domingo, 21 de novembro de 2010

Estranho

É estranho deixar aparecer um líder partidário - líder de um grande Partido -, numa altura como esta, num qualquer debate, com uma sala mal composta de assistência. Poucas pessoas, fila da frente com lugares por preencher... Sem dúvida, estranho, numa ocasião em que qualquer aparecimento devia constituir motivo de entusiasmo ou, pelo menos, de adesão militante.

18 comentários:

Anónimo disse...

Se for possivel,gostaria de saber porquê que o Sampaio convocou eleições quando voçe era primeiro ministro.Sempre tive essa curiosidade...
R.

o cusco....... disse...

Amigo/a R.
Sem querer tirar a palavra ao Dr. Santana Lopes, eu posso dar-lhe várias razões, mas a principal está agora á vista e resume-se numa frase:
“Um complot do Partido Socialista, com acordo de alguns "barões" do PSD, para salvaguardar o mais precioso valor....a Banca que é deles.”

O então PM PSL, falou várias vezes em "mexer" na Banca, nos impostos às mesmas...
Penso que perigaria certamente uma investigação devidamente feita e não a porcaria que Victor Constâncio fez...
Agora veja os Bancos que tiveram que "ser ajudados" , o porquê e chega lá.
Claro que o Golpe político e não só económico já estava a ser engendrado.
O Técnico da Covilhã já afiava as facas para cortar as fitas do Freeport e o PS tinha que estar bem "sustentado" para calar as bocas "parlantes".
Com Santana Lopes como PM isso seria impensável.
Alguma ouviu dizer a alguém que o PM de então estava metido nessas tramas de Bancos? Tráfico de influências? Que era pobre e agora é riquíssimo como este que lá está agora?
Quem tem casarões na Braamcamp? Que defendeu pessoas em tribunal sem ter o curso de Direito e o exame á ordem?
Que o Pai dele era amigo e sócio dos professores da faculdade?
Que andou a telefonar aos Directores de Jornais a ameaçar despedi-los por influência política? E estaria aqui a noite toda... Não. Não ouviu.
Por isso também tentaram sem êxito mantê-lo nessa fama de ter deixado a CML com um buraco económico tremendo que foi e bem desmistificado durante a dura(íssima) e última campanha autárquica. Dê um passeio por http://www.lisboacomsentido.com/?idc=28
Claro que mais razões seriam.
Quando se faz um golpe de estado, palaciano ou não, as razões são sempre muitas, mas o que move o mundo meu amigo, é sempre, sempre o dinheiro!

maria lisboa....... disse...

Como já li aqui num comentário há muito pouco tempo, Passos Coelho perdeu a "luz". É um, com o deviado respeito, aborto político!
E com muitíssima pena o digo.....

Anónimo disse...

O Sampaio fez o que lhe mandaram.

Havia quem quisesse fazer, sem contestação, tudo o que se vê nos jornais e arquivado/destruído no MP.

nb - voCê, ao lado do e (e do i), o c não necessita de cedilha para se ler ç/s

Hugo Correia disse...

Erros de governação que lesam a pátria? Não, nem um a apontar. Episódios...«Dispenso-me de os mencionar um a um, pois são do conhecimento do país»

«Tomei a decisão que vos anuncio em coerência com as minhas posições de sempre e tendo em conta a avaliação que faço do interesse nacional. (...) Quando no início do Verão passado (...) optei, após cuidadosa ponderação, por não dissolver a Assembleia da República e nomear o Dr. Pedro Santana Lopes primeiro-ministro, depois de o seu nome me ter sido indicado pelo principal partido da coligação governamental, decidi nesse sentido porque a maioria parlamentar me garantiu poder gerar um novo Governo estável, consistente e credível, que cumprisse o programa apresentado para a legislatura e fosse capaz de merecer a confiança do país e de mobilizar os Portugueses para vencer os desafios inadiáveis que enfrentamos. (...) E explicitei que manteria em permanência 'a minha avaliação das condições de manutenção da estabilidade governamental'. (...) Entretanto, desde a posse do XVI Governo Constitucional, e depois de lhe ter assegurado todas as condições necessárias para o desempenho da sua missão, o País assistiu a uma série de episódios que ensombrou decisivamente a credibilidade do Governo e a sua capacidade para enfrentar a crise que o país vive. Refiro-me a sucessivos incidentes e declarações que contribuíram para o desprestígio do Governo, dos seus membros e das instituições, em geral. Dispenso-me de os mencionar um a um, pois são do conhecimento do país. (...) Por diversas vezes e por formas diferentes, dei sinais do meu descontentamento com o que se estava a passar. (...) Neste quadro (...) entendi que a manutenção em funções do Governo significaria a manutenção da instabilidade e da inconsistência. Entendi ainda que se tinha esgotado a capacidade da maioria parlamentar para gerar novos governos. Assim, e face a uma situação cuja continuação seria cada vez mais grave para Portugal, entendi, em consciência, que só a dissolução parlamentar representava uma saída»

(extractos da mensagem do Presidente da República Jorge Sampaio ao país, 10/12/2004, retirado de um livro que guardo com muita estima)

XXI disse...

Quem mais ajudou a derrubar PSL foi MFL. Lembram-se do do tiro, ampliado pelos midia, "golpe de estado"?
Lembram-se do que fez como Ministra das Finanças?
Lembram-se dos rendimentos que acumulava com as "reformas"?
Lembram-se do cargo que ocupava num Banco?

João disse...

O PSD tem que estar cada vez mais unido e com debate interno, so dá saúde.
Vamos acreditar que é possivel mudar isto tudo e que Pedro Passos Coelho vai dar algum alento se assim não for o melhor é sair do país.
Quanto a questão Sampaio era interessante de ver de uma vez por todas exclarecida a situação que ninguem ao certo consegue perceber ( falo por mim). Estou solidário com o Dr. Santana Lopes porque não deve haver nada mais revoltante do que o que se passou com ele.
Eu quero acreditar que a politica existe para servir o interesse da sociedade e que nenhum titular publico prejudica a sociedade de forma consciente.
Cmps

Anónimo disse...

Caro amigo cusco e 2.32,
obrigado pela resposta,mas acho que nunca vi o Dr. Santana responder de forma clara a essa questão.Quero ainda acrescentar que houve outros motivos obvios por parte do Sampaio que passaram algo despercebidos á maioria das pessoas.Mas vamos ver qual a resposta do Dr.Santana.
R.

o cusco...... disse...

Caro R.
Se o PM Pedro Santana Lopes sabe REALMENTE porquê, isso só ele pode responder. Tem razão.
Em relação ao que Hugo Correia transcreve:".....Entretanto, desde a posse do XVI Governo Constitucional, e depois de lhe ter assegurado todas as condições necessárias para o desempenho da sua missão, o País assistiu a uma série de episódios que ensombrou decisivamente a credibilidade do Governo e a sua capacidade para enfrentar a crise que o país vive. Refiro-me a sucessivos incidentes e declarações que contribuíram para o desprestígio do Governo, dos seus membros e das instituições, em geral. Dispenso-me de os mencionar um a um, pois são do conhecimento do país. (...) Por diversas vezes e por formas diferentes, dei sinais do meu descontentamento com o que se estava a passar. (...) Neste quadro (...) entendi que a manutenção em funções do Governo significaria a manutenção da instabilidade e da inconsistência. Entendi ainda que se tinha esgotado a capacidade da maioria parlamentar para gerar novos governos. Assim, e face a uma situação cuja continuação seria cada vez mais grave para Portugal, entendi, em consciência, que só a dissolução parlamentar representava uma saída»
(extractos da mensagem do Presidente da República Jorge Sampaio ao país, 10/12/2004, retirado de um livro que guardo com muita estima)"...Parece escrito para que Cavaco tivesse usado neste tipo que lá está e não usou. Só tinha que mudar um número Romano para meter o “Grego” de lá para fora.
Hoje ainda teve o descaramento de dizer em alto e bom som que nunca podia ter demitido o PM!! Ora que raio? Alguém demitiu o Dr. Santana Lopes?
Mas ficou tudo apanhado com a porcaria da cimeira?
Odeio quando querem fazer-nos ( portugueses ) de parvos!!!
Hoje Pinócras na SIC Notícias até parecia um senhor. E falava e tudo?! Das causas internacionais, da NATO, aquilo era um delírio. Só fugiu o pezinho quando disse "em 2008, lembro-me bem, o que estava #de cima# da mesa......."
“De cima”???? Pois
É o que faz manter um tipo assim tanto tempo num sítio errado pelas razões erradas ( a reeleição de Cavaco ). Dão-lhe tantas oportunidades que começa a parecer uma pessoa e tudo. ( a quem não está atento, bem sei.. )
Isto é revoltante e quem vai pagar amargamente tudo somos nós, os nossos filhos ,netos e bisnetos!!!

maria lisboa....... disse...

Estimado João:
Passos Coelho a dar alento??? Quem necessita alento é ele.
Quem o mandou dar a mão ao homem que se apelidou ele mesmo de fera perigosa????
Aquilo é um Zombi, coitado.
Já nem aparece nos telejornais. Mordeu o isco de Cavaco com aquela conversa de...enfim, disso mesmo, e agora está desconsolado, desmotivado, derrotado mesmo.
Alento precisa ele João!!!
Eu tive que engolir tantos sapos por causa de achar tudo isso que diz, que nem calcula.
P Coelho…..ai ai….

Carlos disse...

Caro Dr Santana Lopes,muito bom dia.
O que escreveu o Hugo Correia fez regressar todo o asco que senti na altura em que Sampaio traiu os portugueses honrados.Os outros,os de espinha maleável,fazem parte do seu sinistro grupo.Mas nesse grupo,milita,com gosto, uns tantos cobardes do PSD,os mesmos que,no passado,o aconselharam e que,agora,estão a fazer o mesmo com o Passos Coelho.
Sabe uma coisa,meu amigo,há gente que ainda não percebeu que os economistas não criam riqueza;quanto muito sabem como não a desbaratar (foi isso que apreenderam).Basta verificar que os ungidos da ciência(?) económica e financeira conduziram este País para a miséria em que nos encontramos.
Apetecia-me continuar mas seria um texto tão longo...para além das dores de estômago que certos cheiros provocam.
Melhores cumprimentos
Carlos Monteiro de Sousa

Hugo Correia disse...

A resposta...

«A atitude de Jorge Sampaio será devidamente apreciada pela História. Quando um Chefe de Estado faz o discurso de dissolução justificando-a com episódios... Que episódios? Ao tomar uma atitude drástica, o Presidente da República deve apresentar uma causa da maior gravidade - e isso nunca conseguiu fazer. O primeiro-ministro deve ter feito algo de muito grave; deve ter tomado alguma decisão muito errada, prejudicando os interesses do País. Seja o que for. Mas não aconteceu nada disso. Ainda por cima, os números dos indicadores económicos comprovam que nem a tensão política existente afectava a recuperação ligeira que se estava a verificar e que tornou o ano de 2004 no melhor dos últimos cinco anos. Se não era isso - se não eram as decisões e se não eram os resultados -, tinha de haver uma qualquer causa muito forte...»

(continua)

Hugo Correia disse...

...
«No dia seguinte, com a presença de todo o Governo em São Bento, clarificaria a situação criada pelo Presidente da República, apresentando a demissão do Governo nestes termos:
«Respeito - como todos os Portugueses o devem fazer - a decisão do Chefe de Estado, apesar de discordarmos profundamente dos argumentos invocados. No discurso de tomada de posse do XVI Governo Constitucional, o Presidente da República lembrou solenemente os requisitos fundamentais para a manutenção da confiança neste executivo:
Em primeiro lugar, a coesão da maioria parlamentar que apoia o Governo.
Em segundo lugar, a continuação das principais políticas do anterior Executivo relativamente ao 'projecto de integração europeia enquanto linha essencial da política externa portuguesa' e, também, em relação às finanças públicas.
A maioria parlamentar manteve a sua coesão intocável. Honro-me, honra-se o Governo, do apoio que sempre mereceu dos deputados. Do mesmo modo, verificou-se a continuidade e aprofundamento das políticas no 'dossier' da integração europeia e o cumprimento integral da agenda internacional e das nossas obrigações na frente externa. Verificou-se, assim, o respeito pelas linhas gerais do Programa sufragado em Março de 2002. Mantivemos o rumo, os compromissos assumidos com o Chefe de Estado e com os representantes do povo português na Assembleia da República. (...)
Apesar de estar a meio da Legislatura, o Governo que lidero não se furtou a tomar as medidas impopulares mas imperiosas para a prossecução das reformas necessárias ao desenvolvimento de Portugal: na Lei das Rendas, nas SCUTs - com respeito pelos direitos adquiridos -, nas importantes decisões em empresas públicas como a TAP, a Galp e a Caixa Geral de Depósitos - mesmo quando elas afectaram militantes do partido ou partidos da coligação; no Pacto para a Justiça; no combate aos incêndios; nas medidas contra a evasão fiscal; no levantamento parcial do sigilo bancário; no escrupuloso respeito pela manutenção abaixo dos 3% do desequilíbrio das contas públicas - uma opção assumida, não por imposição de Bruxelas, mas por força dos princípios deste Governo, na linha da exigência de controlo das contas públicas; na publicação do Relatório sobre os Oceanos; sobre o desenvolvimento sustentável. E tantas outras medidas, tomadas em apenas quatro meses!
Teria sido interessante ter ouvido ontem o senhor Presidente da República proferir uma palavra sobre o mérito das medidas estruturantes que ousámos tomar, uma palavra de apreço ou uma palavra de discordância por essas medidas deste Governo empossado em 17 de Julho de 2004 e avalizado há alguns dias com a posse de novos membros do Governo. Durante estes quatro meses, existiram gestos que em pouco favoreceram a harmonia institucional e a serenidade na actuação do Governo.
Cito apenas três exemplos: a convocação de economistas ao Palácio de Belém que criticaram as opções do Orçamento de Estado; noutro momento, as divergências manifestadas publicamente sobre a política de Saúde; ou mesmo a chamada ao palácio presidencial de um comentador de uma estação privada de televisão num momento particularmente sensível.
A importância das reformas em curso contrasta com a insignificância dos incidentes que ontem não foram especificados. Talvez por se tratar de 'episódios' meramente protocolares e secundários e que, no entanto, foram apresentados como fundamentos da decisão.»


Em o livro "Percepções e Realidade" de Pedro Santana Lopes

George Sand disse...

Este blogue, que me desculpe o Dr.PSL, vale essencialmente pelos comentários. Até porque, às opiniões do Dr. PSL temos aceso através dos meios próprios.
E, claro está, pelo que se apende.
Então foi MFL que ajudou a derrubar PSL...e o caso com o Dr. Sampaio também me parece muito bem apanhado.
Melhor nem o Nuno Rogeiro nos tempos do Iraque subterrâneo...bons tempos. Aquilo é que era análise politica. Tudo sentadinho depois do jantar, a imaginar a toca da Alice no País das Maravilhas.
O pior, é que agora o coelho parece que está meio desaparecido. E, os espelhos, por mais que tentemos, não funcionam.O país das maravilhas desapareceu. E, o Nuno Rogeiro deixou de contar histórias giras.
Pálidos serões! Acabamos a lêr o Júlio Diniz à luz da vela...

Jorge disse...

Com essa conversa de procurar saber porque Sampaio demitiu o Governo maioritário do Dr. Pedro Santana Lopes, presumo que estão a lançar uma casca de banana no seu caminho. Procurando que ele não respeite o que foi aprovado no último Congresso do partido, ou seja, a expulsão de militantes que contrariem as directrizes do partido nos 60 dias que antecedem os actos eleitorais. Amanhã começa o prazo. Ao responder, teria forçosamente que ser hoje, porque sabemos que existiram militantes do PPD/PSD envolvidos na negociata com o comuno-socialista Jorge Sampaio e com os coveiros da Nação.

o cusco....... disse...

Estranho MESMO é ouvir um Líder duma ideologia do mais anti-humano, do mais ditatorial, violenta e sanguinária, como é o Comunismo, dizer agora na TV depois da meia-noite, estar assombrado por certas empresas não quererem fazer greve. Dizia Jerónimo de Sousa que era uma manobra anti-democrática!!!
Anti-democrata é a ideologia Comunista que matou milhões de trabalhadores desde 1917 até aos nossos dias.
Ainda hoje se viu o que a Correia Comunista fez. Bombardeou casas de famílias do outro lado da fronteira.
Isso devia ele estar a condenar.
Na Rússia Comunista, ( que foi alastrando a ditadura pela força dos tanques e armas, invadindo Países independentes como se de terreno privado se tratasse, arrasando e matando tudo o que se lhe metesse á frente, esmagando tentativas de retoma de democracia em Países que tentavam voltar á normalidade política) , nem a palavra GREVE se podia pronunciar, quanto mais fazê-la e ir gritar para a rua….
É preciso ser muito cara de pau!!! FRANCAMENTE!
Mas não há quem cale essa gente duma vez dizendo-lhe isto mesmo em directo numa das TV’s?

Maria Tuga disse...

Estranho é o PSD não ter opinião sobre vários assuntos como: suspensão das obras publicas, rejeição das parcerias publico-privadas, excepções aos cortes salarias das empresas publicas. Em tudo se abstem!! O PSD virou Pilatos Sem Decidir....

Hugo Correia disse...

Maria Lisboa,
Sapos todos engolimos de vez em quando. C'est la vie! Imagino é como será ter que lhe dar razão...«Eu serei Maria e de Lisboa mas gosto do preto do corvo no branco da gaivota e por isso sou “varina, uso chinela e tenho movimentos de gata” quando subo o Chiado»


«Quando se dá razão a uma mulher, não pode ela impedir-se de culminar o triunfo colocando o tacão na nuca daquele que admitiu estar errado. É-lhe indispensável fruir a sua vitória até ao fim. Já os homens, em situações semelhantes, têm geralmente vergonha de estar do lado da razão.»

Nietzsche, Humano, demasiado humano


É mesmo assim Maria(s)??? Por isso, homem prevenido...