sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

É pena

É uma pena que não se leia tudo o que escreveram sobre Francisco Sá Carneiro os que, nestes dias, mais falam sobre ele. É mesmo uma pena.
E que dizer de quem usa mais a palavra «exactamente» do que qualquer outra? Tanta gente a falar do que não sabe. Até se ouve que Sá Carneiro não foi atacado, nomeadamente, pela «esquerda», pelo lado da sua vida pessoal...Enfim!

16 comentários:

Mª Eugénia Alves disse...

Ui! Foi e muito! do género de boas e íntegras figuras do aparelho do Estado não comparecere nos sítios onde ia Snu... a memória é curta, como se sabe

Anónimo disse...

É verdade, Sá Carneiro foi o ÙNICO momento em que a direita portuguesa
não foi moralmente retrógrada, de sacristia... Se fossem vivos, Sá Carneiro e Snu não estariam do lado desta direita-Isilda-Pegado-ai-cuidado-com-os-gays...
Mas disso, é claro, ninguém se lembra.
Talvez mesmo nem Pedro Santana Lopes, que os votos dos católicos (supostamente homófobos) sempre vêm a calhar...

Anónimo disse...

Se fosse vivo, Sá Carneiro estaria a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao contrário da direita beata de sacristia que temos...

Anónimo disse...

Sá Carneiro, sempre !
Viva quem foi do avesso
desta direita que temos,
beata de sacristia,
mais coelho menos perdiz...

Anónimo disse...

SÁ CARNEIRO

Viva quem foi ao avesso
desta direita que temos,
mais coelho ou menos perdiz...

(versos apócrifos de Natália Correia, acabados de ouvir
no Botequim)

Anónimo disse...

Desculpe, PSL.
Falta um verso, é uma quadra :

Viva quem foi ao avesso
desta direita que temos,
beata de sacristia,
mais coelho ou menos perdiz.

Um beiijo da NATÁLIA

Hugo Correia disse...

«De ordinário, só achamos incompreensível a ausência de um homem muito tempo após a sua morte: a dos homens grandiosos, muitas vezes, somente algumas dezenas de anos. Um homem franco dir-se-á, por ocasião de um falecimento, que, em definitivo, não há grande coisa a deplorar e que aquele que pronuncia a oração fúnebre é um hipócrita. É apenas muito mais tarde que medimos a razão de ser de um indivíduo e o seu verdadeiro epitáfio é um tardio suspiro de saudade.»

Nietzsche, Humano, demasiado humano


É claro que depois temos os oportunistas e os cara-de-pau, capazes de chorar aquando a morte(apesar de tudo...em vida) e recordar(pelo lado positivo) sempre que lhes seja conveniente. A esses pouco há a fazer...


...ou talvez haja...

«Este mundo está repleto de narcisos, de gente apaixonada por si mesma. Estas pessoas estão perdidas se tiverem amizades complacentes. Prevenidos do seu mérito, imbuídos de uma ideia que lhes é querida, passam a vida a admirar-se. De que modo poderíamos libertá-los de uma loucura que parece incurável? Bastaria fazê-los perceber o pequeno número dos seus rivais; fazê-los sentir as suas fraquezas; dispor os seus vícios sob a luz necessária a que os vissem; juntarmo-nos a eles e falar-lhes com a simplicidade da verdade.»

Montesquieu, Elogio da sinceridade

joshua disse...

E põem todos aquele ar falsamente compungido. Eu, com dez anos, bem sei o que sofri com essa esperança morta.

Com estima,

Um abraço!

o cusco....... disse...

Um que ganhou e muito com a assassinato do PM foi este de que passo a falar.
Que nós o digamos aqui, ainda é como o outro. Agora que ele mesmo nos dê provas do que falamos é verdade, isso é mais escandaloso ainda.
Falo do PR. Diz que previu tudo o que estamos a passar há 7 anos.
Ai sim? Então é muito mais culpado do que jamais se pensaria!!!!Até parece que fez tudo para o evitar…. “Ele” há coisas que se não lesse ou ouvisse nem acreditava.
O “Presidente Dos Açores” disse, eu ouvi, que “era só o que faltava ter que perguntar ao PM” se podia pagar mais dinheiro aos açorianos….
Eu respondo a esse Senhor: Era só o que faltava pedir mais um tostão ao Continente!!! Vá pescar Baleias e venda a Tóquio….
Deve ser “genética” essa agressividade e arrogância do Partido Socialista, mesmo entre eles….
Já agora um breve comentário ao “EX”-desporto Rei ( o football transformou-se em algo monstruoso e altamente político, cheio de caminhos escuros e duvidosos, para ser meigo ).
O Reino Unido está enlouquecer com o facto de não receber o Mundial 2018. Até o PM diz que aquilo foi tudo comprado. Os comentários nas televisões são assustadores.
Só falta declarar guerra á Rússia.
Já agora que a porcaria em que se transformou esse desporto, provoque um dia a 3ª grande guerra…Nada me admiraria vindo dessa forma de jogo.
O que é certo é que a crise aí não chega!!! Porque será?
Como tudo teria sido diferente com Francisco Sá Carneiro.

maria lisboa..... disse...

Deixando pensar o que quiserem da razão deste meu gesto, apresento o anti-Sócrates.
Um PM de ontem com palavras que deveriam ser utilizadas pelo PM de hoje, que está a anos-luz da mente, do génio económico e da simplicidade, talvez infantil do mesmo.
«Devo à Providência a graça de ser pobre: sem bens que valham, por muito pouco estou preso à roda da fortuna, nem falta me fizeram nunca lugares rendosos, riquezas, ostentações. E para ganhar, na modéstia a que me habituei e em que posso viver, o pão de cada dia não tenho de enredar-me na trama dos negócios ou em comprometedoras solidariedades. Sou um homem independente. Nunca tive os olhos postos em clientelas políticas nem procurei formar partido que me apoiasse mas em paga do seu apoio me definisse a orientação e os limites da acção governativa. Nunca lisonjeei os homens ou as massas, diante de quem tantos se curvam no Mundo de hoje, em subserviências que são uma hipocrisia ou uma abjecção. Se lhes defendo tenazmente os interesses, se me ocupo das reivindicações dos humildes, é pelo mérito próprio e imposição da minha consciência de governante, não por ligações partidárias ou compromissos eleitorais que me estorvem. Sou, tanto quanto se pode ser, um homem livre. Jamais empreguei o insulto ou a agressão de modo que homens dignos se considerassem impossibilitados de colaborar. No exame dos tristes períodos que nos antecederam esforcei-me sempre por demonstrar como de pouco valiam as qualidades dos homens contra a força implacável dos erros que se viam obrigados a servir. E não é minha culpa se, passados vinte anos de uma experiência luminosa, eles próprios continuam a apresentar-se como inteiramente responsáveis do anterior descalabro, visto teimarem em proclamar a bondade dos princípios e a sua correcta aplicação à Nação Portuguesa. Fui humano».
Dr. Oliveira Salazar 1949,Porto

Hugo Correia disse...

Há frases simples que se eternizam. Ontem à noite na TVI, em programa especial sobre os trinta anos da morte de Sá Carneiro, mais uma foi dita. Sobre a necessidade da criação de um Senado ou Câmara Alta onde os "seniores" e anciãos deste país teriam lugar. Até lá continuamos entregues então aos "juniores".


Cusco,
Partilho da estupefacção em relação a essa declaração do actual Presidente. Ridicularizou o papel que desempenha. Não servirá ele para evitar o descalabro? Parece que não. É que em sete anos(momento da visão) esteve lá cinco para o evitar! Ou seria mesmo inevitável?


Maria,
A citação que deixei lá em cima poderá de alguma forma ajudar a interpretar esse gesto.

maria lisboa....... disse...

"Ele" há coisas que me fazem fugir logo o pé "pá chenela" e pegar na ponta do xaile!!!
Não Hugo, não é você. Li agora o que transcreveu para lembrar Sá Carneiro.
Parece que até falámos antes de escrever os nossos comentários. No entanto eu tive saudades da simplicidade de Salazar, logo depois da morte dele.
Nunca concordei com as guerras em África e com o manter o povo inculto. De resto, falando bem e depressa, ditadura por ditadura, preferia a nossa que nos deixava viver, sair do País, voltar a entrar, passear em segurança nas ruas, dormir de portas abertas e poupar todos os meses.
A que Cunhal queria meter cá era BEM PIOR. Sanguinária, terrorista, assassina, sem liberdade absolutamente nenhuma de nada muito menos de sair do País. ( como a Correia comuna de agora, ou Cuba ) Penso que o Partido Comunista devia ter ilegalizado logo em 1975 quando tentaram mergulhar Portugal numa guerra civil e tentaram tirar-nos as liberdades que fomos ganhando com Marcelo Caetano e depois com Mário Soares quando todos votámos nele para fazer frente á nova ditadura comuna dos Cunhais e dos Jerónimos e aqueles miúdos arrogantes do PC que são Deputados e que nem tinham nascido ainda , nem sabem o que é comunismo.
Não falo do 25 de Abril???? Não. Não foi isso que nos deu liberdade nenhuma.
Foram os homens antes e depois disso em comum acordo.
Conheci em Madrid Dr. Lino Neto, Ministro de Marcelo. Tinha toda a Polícia na mão pronta para abortar os cravos.
Ligou e perguntou. Senhor Presidente?! ( A Marcelo ) avanço agora? Marcelo disse NÃO!!!Estava tudo arranjado.
Tinha pedido a demissão várias vezes e não o deixaram ir. Cansou-se ele também da ditadura que já ninguém sabia de quem era....
Essa é a história que nunca se escreverá. Marcelo Caetano fez ele também o 25 de Abril!!!
Os Comunistas GRAÇAS A DEUS não fizeram nada ou estaríamos na mais terrível ditadura de sempre.
Aliás viu-se depois o que tentaram várias vezes. Gonçalves, Costa Gomes, Cunhal ( um ser do mal!!! ), Otelo...
Enfim...Sá Carneiro sabia bem tudo isto. Tinha um poder grande de fazer o povo entender tudo isso. Por isso foi traído por alguns dos seus e assassinado.
Na altura um Jornalista Alemão disse-me: "Foi assassinado num complot de gente do seu Governo. Só saberás isso oficialmente dentro de 3 décadas"!!!!
Mas o pé vai á chinela não é só com os comunas, é também com esta mania de achar que o dono deste blog é biato e homofóbico.
O ser-se religioso não nos faz "biatos" e ser heterossexual, homofóbico.
Nunca li, nem ouvi nada que me fizesse pensar isso e conheço pessoas que falaram com PSL sobre o tema e sempre foi democrático em relação á homossexualidade.
Lógico que a há várias direitas e a que têm muitos homossexuais em posições de grande destaque, são as mais homofóbicas...
Mas também no PSD existem pessoas como MFL que nesse sentido devia estar calada para não termos vergonha alheia.
São pormenores "piquenos", como meter amantes gay nas malas do carro para não serem vistos, como fazia um alto cargo do Governo actual.
É pena sim senhor...metê-los na mala.
Deviam ir ao lado de cabeça levantada.
Pior que um "hetero" homofóbico é que um gay o seja!!!
É pena…

jorge disse...

Estes anónimos da velha e caduca esquerdalha, nem coragem tem para se identificar. Calma "camaradss" não estamos nos regimes ditatoriais de Cuba ou Coreia do Norte. Vivemos numa democracia, por mais que vos custe.

George Sand disse...

As coisas têm que ser vistas à luz do seu tempo. Mesmo no que diz respeito à vida pessoal do Dr. Francisco Sá carneiro. Quanto ao resto não sei o suficiente para me pronunciar. Mas não faço coro com as pessoas que acham que Portugal seria um país fantástico se Sá Carneiro estivesse cá. Sebastianimos não nos levam a lado nenhum. Se fez um bom trabalho, então, lembremo-nos dele assim.

Luis Melo disse...

Para mim Sá Carneiro foi um político insigne

mil disse...

Pedro: não se amofine. Essas pessoas que dizem que Sá Carneiro não foi atacado pela esquerda na sua privacidade:
a) não eram nascidos- logo não ouviram a histeria por causa de Snu e de um empréstimo a um banco;

b) não sabem ler -logo não leram as pinchagens nas paredes (ainda existem!), nem os discursos dos dirigentes de outros partidos ex: Mário Soares; nem as crónicas dos jornais da época.

Que se pode fazer para deixar de haver ignorantes? Isso é «one million dollar question».