sábado, 7 de janeiro de 2012

Obviamente, engano do jornal

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/carlos-carreiras-candidatase-a-cascais-em-2013-e-abandona-reducao-de-freguesias-1527218

Carlos Carreiras assumiu o lugar há um ano
O actual presidente do executivo municipal (de maioria PSD/CDS), em entrevista à Lusa, disse também que exclui qualquer hipótese de concorrer a outro município e anunciou que abandona, por agora, a proposta de reduzir o número de freguesias do concelho de seis para quatro.

“Ainda não abandonei a ideia, mas foi muito mal aceite até dentro do meu próprio partido. Não é uma questão essencial, apesar de eu considerar que era importante para Cascais. Se houver obrigatoriedade pela lei de reduzir freguesias, far-se-á. Para já, fica sem efeito”, disse Carreiras. Carlos Carreiras tinha manifestado em Setembro a intenção de concretizar aquela redução no âmbito da reforma administrativa. A proposta previa que Carcavelos e Parede passassem a ser geridas por uma só junta de freguesia, tal como Cascais e Estoril, mantendo-se as juntas de Alcabideche e São Domingos de Rana.

---------------------------------------------------------------

ANTES



PS e PSD chegam a acordo sobre novo mapa administrativo de Lisboa

António Costa e o PSD já chegaram a um entendimento quanto à reorganização do mapa administrativo de Lisboa. O acordo prevê que as actuais 53 freguesias se transformem em apenas 24, segundo avançou ao Negócios o presidente da distrital do PSD, Carlos Carreiras. As negociações já decorriam há alguns meses e os detalhes acordados serão hoje anunciados em conferência de imprensa.

De acordo com Carreiras, das 24 novas freguesias, "12 vão manter a sua designação e limites actuais", entre as quais a freguesia do Lumiar. O critério para manter esta dúzia inalterada teve a ver com a "massa crítica" presente em cada uma delas, sendo contabilizados o "número de habitantes e de edifícios". Além disso, ficou definido que as competências que a Câmara de Lisboa (CML) transferiu anteriormente para as freguesias "vão passar a estar consignadas na Lei", além de serem ainda atribuídos poderes "há muito exigidos pela Associação Nacional de Freguesias, como a gestão de espaços públicos".

O dirigente reforçou a ideia de que as freguesias "vão ter mais competências do que algumas câmaras". "No contexto europeu não há paralelo com o mapa administrativo de Lisboa", pelo que "as negociações foram feitas com o objectivo de colocar os interesses da cidade" em cima da mesa, nomeadamente em termos de competitividade.


 


 

3 comentários:

o cusco....... disse...

Obviamente......

maria lisboa....... disse...

Comme toujour......
Palavras para quê?
São todos licenciados em Arte "dramática"!!!
(Bom, o Costa irmão não tem Licenciatura nenhuma!!!)

mil disse...

E já andam muitos aflitos porque a quantidade de 'tachos' vai diminuir.

Vejamos se continuam a ser superiormente nomeados (as CPS deixaram de ter voz! Mais uma facadita nos
Estatutos e Regulamentos...) para as novas freguesias, quem as perdeu vergonhosamente, ou quem está à beira de as perder -desde que lá entraram já perderem 15% dos votos do PSD...

VV -a ver vamos...