sábado, 6 de novembro de 2010

Bodas de prata (não) políticas


Faz hoje 25 anos que Cavaco Silva tomou posse, pela primeira vez, como Primeiro - Ministro, depois de ter ganho, também pela primeira vez, as eleições Legislativas a 6 de outubro desse ano. Bodas de prata, pois.
Acompanhei -o em todo esse processo e, nesse mesmo 6 de Novembro, tomei posse como Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Cavaco Silva foi emposado meio ano depois de ter ganho o Congresso da Figueira da Foz, no qual foi eleito líder do PPD/PSD. Hoje, são dez da noite e não vi ninguém assinalar essa data, pelo menos, nas televisões.

Foi o início da caminhada vitoriosa do homem que mais tempo esteve no Poder, a nível nacional, desde o 25 de Abril. Há 25 anos, fiz essa campanha pelo País todo, quase sózinho, com Cavaco SIlva. De terra para terra, dentro do carro, a escrevinhar notas com sugestões para os discursos de uma campanha extenuante de um líder que era pouco conhecido e que, por isso mesmo, tinha de calcorrear o território nacional, indo, de concelho em concelho, apresentar - se ao eleitorado.

Cavaco Silva ganhou, sendo ainda Presidente da República, António Ramalho Eanes. Dois meses depois, Mário Soares foi eleito Presidente, contra Freitas do Amaral, apoiado pelo novo Primeiro -Ministro.
Meses antes, nos Jerónimos, tinha sido assinado o tratado de adesão às Comunidades Europeias, que se concretizaria a partir do 1º dia do ano seguinte. Iam começar a chegar os célebres Fundos Europeus que apoiaram dez anos de governação do actual Presidente. Até 1995, foram mais duas vitórias em duas eleições legislativas:19 de Julho de 1987 e 5 de Outubro de 1991, ambas ganhas com maioria absoluta. Saíu para entrar António Guterres que deixou São Bento por ter vislumbrado o pântano.

Faz hoje 25 anos que aconteceu a primeira vitória eleitoral do Português que melhor sabe ser Político dizendo sempre ser não - político. Nessa altura, Mário Soares, o Político que sempre assumiu essa condição, disse que não o conhecia bem, que não sabia bem quem era. Foi por essa mesma pessoa que foi ultrapassado em tempo de exercício dos mais Altos Cargos do Estado.

16 comentários:

joshua disse...

Parabéns, mas o País corre perigo hoje. Hoje é um problema brutal.

Anónimo disse...

Por falar em classe! O homem não tem classe nenhuma, nem nas ideias. Ó Senhor, o homem já devia fazer parte do arquivo morto da Administração Pública, como Soares, como Sampaio, e essa malta toda, que é toda igual, apenas tem número de série diferente.

Quanto a si, deve cuidar mais de si, cuide-se, olhe que nem sempre vai ter cara de engatatão, e nós cá, não interessa o cromossoma, gostamos só de coisas interessantes.Mete o pé na argola e como se diz em chinês Fu Deu. Peço desculpa, nunca desenhei bem, mas tive de recorrer á tradução.
Mude as santanetes, que as tipas eram todas feiosas e nada classy. Comece a olhar para os lados, que há mais marés que marinheiras.

Q disse...

O País corre perigo hoje, mas não começou hoje, e o contador não está a zeros. Se é verdade que é urgente que nos tirem daqui, é também preciso responsabilizar quem nos empurrou cá para baixo.

Nuno Castelo-Branco disse...

Precisamente, faz hoje 25 anos, sem contar com o tempo em que foi ministro na AD. O homem está completamente "inocente" desta trapalhada toda, ou melhor, deste desastre.

o cusco....... disse...

“Viva Portugal” no anterior post seu, tem toda a razão. Eu acrescento que o necessário é estupidez natural e do PSD passa-se ao PS e logo logo a PM. Outros houve que fizeram o mesmo vindos do MRPP.
Cavaco teve a sua importância mas com tanto dinheiro da antiga CEE não foi certamente difícil encher o País de auto-estradas.
Hoje o que me chamou muito a atenção é o comentário “naífe” de Alegre.
Muitos “naífes” na política ultimamente….P Coelho, Teixeira dos Santos, agora Alegre.
Então o homem não está surpreendido de não ver ninguém do PS na campanha dele? ( ver em http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1704899 )
Nem todos os PS são como o líder ( omnipresentes e omnipotentes ). Se estão a mandatar e fazer campanha ao candidato deles, Cavaco Silva, não podem como é lógico ( HELLO????? ) estar a declamar na dele.
O que eu continuo a dizer é que o CDS e PPD deviam arranjar um candidato deles e limpar o sebo aos outros dois!!!!!

silva disse...

Estas Bodas de Prata, são pagas pelos portugueses a peso de ouro!
CS tem grandes culpas do estado do país, e não pode despir a capa de político quando lhe convêm.
Foi CS que pôs o país a viver acima das suas possibilidades e que transformou o estado numa verdadeira manjedoura. Também é verdade que estávamos condicionados e não havia grandes alternativas. Tal como agora!
Mas acontece que, hoje.
Os carros já não fazem rodagem!

Anónimo disse...

O senhor dignissimo presidente Cavaco Silva merece com todo o respeito esta comemoração afectiva.
Em virtude de ser uma pessoa como a maior parte dos portugueses, portadora da nossa essência genética do povo Brando e de bons costumes,acrescentando que o excelentissimo é frugal e parcimonioso.
Todavia a maior virtude do nosso presidente é o pragmatismo politico-economico, o nosso maior dignatário do estado é clarividente perante o mundo actual.
Um enorme abraço
Filipe Barreira

Anónimo disse...

Está nada inocente Nuno. O homem fez das dele, também. Sócrates, porém, teve os olhos maiores que barriga, e atolou-nos, under the consent of the others, right?

Mas agora temos novos patlões e já estou a considelal uma ida à Estética biointegrada pala fical com os olhos em bico. Novas publicações se adivinham, tais como «como os comunas enliquecem»; «uma maozinha amiga do comunismo»; «comunismo sem ressentimentos». Esta coisa da exploração do homem pelo homem é capaz de dar dinheiro...querem ver que nos enganámos todos?Granda melão para o Sr. Doutor PSL, já viu, se fosse há uns anos quando me interrogava sobre Direito Constitucional e eu me escondia nas catacumbas, que não queria ter nada a ver com as suas questões sobre limites esquisitos da CRP, eu ter-lhe-ia respondido com a politica jintao. Só tinha quelhe dizer...atente no futuro, atente no futuro...

Jorge Diniz disse...

Cavaco Silva está demasiado implicado com a "crise" de Portugal. Aliás, é o seu "pai" (Pai do Monstro, como o apelidou Miguel Cadilhe).
Por isso não conte com o meu voto. Melhor dizendo, se for para lhe retirar todo o seu património a favor do "interesse publico", aí votarei!

o cusco....... disse...

Eu penso que estamos a chegar a um ponto sem retorno.....
Não há um político no poder neste momento que não minta todos os dias e os média nem se fala. Eles são o culpados de mais de 60% de tudo quanto acontece de mal em Portugal.
Mesmo os que falam mal do Governo, fazem-no duma forma nociva ao interesse do País pois as criticas nunca são objectivas.
Em relação a Sousa, por exemplo. Falam mal do caciquismo, da má gestão, dos boys etc mas nunca o atacam por onde devem.
É um ser deplorável, mentiroso e corrupto.
Desde o CV, diplomas com data de domingo, Freeport, enfim tudo o que há antes de ser PM chega para NUNCA o ter sido, mas não.
Os média querem sangria, que dure, para vender jornais, quando se tivessem querido ele nem nunca lá tinha chegado, como acontece no mundo civilizado, que não o nosso.
É já nojenta a forma como afundam as pessoas e como tentam levantar os amigos.
Isto tornou-se numa selva.
Hoje em dia por exemplo, tenho reparado que sempre que falam de si, dizem o antigo Primeiro-ministro, ou Santana Lopes. Mas deve lembrar-se de como o tratavam há uns tempos.
Aquilo era nojento. E ninguém saltava em sua defesa. Agora como já viram que o Senhor tinha razão, foi realmente traído e até vêem as razões do porquê ( estão BEM á vista ), já o tratam melhor.
7%!!!
Mais até.
Teixeira dos Santos, uma das barbaridades a somar às constantes, que disse para obrigar Cavaco a obrigar P Coelho a assinar o acordo do OE (que lhe valeu a falta de confiança de milhares de portugueses que como eu mudaram logo o sentido de voto, pois estamos FARTOS DE MENTIRAS ), foi que o FMI devia vir controlar as contas se passássemos a barreira dos 7%.
Devia ter sido crucificado hoje por todas as capas de todos os jornais e devia ter pedido a demissão, hoje às 10 da manhã quando esse limite imposto pelo mesmíssimo Ministro das Finanças foi ultrapassado.
É uma questão de honra! De um ser de bem!
Claro que não podemos esperar isso dum homem que aceita trabalhar com um PM de tamanho curriculum, mas nós humanos temos sempre uma esperança que no meio de toda aquela….aquela..gente( estou no seu blog, tenho que me conter ) haja uma, uma só pessoa de bem.
Claro que Marcelo deve ter vindo ao seu blog ler os seus post antigos e ontem imitou-o ( muito tardiamente ) em falar num Governo de salvação nacional.
Depois dizem que Marcelo disse…
Não, Marcelo não disse, Marcelo repetiu, qual papagaio, o que o Senhor disse há meses!
Tudo isto é muito mau….e as pessoas não vêem ainda isso.
Quando as rendas começarem a subir, os empregos a falhar, a comida a faltar os ordenados por pagar, eu quero ver onde se vai esconder este irresponsável compulsivo, este ser no limite da racionalidade, esta criatura repugnantemente incompetente de inteligência emocional zero, este perigoso ser que veste a pele de normal e está á frente dum Governo Europeu.
É lamentável que se tenha chegado a este termo num País da EU e tudo e só por interesses partidários e pessoais de ligações a 4 ou 5 “famílias” que controlam o pode político.

Anti tios disse...

Ó senhor Santana, não lhe adianta nada bajular o senhor Silva!
Você é, segundo ele, a “má moeda”.
Custa não aparecer não é?
Vá para uma qualquer quinta das celebridades.
Pior que Sócrates como governante foi o senhor.

Camilo disse...

25 anos!!!
... que balanço?!!!

o cusco....... disse...

Confesso que me fartei de rir com o “anti-Tios” e a gargalhada aberta. Não por ironia. Achei mesmo piada a forma como escreveu aquilo, agora, tenho que lhe dizer umas quantas coisas.
Não deve estar habituado a ler PSL. Tem que ler sempre duas coisas. O que vê e o que “se respira” !!!
Quanto a maus governantes: Olhe bem esta criatura que lá está que eu digo-lhe que ainda está para nascer algo tão ruim como este PM e mesmo assim não sei se será nos próximos 10 milénios.
Aquilo já perdeu adjectivo desde que foi Secretário de Estado não sei de quê. Nem você acredita no que escreveu…….
E isso de não aparecer........Não há Santana????? Há hááááá!!!! Veja Tv., leia jornais....Está na “sopa”. Pode não ser sopa da quinta..Essa era feita no Tavares e levada às tias e olhe.....Até elas lá da quinta falaram nele!!!

Anónimo disse...

Já disse e volto a dizer que a figura Santana Lopes tem que olhar à volta e não se perder com santanetes! Quanto ao governo que o homem fez, não foi tão mau assim! Lá se ia cozendo, com as linhas que tinha mas deixou-se deglutir pelas vozes reaccionárias.

Já agora! Já não há TIOS em Portugal. São todos fatelas, foleiros e não têm onde caír mortos. Já desisti de olhar para porsches, mazerattis e outros da «troupe ferroviária». FOGO! Sempre que olho para uma coisa daquelas só vislumbro figuras iguais à do Vara e lembro-me logo do cheiro a peixe.

O tipo que está no governo FEDE! FEDE, muito! Não há máscara que impeça o FEDOR.É mentiroso, é FEIO, nem com o melhor trapo vestido aquele tipo me levava a «ver o mundo do avesso»! Prefiro comer moelas de frango com nabos e secretos de porco.

Dina disse...

Caro Dr Pedro
-25 anos! ... Espero bem que seja o fim de um ciclo cujo custo histórico e politico (do não politico) infelizmente iremos agora começar a contabilizar. E que contabilidade, meu Deus !
O não ser politico é uma forma inteligente de querer afastar as culpas, ao mesmo tempo que somos rotulados de pobres estupidos (que afinal até somos)
Até parece que ouço : « Eu nem queria ser politico ... Só fui dar rodagem ao meu carro . Mas, vocês insistem em querer-me lá .. Só faço o melhor que posso e sei... Pobre de mim coitado, que culpa me apontais ? »
Mais um pouco e parece que estamos no meio célebre dialogo de Frei Luis de Sousa. «Eu,...Ninguém !!! »
Tudo muito subterráneo , muito obscuro,levando-nos a acreditar numa respeitosidade de quem terá algum trunfo na manga para jogar no momento certo , mas cujo momento nunca chega por não ser o certo.
É esta falta de coragem e de dignidade que me aflige ...
Hoje , infelizmente não temos prata para bodas !

Anónimo disse...

Eu não gosto de cavaco e não bou botare nele. Já o disse e axo que se bocês continuar a falar do Cabaco estão a promober um outro tipo dinércia em Purtugale.
O Cabaco só está vem, calado. O cabaco só acerta quando num avre o vico. Penso contudo que o Cabaco podia fazere um numaro de circu, punha todose a rire.se, que ele é ingraçadu quando dize que fica incomudado com a impaciencia de algunse cidadaose. Ele tamém tem graça quando um dia, lá pró norte disse que num podia fazere nada contra o desempregu. Ele tamém pruboca a garagalhada quando disse que faze um esforsso inorme para tere bom senso. E que num lê jurnaises. Só manda aumentare a taxa de natalidade, e fazer maninus, purque pensa que as mulherese purtuguesase têm bontade de andaar na pinucada, quando os seus homense num tem dinhiero para mandare cantar um melru.
Eu num gosto de cabaco, porque o homem amanda muitose gafanotos cá para fora, num save cumere cum a voca fichada e espero vem, que o pobo portuguese salembre que este tipo pudia dissolbere a assemvleia da repuvlica se ele quisesse, pra nos librarmos do maior trambolho, bola de puse, que existe em portugale - o zezinhu, o filhu da sinhora adelaide.
Biba purtugale