terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quanto tempo mais?


Prédios ardem em Lisboa. Noa "arrabaldes"? Não. Bem no Centro da Cidade e nas Avenidas Novas. Quanto tempo mais demorarão a entender como está errada a estratégia de reabilitação?

11 comentários:

Hugo Correia disse...

António Costa em 2009...

http://rr.sapo.pt/programas_detalhe.aspx?fid=26&did=31664

http://www1.ionline.pt/conteudo/24605-costa-defende-grande-projecto-reabilitacao-urbana-almirante-reis-


Pedro Santana Lopes em 2009, no seu livro "A Cidade é de Todos...

«Há tantas realidades escondidas em Lisboa que precisam de intervenção e do apoio da autarquia! Agora revejo, neste ano de 2009, quantos bairros sociais estão votados ao abandono e ao ostracismo. Por vezes, nas ruas, nos bairros de empresas municipais ligadas ao poder e que votam as zonas circundantes e as suas instalações, ao mais cruel desleixo.
[...] Também por isso as pessoas hão-de compreender que queira continuar o meu trabalho em Lisboa. Fui o primeiro presidente de Câmara a colocar como prioridade o repovoamento da cidade, a eliminação dessa chaga que nos atinge a todos, lisboetas. Ver o centro da cidade desvitalizado, com os prédios a cair é um espectáculo indecoroso e afrontoso. Essas fachadas escondem ainda o interior dos prédios, cada vez mais degradados, em zonas nobres de uma cidade tão procurada, com tanta história e tanta tradição patrimonial.
Tive ocasião de dizer (e de o fazer) que mais valia tapar os prédios do que ter as suas chagas à mostra. Lisboa tem de viver em reabilitação permanente. Há que conciliar, no governo da cidade, a tradição e a história com a modernidade. Saber cuidar do que é património e criar condições para estar à altura de competir, à escala ibérica, à escala europeia, à escala internacional.
Para tal, além de reabilitar, temos de criar nova cidade. São bem-vindos os projectos arrojados de arquitectos portugueses e de arquitectos estrangeiros. Lisboa é uma cidade que deve estar à altura do espírito ousado, criativo e destemido dos grandes nomes da história de Portugal que descobriram novos mundos. É a capital de um país que deu mundos ao mundo, como nenhuma outra o fez.
[...] Mas a prioridade absoluta, a cultura permanente, tem de ser a da reabilitação, a de cuidar do que já existe, a de proteger o que tem história e faz parte do código genético de Lisboa.
Como tenho referido, a capital de Portugal perdeu muitos habitantes para os concelhos limítrofes, nos últimos 25 anos. Os últimos indicadores referem meio milhão de habitantes. Lisboa ganhará qualidade de vida quando as pessoas que aqui trabalham mas não conseguem aqui viver, possam encontrar uma casa no centro sem terem de andar, todos os dias, a entrar e a sair da cidade.
Lisboa precisa de sossego, de ordenamento e de organização no seu dia-a-dia. Exige que as coisas façam sentido na governação da cidade e que cada equipamento esteja onde deve estar e que não vá para um qualquer lugar, ditado por decisões precipitadas, só por quem gosta de sentir o vão prazer de decidir, mesmo sem fundamento.
Lisboa precisa de assumir esse desígnio colectivo, como um esforço único público e privado, de concluir a reabilitação do edificado. Tem de ser uma cidade exemplar do ponto de vista da preservação dos recursos naturais e do ambiente, da eliminação das barreiras arquitectónicas e de ter prédios amigos de todos cidadãos, independentemente das suas condições físicas. Lisboa não pode continuar com a vergonha de construir prédios onde pessoas que estão de cadeira de rodas não podem entrar na porta de casa senão ao colo por não haver condições para a sua mobilidade. É também no caminho da integração das pessoas que vivem em condições lamentáveis nos bairros sociais, estigmatizados por cores, que a Câmara de Lisboa tem de dirigir o seu trabalho. Assim, Lisboa será mais feliz.»

Afinal de quem era a "conversa mole"?
De Pedro Santana Lopes ou... de António Costa?


O eterno e incontornável se...

Hugo Correia disse...

De alguma forma ligado com o tema da reabilitação urbana, a verdadeira Lei do Arrendamento, 7 anos depois...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=527757


Afinal quem era o irresponsável?

Pedro Santana Lopes ou... José Sócrates?

O eterno e incontornável se...

floribundus disse...

'a queda continua!
salgado e costa p'ra rua'

Nuno disse...

Que ingratidão a dos eleitores de Lisboa! Já viu que não votaram em quem podia fazer algo de positivo por eles?...Mas deixe lá, é preciso saber perdoar (nem toda a gente sabe!), e um destes dias o Drº estará à frente dos destinos de Lisboa, oxalá o PSD assim o queira!

Continuação de Boas Festas e um Bom ano de 2012

miguel vaz serra..."Um Bom Mundo Novo" disse...

Dr. Santana Lopes
Lisboa está há demasiado tempo na mão de incompetentes e como a cidade está a desfazer-se pouco a pouco um dia haverá outro “Chiado” ou pior e depois vêm as lamentações e os choros.
Mas não é só Lisboa………….
O mundo está a desfazer-se.
Hoje mesmo quando ia escrever este comentário, era para desejar um feliz 2012. “Bom ano novo”!!! depois pensei.
Como posso estar eu a pensar em desejar bom ano novo quando todos sabemos que o mundo está a apodrecer e vamos a caminho do fim da humanidade como nós a conhecemos?!
Estive a ler um artigo sobre os que têm dinheiro e apesar de não ter lido nada de novo, fiquei chocado, triste, atormentado mesmo.
Não falo de malandros de meia tigela que roubaram uns milhões e acham que são ricos por poder viver em Paris e jantar em restaurantes bons, não.
Falo dos ricos.
Aqueles que não conseguiriam gastar a fortuna mesmo que quisessem.
Li que um desses árabes do Petróleo tinha mandado fazer um carro em ouro branco maciço.
Para além da "pirosada" tremenda que é habitual naquela gente sem classe alguma, é uma afronta à mesmíssima humanidade.
Um planeta em que existem Presidentes de Países a viver na luxúria pura e dura, como Angola, Zimbabué, Guiné Equatorial, Venezuela, Coreia do Norte ( onde morreu há dias um estupor que nunca devia ter nascido ) e por aí fora e os povos a morrer à fome não é certamente um planeta querido pelos Deuses.
Só podemos ser malditos e condenados ao sofrimento eterno.
Na Guatemala grande parte da população está desnutrida.
As crianças parecem do Bangladesh dos anos 70 do século passado a quem a Senhora D. Amália tanto dinheiro deu.
Grande Continente Americano.
Nem Cuba está assim.
Não têm nada no entanto têm tudo.
Um gajo que manda fazer um carro em ouro não pode estar bem da cabeça. Ou é louco ou detentor de uma maldade imensa.
Sabendo que há humanos como ele a morrer de fome e não os ajuda? Consegue gastar num carro o que daria comida a toda África durante um ano? Pode ser essa pessoa digna de ser assim chamada?
E aquele outro piroso árabe que mandou forrar o Rolls a diamantes para o casamento da filhinha?
É digno de respirar o mesmo oxigénio que as crianças, roubadas pelos seus Presidentes, morrem de fome?
Que Nações Unidas ou UNESCO são estas que não condenam abertamente estes deslumbres de riqueza maldosa com nomes e apelidos e não pedem o boicote de compra de tudo o que essa gente venda?
Porque recebemos nós, Países ditos ou com pretensões a democratas, Presidentes de Países que roubam descaradamente os seus povos?
Recentemente descobriu-se por exemplo um “buraco” de 25 mil milhões de dólares nos cofres de Luanda se não estou em erro.
Não podemos ser tão imundos ao ponto de não falar nestas coisas e fingir que não acontecem.
Imaginemos que os nossos filhos ou netos nasceram nestes Países.
Que sentiríamos?
Que angustia horrível ver os nossos queridos desaparecer de fome e finalmente morrer nos nossos braços.
O mundo caminha para um tremendo choque. Nada de bom vem.
Os ricos cada vez mais multimilionários, os ladrões cada vez mais protegidos, os miseráveis cada vez mais tiranos e os pobres mais desgraçados e famintos.
Não me parece um planeta idealizado por Maomé, Buda, Cristo ou qualquer dos milhentos profetas seguidos por humanos.
As Igrejas que usam e abusam dos nomes deles deviam ter vergonha da forma como os seus líderes vivem. No luxo e na luxúria.
O mundo cheira mal.
“O homem” cheira mal.
O Futuro cheira mal, muito mal.
Por tudo isto eu perdi a vontade de desejar um “Bom Ano Novo” e desejo sim um Mundo Novo sem mortais que se julgam eternos, imortais deuses, e que enquanto esperam a morte certa, são nojentos animais sem coração.

Desarraçado disse...

O pior é que também ardem nos arrabaldes e nem vem nas noticias.

silva disse...

Lisboa está muito mal governada, já assistimos a tudo, vereadores se desautorizarem, ciumeira e inveja promovida por Antonio Costa junto da sua equipa, Salgado a usurpar competencias e a sobrepor-se a outros vereadores, obras incoerentes, alterações de trafego sem nexo, espaço publico transformado em "produto" e negociado a troco de um punhado de euros, incapacidade de organizar os transportes publicos, o abandono dos electricos, directores e assessores com ligações a corporações. Um PDM oportunista sem estratégia sem nexo e de uma complexidade.
Os tecnicos deveriam procurar soluções e ir ao encontro de soluções e não "provocar" com o atraso de soluções o colapso do edificio.
Alguem na CML se pronunciou sobre retirar os tribunais das diversas zonas de Lisboa e ficarem concentrados na Parque Expo? Prejudicaram as economias locais, nenhum tecnico falou nisto! E a estação do Oriente? Qual a solução para não continuar a dar despesa? E a regulação do mercado imobiliario, ou vamos deixar que PDM valorizem mais determinadas areas que outras. Vamos deixar que os privados continuem a fazer loteamentos, planeamento e Planos de Pormenor em detrimento do bem comum?
Será que não entendem que as pequenas reabilitações distribuem melhor e mais equitativa a riqueza? Será que a legislação da forma como está vai ao encontro das grandes empresas de construção?
Muita coisa tem que mudar, muita mesmo! Será dificil voltarmos a ser um país industrializado por esse motivo não podemos desperdiçar consecutivamente os nossos recursos naturais, culturais, patrimoniais, historicos. Numa Europa em que os valores nacionalistas são postos em causa serão justamente estes que podem marcar a grande diferença e evitar desvarios.

Anónimo disse...

O que está a ser feito e o que já foi feito para proteger da praga do escaravelho às Palmeiras centenárias de Lisboa?
Quem vai assumir as responsabilidades?

o cusco....... disse...

Quanto tempo mais também os nossos políticos acusados de negócios escuros, permutas duvidosas, abuso de poder, fraude fiscal, diplomas de dias feriados, mães milionárias com reformas de 300 euros etc ficaram impunes a qualquer tipo de investigação?????
Porque não fazem o que a família Real Espanhola acabou de fazer? Que bofetada de luva branca a Cavaco, Sócrates, Varas e varinhas que deviam também pôr todas as contas bancárias disponíveis a todos nós, público, povo que os vota, para se ver o quão honestos são.
Assim já ninguêm de má-língua como eu podia falar.
Na minha terra diz-se que quem não deve não teme...pois....

Rui Dias disse...

PSLOPES: o seu amigo Miguel, se não tomar os remédios a tempo e horas, não terá um grande 2012. E continuará azedo por o senhor ter perdido de forma tão esmagadora face a Sócrates. É a vida... e bom 2012

miguel vaz serra...... disse...

"Amigo" Rui Dias.
Tomara o senhor 2 dos meus neurónios para se cruzarem com os seus. E tudo saudável, sem remédios!!!
Talvez visse a vida de maneira mais clara. Afinal todos acabamos da mesma forma, na terra sem um único euro no bolso.
Portanto a diferença está no que fazemos enquanto vivos.
Já pensou nisso?
Uns deixam obra positiva, outros miséria aos demais.
Diz uma verdade. Tenho uma admiração muito grande por PSL, mas de há décadas.
Em relação à derrota das eleições, quem foi derrotado foi o povo que mal votou no ditadorzito de diploma domingueiro, sabe porquê?
Porque agora andam a gritar na rua pelos 13º e 14º e pelos trabalhos que tinham e não vão ter mais enquanto o outro se ri a gargalhada pura em Paris onde vive num luxo chocante, frequenta os melhores restaurantes da cidade da luz e ainda paga as contas de certos empresários que lhe deram de comer, quando por acaso os encontra lá.
"Nós" estamos bem obrigado. "Remédios" só para a constipação quando o frio ataca, a Deus graças.
Tente ver o Mundo como ele está realmente e já não insultará a inteligência alheia.
Um abraço e Bom Ano Novo para si e toda a excelentíssima família.
ah! Sem remédio....