sábado, 19 de maio de 2012

Notas variadas

Se tivesse sido Pedro Passos Coelho a ser eleito e ir a voar logo para Munique? O que teriam dito? Agora, disfarçam... Fernando Madrinha, no Expresso, faz o devido registo, honra lhe seja feita... Sondagem no Expresso: alguns indicadores significativos. Mas o próprio Expresso, praticamente, não fala disso. Estranho. Saíram mais números - no caso, do Banco de Portugal, sobre o consumo e a atividade económica - que confirmam que a recessão, nestes primeiros meses do ano, não terá sido tão grave quanto se pensava. Estes, incluindo já Abril. É bom de notar que, nas últimas semanas, as notícias de há meses sobre sucessivos encerramentos de empresas, quase desapareceram. Aumentaram os sinais e as notícias de pessoas à procura de emprego, por vezes, em situações quase desesperadas. Mas, de facto, nestes primeiros meses, a recessão parece não ter ido tão fundo.

10 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Desde uma cidade que é Capital europeia do espetáculo por excelência, onde se gastam milhões de libras por ano em Cultura e que deixa por vezes Nova York pálida de vergonha, vi por simples curiosidade os Globos de Ouro da SIC.
É verdade que, como diz, há sinais positivos no meio de tanto disparate feito.
Mas eu ( e uns milhões de Portugueses) continuo à espera de ver o corte radical no que realmente nos leva à ruida.
No disparate de milhões de euros que o Estado, nós povo, gasta em PPP’s, empresas públicas mal
( pessimamente ) geridas pelos “boys” de sempre que rodam como Baianas entre o PS e o PSD com o CDS a meter-se assobiando para o ar como quem não quer a coisa. Aumentou o consumo porque o português é inconsciente.
O que devia ter aumentado era a poupança.
Só quando estivermos como a Grécia é que vamos acordar para a realidade. Enganem-me que eu gosto……
Vamos ver este Verão como andarão pelo Algarve com a Via do Infante a ser cobrada e com a crise internacional pior que nunca.
Depois os subsídios anormais a empresas como a EDP e um etc de coisas que ninguém com um mínimo de pudor pode aprovar.
É por isso que os críticos não nos contentamos com alguns sinais de “menos mal”.
Vamos péssimos e por caminhos muito esburacados. Cada vez mais devagar…..
Por aqui não se fala de outra coisa. Até o Governo de sua Majestade prepara-se e cria almofadas imensas para a saída do Euro de países como Espanha e Portugal, passando pela Irlanda e Itália.
Dão mesmo o caso como seguro. O PM Britânico fala disso como se fosse “amanhã”.
Em Espanha amigos que trabalham para o Estado Espanhol, retiraram o dinheiro dos Bancos. Outros rezam para que Espanha se “mantenha no Euro até os filhos irem estudar para fora”.
O cenário é dramático e o que se sabe “no Convento” é sempre mais detalhado que o que “o Padre deixa passar na Igreja”.
Enquanto não se veja este Governo a cortar no que realmente nos arruína, não dormirei descansado e pelo andar da carruagem o Ministro Gaspar e o PM não vão tocar nos intocáveis, não têm essa coragem.
Um Governo de salvação nacional como necessitamos tem que ser feito de homens destemidos e politicamente independentes que cortem com os vampiros do Estado.
Honestamente pensei realmente que eram estes.
Enganei-me redondamente.
Devem sair quanto antes ou será tarde demais.
Nunca tive tanta certeza do que digo.
Comecei por falar nos Globos de Ouro porque todos sem excepção falaram em como este Governo está a acabar com a Cultura em Portugal.
Teatros em vias de fechar, o Cinema sem um cêntimo e a ganhar prémios internacionais como que bofetadas de luva branca na cara do PM.
Um País sem cultura não tem razão de existir.
Vejo com tristeza e revolta imensa que se gastam milhões em negócios ruinosos para o Estado mas que engordam quatro ou cinco mamões, os de sempre, e para a Cultura já a austeridade existe.
Foi Secretário de Estado da Cultura.
Forçosamente entender-me-á.
Tenho vergonha de ver e ouvir o que assisti hoje e “à boca cheia”.
Assim fosse a vergonha dos nossos novos governantes!!!

Anónimo disse...

É da vida... O mesmo se passa na imprensa francesa, depois de se ter empenhado fortemente para o "mesmo" lado, nas últimas eleições. Estão a correr atabalhoadamente, sem norte nem sul! Felizmente que o Presidente que foi eleito tem há muito as ideias pré-feitas e uma vontade férrea, que ainda não tinha tido palco para exibir. Na "quota" das mulheres socialistas tinha cabido há cinco anos atrás, a vez a uma mulher a quem o próprio Hollande tinha ensinado bem a lição desde os bancos da faculdade, e não só... Agora dizem, que se fosse ela é que era... Os tropas franceses, regressarem até ao fim do ano do Afeganistão foi o primeiro contratempo para uma imprensa que só sabe viver do "bota abaixo"; mais animada pelas falhas dos dirigentes políticos, do que por uma boa prosa para descerver os bons resultados que às vezes se conseguem, mesmo em tempos adversos p'ra burro! É da vida!

Jorge Diniz disse...

Ouvi Pedro Marques Lopes dizer (Eixo do Mal) que o Governo liderado por Pedro Passos Coelho é o pior Governo desde o 25 de Abril.
Acrescentou mais. É bem pior que o Governo de Pedro Santana Lopes.
Quer comentar?

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Muitos dos que vimos aqui ter consigo, alguns como eu há vários anos, não só escrevemos como lemos tudo o que escreve e o que escrevemos.
Se tomarmos atenção, está aqui, neste seu blog, tudo o que se tem passado nos últimos anos e o que os políticos marionetas dos interesses financeiros fizeram a este País.
Quem não cedeu caiu. Foi o caso do seu Governo quando o senhor enquanto Primeiro Ministro deu sinal de tocar nos intocáveis, a Banca.
Claro que não foi assim tão simplista a forma em que tudo aconteceu, mas olhando os casos que agora têm vindo a lume com o BPN e toda a gente envolvida e os amigos dos amigos faz-me pensar ainda mais que não estaria muito longe da verdade.
Neste seu blog fomos dando sinais do que se passou, passa e iria passar. Está cá tudo!!!
Se há anos fomos alguns taxados de más-línguas e mentirosos, agora colhemos os louros da verdade.
Dou como exemplo Sócrates e tudo o que representa neste momento, que já é dizer bastante.
Mas o pior é que tudo se repete.
As mentiras, os “diz que disse”, os telefonemas aos Jornais, os casos sem resolver e pior que tudo, uma austeridade excessiva e doentia que está agora a dar frutos, os piores: Menos receita e muito mais, muito mais despesa.
Foi este o resultado também aqui falado e que mutos sabíamos ser um perfeito disparate.
A fórmula era simples: mais austeridade= menos dinheiro a circular=recessão=mais empresas a fechar=menos receita de impostos e mais desemprego=mais subsídios de desemprego pagos pelo estado= mais despesa e menos receita= mais austeridade= menos tudo=mais dinheiro da troika que este não vai chegar=mais austeridade e estaria aqui a tarde inteira.
Qualquer menino de 8 anos sabe isso mas as sumidades da economia deste País, a começar pelo Ministro das Finanças, não têm a coragem de desdizer quem os manda dizer que sim.
Sei que não mandam nada, é certo, mas isso é ainda pior e não os desculpa em nada. Nem em sonhos eu faria algo em que não acreditasse. Aliás é facilmente provado….. E se eles disserem que acreditam, então o caso é de psiquiatria.
É melhor não ter Ministros a tê-los assim.
Uma vez mais volto a chamar a atenção para o drama em que nos encaminhamos.
Quando falávamos da loucura do Governo PS chamavam-nos alarmistas e disparatados. Viu-se onde acabámos. Na mesmíssima BANCA ROTA.
Agora que nos chamarão?
Como gostaria de estar errado………..
Para contrabalançar quero dar-lhe os Parabéns pelo trabalho feito na Santa Casa. Os exames médicos ambulatórios sem olhar a quem,de portas abertas a toda a gente, a identificação dos idosos que vivem em Lisboa em risco e toda a ajuda que têm dado aos necessitados. OBRIGADO!

Hugo Correia disse...

Tens razão Miguel, há aqui um rico histórico, e que não se apaga.
Agora, como faço parte da "orgia facebookiana"(quem diria), é normal que passe a escrever mais por lá, é tudo mais imediato, na página PSL, claro. Não é propriamente um mundo que se adequa ao meu perfil, mas tenho que reconhecer que tem o seu fascínio. Pode ser que me adapte. Pela minha parte, nunca deixarei de cá vir para comentar e para vos ler, espero, tanto quanto possível, com uma carga mais positivista.

miguel vaz serra....... disse...

Sehr geehrte Frau Merkel.
Sou um cidadão português. Portugal fica na Península Ibéria e faz fronteira com o Oceano Atlântico e o Reino de Espanha.
Gostaria de a ajudar com a Geografia do seu País.
Berlim não fica na Rússia, é a Capital do seu País. Fica do lado direito do mapa do mesmo, perto sim mas da Polónia.
Como fronteiras tem mar, Holanda, Suíça, Áustria, Republica Checa, Dinamarca, França, Bélgica e claro, como esquecer, a Polónia .
Não tem Rússia alguma perto nem pouco mais ou menos. Para chegar a território Russo tem que atravessar pelo menos um País já que eles mantêm ali uma ilhazinha apertadíssima entre a Polónia e a Lituânia, vá-se lá saber porquê.
Agra entendo muita coisa. Se soubesse bem História e Geografia saberia onde está a Grécia e a dívida imensa que a Alemanha tem à mesma vinda dos tempos das duas grandes guerras, ambas começadas no seu território e que o seu País nunca pagou.
Atenciosamente
Miguel Vaz Serra

JB disse...

Quero lá saber !!!

Eu quero lá saber
Da roubalheira e da alta corrupção
Que o Djaló esteja no Benfica ou no Casaquistão
Que não se consiga controlar a inflação

Eu quero lá saber
Que haja cada vez mais desempregados
Que dêem diplomas e haja cursos aldrabados
Que me considerem reformado ou um excedentário?
Que se financie cada vez mais a fundação do Mário
Que se ilibe o Sócrates do processo
Que não haja na democracia um só sucesso

Eu quero lá saber
Que o sócrates já não finja que namora a Câncio
Que o BCE se livre do pavão armado do Constâncio
Que roubem multibancos com retroescavadora
Que o Nascimento esburaque os processos à tesoura
Que deixe até de haver o feriado do 1º de Maio
Que a tuberculose seja mesmo um tacho pró Sampaio
Que em Bruxelas mamem muitos deputados
Que o Guterres trate apenas dos refugiados
Que a nós nos deixou bem entalados

Eu quero lá saber
Que ele vá a cento e sessenta e não preguem uma multa
Que amanhã ilibem os aldrabões da face oculta
Que o Godinho pese a sucata e abata a tara
Que pra compensar mande uns robalos ao Vara
Que o buraco da Madeira sobre também para mim
Que a Merkl se esteja borrifando pró Jardim

Eu quero lá saber
Que a corja dos deputados só se levante ao meio-dia
Que a "justiça" indemenize os pedófilos da Casa Pia
Que não haja aumentos de salários nem digna concertação social
Que os ministros e gestores ganhem muito e façam mal
Que Guimarães este ano se mantenha a capital
Que alguem compre gasolina na cidade de Elvas
Que só abasteça o condutor do Dr. Relvas
Que na Assembleia continuem 230 cretinos
Que nas autarquias haja muitos Isaltinos
Que o Álvaro por tu ai esse sim hei-de eu vir a tratar
Que se lixe o falar doce do grande actor Gaspar
Que morram os pobres e os velhos portugueses
Que eles querem é que fiquem só os alemães e os franceses

Eu quero lá saber
Que o Zé seja montado quer por baixo quer por cima
Que a justiça safe bem depressa o influente Duarte Lima
Que o bancário Costa não volte a dormir na prisão
Que o Cavaco chegue ao fim do mês sem um tostão
Que na Procuradoria continue o Pinto Monteiro
Que prós aldrabões tem sido um gajo porreiro
Que os offsores andem a lavar dinheiro
Que o BPN tenha sido gamado pelo Loureiro
Que no BPP prescrevam os processos do Rendeiro
Que à CEE presida um ex-maoista sacana e manhoso
Que agora é o snob democrata Zé Manel Barroso
Tudo isto já nada pra mim tem de anormal

Mas o que eu quero mesmo saber
é onde está o meu país chamado PORTUGAL
que isto aqui é vilanagem pura, roubalheira, corrupção
Meu Deus manda de novo o Marquês de Pombal
antes que este povo inerte permita a destruição !!!

Maria (pseudonimo, claro!)
Funcionária Pública

maria lisboa....... disse...

Variadas também são as pessoas que foram investigadas e "espiolhadas" pelo senhor das secretas.
Desde o EX-PM Francisco Balsemão
( seria o único???? ) passando pelo Director do Expresso, o irmão do Presidente da C. de Lisboa, Ricardo Costa e a lista some e segue.
Claro que o nome que se dá a esta actividade é melhor não dizê-lo aqui pois seria um palavrão de muito cuidado e continua a estranhar ver quem são os Advogados de defesa. Ficará para a memória futura.....................
Gostaria de ver como seria se o PR fosse Manuel Alegre.

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Ora como diz o povo sábio, vale mais tarde que nunca…..
O Tribunal de Contas acordou, finalmente depois de décadas de promiscuidade entre o Estado e certos grupos de interesse a que chamo de Carraças infectadas , e resolveu observar e estudar os contractos das Parcerias Público Privadas, as famosas PPP’s que nós aqui no seu blog e há anos expomos como escândalos gigantescos.
Várias vezes dissemos que é um “crime” andar a tirar dinheiro ( e não é pouco ) aos reformados que trabalharam a vida toda a pagar impostos incríveis ao mamão Estado e as sangrias verdadeiras, as que realmente chupam o Estado até ao tutano, não são nem revistas.
Agora e certamente beijado por um Príncipe Encantado, qual Bela Adormecida, o Tribunal de Contas diz que é escandaloso e deve ser travado imediatamente.
Eu só acrescento que alguém nos Governos assinou os contractos pois que eu saiba as Carraças ainda não andam armadas a obrigar os Governantes a assiná-los, portanto e como estão lá todas as assinaturas devem ser imediatamente e também publicadas as listas dessa gente sem escrúpulos, saber que ganharam com essas assinaturas
( se dinheiro, bons empregos futuros ou um gelado Olá ) quem lhes deu autorização para o fazer e porquê e responsabilizá-los, a todos eles, por esse roubo ao Estado.
Já agora volto a falar das Empresas Privadas, como a EDP, que ilegalmente detêm monopólios
( anticonstitucional ), e que recebem “rendas” milionárias directamente roubadas dos nossos bolsos e que pagamos portanto e depois, salários milionários e dividendos a accionistas estrangeiros que os levam para fora.
Tem nome isto? Tem. Mas eu não posso escrever aqui por respeito ao dono deste blog.

maria lisboa....... disse...

SEM COMENTÁRIOS:
"A introdução de portagens nas antigas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) não trouxe um benefício efectivo para o Estado e em alguns casos até agravou. A conclusão é do Tribunal de Contas no relatório sobre a Gestão, Financiamento e Regulação do sector Rodoviário, a que a Renascença teve acesso.
No documento, o Tribunal conclui que, mais uma vez, o Governo não salvaguardou os interesses dos contribuintes.
Diz o Tribunal de Contas que, apesar da introdução de portagens, continuará a ser o contribuinte a pagar a maior fatia dos encargos do Estado por duas vias: a contribuição do serviço rodoviário, que todos pagamos quando atestamos o depósito, e através da dívida da Estradas de Portugal, que necessita do aval do Estado, ou seja, dos contribuintes."
VER EM http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=64475
SENHOR PM, QUE RAIO ESTÁ VOSSA EXCELÊNCIA A FAZER????????????