quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Inevitável

Hoje, dia 7 de Dezembro, faz 31 anos que Ramalho Eanes foi reeleito para um segundo mandato. Três dias depois da tragédia de Camarate. Como seria Portugal se Francisco Sá Carneiro tivesse continuado Primeiro - Ministro? Já muito se escreveu sobre isso. Nunca gostei de fazer essas suposições. Mas, na altura que Portugal vive, esse pensamento é inevitável.

Ramalho Eanes foi Presidente mais cinco anos, até ao início de 1986. Em Julho de 1985, Ramalho Eanes dissolveu a Assembleia da República e meses depois, a 6 de Novembro de 1985, Cavaco Silva ganhava as eleições com 29%. O PRD, partido de Eanes conseguiu 18% e, em grande parte por essa razão, o Partido Socialista só conseguiu 20% dos votos dos Portugueses.

9 comentários:

lawrence disse...

Há sempre a tendência para achar que os ausentes teriam feito MUITO melhor que os presentes.
Muito se tem falado na "geração de ouro" da democracia portuguesa.
Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral, Amaro da Costa etc.
Mas se olharmos ao que os vivos deste grupo nos deixaram de "herança" e ao que hoje em dia ainda fazem e dizem,à falta de outra bitola, fica-se com a sensação que afinal os ausentes seriam, quando muito, iguais aos presentes, ou seja, nada do outro mundo!

maria lisboa...... disse...

Francisco de Sá Carneiro.
Um grande homem num homem pequeno.
Uma classe invulgar, uma inteligência quase perfeita, um Português que queria o melhor para os seus cidadãos, um homem odiado pelos inimigos da liberdade e democracia que ainda proliferam na AR.
E dia 7 fez 87 anos um homem tão polémico como activo na vida política nacional, Mário Soares. Tão polémico que hoje ouvi defender os 6 anos de loucura ditatorial de Sócrates que nos deixou na mesmíssima banca rota.
E dia 7 Portugal ficou horrorizado com a imagem patética, perigosa e brutal do Presidente da região autónoma da Madeira a revelar em directo para as TV nacionais o conteúdo dum telefonema confidencial e privado do PM para o mesmo na passada 2ª feira.
Devia ser retirada a confiança política a Alberto João e o PR acabar com aquela fantochada digna duma república das bananas, muito perigosa para Portugal.
Já não falando dos 6 mil milhões de euros de dívida feita às escondidas. Só por isso seria inevitável a saída compulsiva de Jardim. Penso mesmo que o seu intelecto ficou afectado pelo AVC.
Não tem piada nenhuma, se pensa que a tem. É gravíssimo o que fez. Ridículo e perigoso.
Passou todos os limites.

o cusco....... disse...

Inevitável também o que durante anos aqui comentámos. A descida do juro no BCE que Trichet não fazia por incompetência e teimosia e rebentou ainda mais com as economias dos Países da zona euro. Em pouco mais de umas semanas o novo Presidente, Mario Draghi, já o desceu 2 vezes animando assim as economias e aliviando os bolsos dos cidadãos e empresas pequenas
Esperemos que o estrago tremendo de Trichet seja reversível….
Tem razão na pesada herança que nos foi deixada mas não posso concordar com Lawrence quando mete todos esses nomes no mesmo prato da balança.
Uns lutaram pela liberdade e democracia como souberam na época mas outro lutou por uma nova e ainda mais rígida ditadura, Álvaro Cunhal, a cara soviética portuguesa, que já é dizer bastante.
Lembra-se da manifestação na Alameda em que todos os democratas apoiaram Soares contra a nova ditadura? Eu lembro muito bem. Como lembro Vasco Gonçalves, Otelo e aquela bosta do COPCON……As intentonas, os golpes baixos constantes, a ameaça de Francisco Franco em invadir este terreno “ali ao lado” se caísse nas mãos dos Comunistas.
Os ataques e consequente destruição de peças de arte irrecuperáveis às Embaixadas como foi o caso da Espanhola. As bombas na Avenida da Liberdade quando o povo saía à rua para demonstrar antipatia pelos que queriam a ditadura comuna. Os ataques ao Patriarcado em Lisboa que chegou a ser fechado e rodeado por milícias comunistas, cheio de cidadãos lá dentro temendo pela mesmíssima vida. Foram tempos muito difíceis. Enfim. Uma vergonha nunca esquecida por quem estava lá e viveu o horror e o medo.
Por isso admiro Mário Soares apesar de não ser Socialista e achar que a descolonização foi um desastre, pois estava no sítio certo, com a gente certa, quando foi necessário.
Francisco de Sá Carneiro era uma pessoa muito especial que se meteu na política por paixão e ainda no tempo “da outra senhora” já falava alto em democracia e dava a cara contra o regime do chamado Estado Novo. Tinha dinheiro de família. Não necessitava fazê-lo com a política como quase todos os que vieram depois.
Um homem que marcou as gerações que conviveram com ele e deixou marca na história de Portugal.

Rui Dias disse...

Apre. Tava mesmo a ver que não falava no Sá Carneiro....

miguel vaz serra...... disse...

Dr. Santana Lopes
E o inevitável também desde a cidade da luz.
Sócrates vem desdizer o que diz que os outros disseram do que ele disse mas afinal não queria dizer e o que disse mesmo foi o que ele queria dizer e que não era nada do que os outros disseram que ele disse e o que ele queria dizer era.......uffffffff
QUANDO DEIXAM DE DAR VOZ AQUELE SENHOR!!!! APRE!!!
E lá levei sem querer com a “belfice” acentuada pelo “franciú” tentado e suado a dizer que, e palavras do mesmo,
“o que está de cima da mesa”, frase que nunca entendi o que quer realmente dizer, e que ele queria dizer era que blablabla e disse o mesmo.
Mas.....mas.........disse algo que eu estou COMPLETAMENTE de acordo.
Que os Governantes Europeus têm que ser responsabilizados pela gestão que fazem ou farão!!!
Nem queria acreditar no que ouvi!!!
Pois FAÇA-SE!!! E comecemos por ele. Já era hora………
Aproveito para comentar o lamentável desenrolar das cimeiras europeias e seus líderes.
Como em Portugal que Sócrates fez o que quis e não quis porque Cavaco só queria uma coisa, ser reeleito, e portanto ignorou tudo o resto, em França Sarkosy e Alemanha Merkel fazem estragos.
Com uma diferença. Se o que Cavaco fez por cá não aqueceu nem arrefeceu a Europa pois somos insignificantes, o que outros fazem, aqueceu e de forma a rebentar a panela!!!!!

maria lisboa....... disse...

E tudo menos inevitável, a estúpida greve dos pilotos da TAP foi desconvocada uma hora antes de começar. Ou seja, a TAP perdeu cerca de 10 milhões de euros e nem greve fizeram.
Deviam ser descontados do ordenado ( bem alto diga-se de passagem ) desses inconscientes, 20% todos os meses até pagarem a totalidade dos milhões.
Talvez assim pensassem em fazer o que devem. Trabalhar!
Da segunda parte da greve convocada para Janeiro ninguém sabe o que vai acontecer.
Já que “na Europa” estão a pedir aos Governos que modifiquem as Constituições para salvaguardar futuros “Sócrates” que nos deixem na banca rota , podiam também mexer na lei da greve e acabar de vez com esta saga estúpida nascida há 40 anos e que 99% das vezes não tem mesmo razão de ser. Uma lei rigorosa para greves estúpidas!
Por falar na Europa, é com pena que vejo o PM Britânico alinhar com os marginais especuladores que nos meteram nesta embrulhada económica e continuam a fazer biliões de euros mensais à nossa custa.
Pena tenho também da forma como a Libra vai acabar dentro de uns largos meses pois o que parece rentável agora, vai-lhe sair caríssimo.
Cada vez mais se vê que os políticos europeus são tão previsíveis e humanos como adolescentes saídos do Liceu.
Governam 40 e 50 milhões de cidadãos como quem governa uma família de 4 pessoas. Metem os interesses pessoais e de partido muito à frente dos interesses do povo e da Nação.
Para Portugal, hoje foi um dia de sorte. O Euro não acabou e nós continuamos nele. Só o pensar que podíamos eventualmente sair da zona euro tirava-me o sono no entanto ouço a extrema-esquerda portuguesa a brincar com o fogo em nome dum loucura démodé mas legalizada por uma Constituição esburacada. (Nunca deviam ser permitidos Partidos alguns que não tivessem ideologias democráticas. Se não são, e bem, permitidos partidos Nazis e Fascistas porque raio o são os Comunistas? )
Fica agora então nas mãos do PS o podermos continuar no Euro pois necessitamos 2/3 dos votos na AR para alterar a Constituição.
Mais que nunca Seguro vai ter que bater com a mão em cima ( e não de cima como diz o piroso marginal ) e mostrar que quem manda mesmo no Partido Socialista não é o ex-líder, o irresponsável Sócrates, mas ele, António Seguro!!!
O povo estará aqui para ver e julgar quem agora fala por nós ou por interesses pessoais e partidários.
O Bloco com aquela linguagem vulgar e de ódio, ficou reduzido e “meio táxi” na AR pois o povo farto arrumou-o de uma vez. Pois mesmo assim não mudam nem um bocado.
O PS com Sócrates teve a maior derrota da história só igualável com a que teve quando o General Eanes os meteu na ordem. Não mudam. Se formos ler o que escrevem certos deputados do PS ficamos de cabelos em pé. Parece que dentro do PS existem pelo menos 3 partidos. Os do marginal, os do Costa/Assis e os de Seguro que apoiado pelas bases e derrotou Assis, mas não consegue dobrar aquela gente nem por nada. Pior político é aquele que não sabe perder e Assis é assim. Teve bom professor.
Que Deus nos valha pois estamos a ser governados na Europa por um punhado de inconscientes…….
Para terminar gostaria de relembrar aquela cena macabra que aconteceu há tempo no Sofitel em Paris com o ex-Director do FMI.
Ontem foram postos à luz do dia uns vídeos do sistema interno da segurança que mostram bem e pela atitude dos empregados e segurança, que tudo foi um complô para acabar com a vida política de quem seria certamente o próximo Presidente da República Francesa. E assim se governa o Mundo………….

mil disse...

Caro Pedro:
Se Sá Carneiro fosse parte do gang não o tinham assassinado! -e nada mais há a dizer.

Depois, foi o descer de degrau em degrau, até à bancarrota -o 'brilhante' resultado do governo da, e cito, «boa moeda».

E é assim desde 1834: 1890-bancarrota, depois de derreterem toneladas de ouro das igrejas; depois veio a 1ª república e ...bancarrota; depois de 74 já são 3 e desapareceram 600 toneladas do BdP...

E são sempre os mesmos apelidos e ideias e ideais (o 'sacar')

Funchalinho disse...

Que horror o discurso do Madeirense…….Por favor…….
”Estou-me nas tintas para a dívida da Madeira…….” Que horror………..que vergonha……..

z p disse...

"mil" tem toda a razão, mas vá lá dizer à Maçonaria que joga no PS e ajudou Sócrates a sacar o que pode....
Veja lá se ouviu falar mais daquele caso devia dar cadeia automática do gajo que era director das secretas e andou a vender informação à Empresa que depois o contratou? e que mesmo depois de sair de lá deixou infiltrados para continuar a sacar informação!!? E quem é o Advogado dele???? e ele é amigo de quem?? E a nova Ministra da Justiça que faz a tudo isto? NADA!!!
Nos USA esse tipo “caia por uma escada abaixo e partia a coluna vertebral”. Na Rússia era morto a tiro à porta de casa.
Cá lidera Empresas com poder ilimitado.
Zé da Ponte