo isto começa a ser uma grandessíssima pouca vergonha e maior é a não demissão de algum Ministro que já deu tudo o que tinha ao manifesto e que começa a ser um embaraço tremendo para um PM tão fragilizado como esteve Sócrates nos últimos 6 meses de desgoverno total. Amigos assim, não muito obrigado.
Paulo Portas finalmente deu o murro na mesa e nós sabemos bem como é quando isso acontece.
Só um cego não vê que este Governo começa a ter só uma perna....
Outra pouca vergonha foi o fogo ontem em Marbelha onde amigos meus foram desalojados e perderam os jardins e as varandas.Graças a Deus dentro de casa nada ardeu.
Por cá continua a lei permissiva e mais uma vez chamo a atenção à Ministra da Justiça, que tanta coisa certa diz mas nada faz sobre isso.Nem sobre isso nem sobre nada.
Deviam prender todos os incendiários e metê-los num Hospital psiquiátrico sem data de saída pois só um louco de internamento provoca a morte a pessoas e animais sem olhar para trás só pelo prazer de ver arder tudo e todos.
Já aqui disse uma vez e volto a dizer que nos Países desenvolvidos essa gente vai para a cadeia de Junho a Outubro, todos os anos.Para grande males...
A justiça em Portugal continua igual que sempre ou seja, uma outra pouca vergonha.
Espero uma remodelação governamental urgente e aconselho uma revisão curricular de todos os novos Ministros e Secretários de Estado, não vá mais alguêm andar por aí com Diplomas oferecidos que também é.........uma pouca vergonha!!!

Hugo Correia disse...

Fica cada vez mais claro...

«[...] E vou ter ao mais injustiçado governo do século XXI.
O liderado por Pedro Santana Lopes.
Que tinha como ministro nomes como Bagão Félix, Álvaro Barreto, Nuno Morais Sarmento, Aguiar Branco, Graça Carvalho, Paulo Portas, António Monteiro entre outros.
Um governo que também cometeu erros mas que durante a sua curta vigência fez reformas, lançou obra, mostrou ter um caminho.
E, convém não esquecer isso porque contribui para ajudar a explicar o que lhe sucedeu, um governo que demonstrou não ter medo de mexer em interesses instalados se lhe tivessem dado tempo para tanto.
Um governo de gente jovem mas também um governo de gente com “cabelo branco” com tudo que isso significa de experiência, de sensatez, de entendimento da “res publica”.
Um governo que dispunha de uma maioria estável e coesa no Parlamento mas que foi vítima de uma conspiração sinistra entre um presidente da república fraco, uma oposição sem sentido de estado, uma comunicação social sedenta de “sangue” e o baronato despeitado do PSD que não se importou de contribuir significativamente para o derrube de um governo do seu próprio partido!
Embora para alguns desses barões a sigla PSD signifique “Possibilidade Sacar Dinheiro” e não Partido Social Democrata!
Adiante.
E se hoje recordo isto é precisamente porque me parece que o PSD tem de aprender com os seus próprios erros.
Deixou que gente sua (?) ajudasse a derrubar um governo seu dando o poder ao PS mas a sanção para esses prevaricadores foi nenhuma.
Pelo contrário.
Alguns foram promovidos dentro do partido, outros (nalguns casos coincidentes) já andam por este governo ou nas suas imediações próximas e pode dizer-se que para eles o “crime” compensou largamente.
Pelo caminho, e em vez de se unir em volta de PSL que herdara o governo de Durão Barroso numa situação complexa e merecia ter uma segunda oportunidade liderando a oposição, foi clara a vontade de muitos em se verem livres dele o mais depressa possível.
Sem qualquer vantagem para o partido diga-se de passagem!
A História é conhecida de lá para cá.
Cinco lideres em sete anos, pelo caminho em mais uma bela “manobra” de algum baronato a câmara de Lisboa oferecida ao PS, e chegamos ao momento actual em que perante um governo maioritário mas com algumas gritantes fragilidades se espera do PSD, pelo menos, uma coesão em torno do líder e primeiro-ministro que o ponha a salvo de ciladas como a que vitimou o governo de Pedro Santana Lopes.
É que, não sei se já repararam, o “caldinho” (e respectivos “cozinheiros”) que se formou para derrubar PSL já arde novamente.
Para já em lume brando.
Mas arde…»

http://depoisfalamos.blogspot.pt/2012/09/amuos-e-outras-coisas.html

o cusco....... disse...

À parte de algum que outro comentário, é realmente extraordinário ver como nem em blogs, nem nos Jornais online nem nos Jornais de papel, ninguêm, jornalistas ou políticos, escreve sobre a maior saga destruidora que todos os anos nos arrasa física e emocionalmente: O fogo!
Agora mesmo, vi na televisão o Ministro do PSD da Administração Interna a falar à saída duma reunião importante com a "Protecção Civil", que só tem o nome, isso estamos nós certos há muitos anos.
Não ouvi uma única palavra do Ministro sobre PREVENÇÃO E LEIS para acabar de uma vez por todas esta saga.
Todos sabemos que 99% dos fogos são de origem criminosa.Ninguêm fala nisso.
Todos sabemos que em todas as regiões há gente "marcada" pelos vizinhos e até Polícias, ninguêm faz nada.
Mais uma vez fica aqui exposta a inércia e incapacidade mental duma Ministra da Justiça tão faladora como incompetente.
O Ministro falou das condições climatéricas, imagine-se.
Desde quando isso maneja isqueiros ou caixas de fósforos.
Desde quando a "condição climatérica" anda com barris de gasolina a regar os eucaliptos e pinheiros pelos cabeços portugueses?
Desde quando consegue atear 4 e 5 frentes distintas num mesmo fogo?
Senhores Ministros, Senhor PM, Senhor PR.
Até quando esta inércia já roçando uma actitude criminosa, de não fazer nada para parar duma vez por todas esta saga de doentes mentais criminosos que todos os anos nos matam os animais e ente queridos????Nos destroem o nosso maior bem, a floresta??????
Até quando????????????????????
Lisboa ontem, coberta de cinzas e fumo, lembrou o que pode acontecer na Capital.
Será que desta vez "tocou a campainha" de alguêm do Governo?
Ou será como nos Governos Socialistas que nada fizeram?

Karocha disse...

" Anónimo miguel vaz serra....... disse...

Dr.Santana Lopes
Uma mulher diferente que mudou o mundo e a monarquia Britânica radicalmente.
Um ser querido por toda a gente e odiado por 3 ou 4 retrógrados.
Como em todas as famílias sempre há alguêm que não gosta de nós e se lhes fazemos sombra, pior.
Fazem hoje 15 anos que foi morta num brutal acidente em Paris, no túnel da "Alma".
Diana Spencer, a que teria sido sem dúvida a melhor Rainha Britânica dos últimos milénios.
Ainda hoje tenho saudades da sua presença neste mundo......."

miguel vaz serra
Milénios?
Duvido...
Elizabeth I
A rainha virgem, a armada invencível, a idade de ouro?
Já para não falar de Elizabeth II !!!

miguel vaz serra....... disse...

Estimada Karocha.
Como eu disse....Amada por muitos, não por todos.......
Isabel I, uma filha bastarda de um rei louco que depois da irmã Católica morrer, mandou assassinar milhares de Bispos e Padres só pelo facto de o serem, quando o Reino de Inglaterra era um mar de miséria e doença e a Igreja era na altura a única protectora dos desfavorecidos.
Assinou sem pestanejar o assassinato da prima Maria, Rainha da Escócia, também Católica na soberba de agregar um Reino Independente, a Escócia, ao Reino Unido e com medo de ao não ter filhos ( isso de virgem nem a Karocha acredita ) Inglaterra fosse parar às mãos dos descendentes da assassinada prima. Caetana de Alba é descendente da Rainha Maria da Escócia, como sabe.
Não é exemplo pois, para ninguêm uma senhora de tal calibre.
Beth Davis fez um papelão como Isabel I e Hollywood lavou a história....mas era filme...A realidade é bem distinta.
Liz Taylor fez o mesmo a Cleópatra. Muito ganharam essas Rainhas com os "film makers"....
Rainha Isabel II....Uma mulher que viveu no Século XX e XXI mas ninguêm teve tempo de lhe dizer. No seu carácter nada a apontar, mas eu também sou um amor de pessoa e nem por isso sou Rei, só cá em casa e já vou com sorte.Homens há que nem isso são.
Diana de Gales, leia a sua biografia. Teve amantes? E depois? Sabe que também havia um rumor enorme sobre que o Pai de André de Inglaterra não era o marido da Rainha? Alguêm acredita em tal?
Diana fez toda a gente ver a Sida de forma distinta. Quebrou todo o protocolo para amar os filhos como uma simples mãe. Expôs a vida em África para chamar a atenção sobre as minas e como matavam ou deixavam as crianças inocentes que brincavam nas terra à volta das suas casas.
Mudou a forma de se ver a monarquia no Reino Unido. Era como o seu irmão disse, "just a english girl", mas que mudou o Mundo, não duvide.
Vivi o antes, o durante e o depois "in loco". Garanto-lhe que é assim.
Um Beijo
Miguel Vaz Serra