segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sugestão

Chamo a atenção para o post do blogue de António Maria, intitulado «golpe de Estado».

Descontando e afastando alguns termos utilizados e as avaliações pessoais, é uma perspectiva de análise que deve ser lida, depois de vários textos, muito bem documentados, principalmente, sobre a evolução da economia portuguesa.

15 comentários:

Dina disse...

Caro Dr. Pedro
Tiro o meu chapéu ao António Maria !
Sinto que o PSD (o verdadeiro PSD), aquele que tem estado amordaçado, aprisionado e espoliado de si próprio , tem que mostrar a sua capacidade e limpar-se de vez das chagas purulentas que o infectam .
Para isso é precisa coragem e discernimento na análise . Esta resume-se afinal em algo de muito simples e que já se cantava numas canções de há uns tempos : « Se é para melhor está bem, está bem...Se é para pior já basta assim... » ou por outras palavras : Este orçamento vai pôr o País a trabalhar e a produzir riqueza? Vai? Muito bem. Então viabilize-se .
Não ? Então que se corte o mal pela raiz e se tenha a coragem de se chamar quem o ponha a trabalhar e produzir , com os riscos que lhe forem inerentes. Doutra forma é adiar uma agonia por mais 3,4,5,6 meses para uma agonia cada vez maior e muito mais dolorosa.
Ah! já me esquecia . Fui visitar o museu do pão e apreciei as medalhas comemorativas de todos os presidentes das 3 repúblicas feitas por um artista alemão , em massa fresca de pão. Também lá estava a de Anibal Cavaco Silva que dizia assim : «2006 a 2011» . Pergunto : Que quereria aquilo dizer ? Será que o artista alemão saberia alguma coisa, que ninguém mais sabe? (até Marcelo)

carlos disse...

Dr Pedro Santana Lopes,boa tarde.
Afazeres diversos e muita atenção reclamada,não me têm permitido comentar,mas tenho lido tudo o que o tempo deixa.
Faz muito bem chamar a atenção para os textos do Antonio-Maria!
Estou com ele e com as suas opiniões sobre a necessidade de "limpeza" daqueles estudiosos que,com tanto saber e conhecimentos e experiências puseram Portugal e os Portugueses na indigente e vergonhosa situação onde chegamos.
Imagino os sorrisos dos europeus alemães à chegada do "rapaz"Santos e seu chefe.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Monteiro de Sousa

Jorge Diniz disse...

Tenho lido os comentários de "António Maria".
Em geral considero "muito bons".

Isto posto, considero que esta sua "chamada de atenção" signifique que tomará posição relativamente à postura do PSD actual.

Espero bem que sim, conquanto eu digo que o PSD não pode "patrocinar" o actual "roubo" (via OE).

TUDO É PREFERÍVEL A SUPORTAR ESTE BANDO DE MENTIROSOS.

maria lisboa.... disse...

Depois de ouvir Medina Carreira a pedir que se deixe aprovar este Orçamento, aos olhos incrédulos de Mário Crespo, já nem acredito ser filha da minha mãe! Vou pedir teste de ADN!

o cusco....... disse...

Sugestão: que tal fazer uma espera ao PM e aplicar-lhe o que os ingleses chamam de "citizen's arrestment" e entregamos na esquadra do lado por roubo e desvio de fundos estatais?
"Sobe-se o IVA, o IRS, as contribuições sociais, bem como toda uma série de taxas que farão diminuir o rendimento disponível das famílias e aumentar os custos das empresas e dos consumidores. Cortaram-se ainda salários, prestações sociais, despesas com a Saúde e os gastos com a Educação. Tudo em prol do "interesse nacional". Porém, sabia que o mesmo governo que está a querer aumentar o IVA vai igualmente transferir 587,2 milhões de euros para a ASCENDI, com a desculpa de levar a cabo a "reposição da estabilidade financeira" da empresa? E que esse "reforço" equivale a um aumento de 289,6% das verbas pagas à ASCENDI em relação a 2010? (p. 212 do Relatório do OE 2011)
ver em : http://desmitos.blogspot.com/2010/10/subir-o-iva-ou-ajudar-ascendi.html
ELOUQUECERAM DE VEZ?
Senhor PR!!! Tem algo a dizer sobre esta BARBARIDADE ou também não?
Não, não é? Pois, já calculávamos......
Ao menos o General Eanes goza com o parecer ter "cara de pau" ( que não tem de todo!!! ) outros sim têm e gozam com o povo!

Não digo o nome, porque Tenho Medo disse...

Cara Maria Lisboa, questione quanto ganha Medina Carreira. Questiona quanto ficará a ganhar. De seguida, questione o que sabe fazer para "ganhar a vida". Aí, conhecerá o seu "posicionamento".

Hugo Correia disse...

O tom dos comentários endurece e como se compreende. O que se está a passar com este país é de deixar qualquer um incrédulo. Tenta-se substituir a ira com a graça e a ironia numa tentativa de auto-controle, mas é de facto difícil. Austeridade para aqui, medidas para acolá, dívidas para cima, (moral para baixo)... É mesmo um teste à resistência. Sou um admirador confesso de Pedro Santana Lopes. Porquê? Porque palavras como austeridade não são sobrevalorizadas. Rigor sim, controlo sim, o próprio sabe bem disso, mas falta o resto. Ou seja, como crescer e criar riqueza? E como moralizar e motivar as "tropas"(já de luto vestido) para se alcançar esse objectivo? Não se vislumbra ninguém com poder de decisão neste país com esta visão e ambição. Todos dão comodamente os seus palpites, mas não fazem ideia como, efectivamente, puxar o país para cima. Um bom exemplo foi o debate do "Prós e contras" com os ex Presidentes da República(30 anos de Presidência). Já não chega de debate inútil? Ficam todos satisfeitos com um entendimento(ou não) que viabilize o orçamento apenas para responder aos mercados e continuar a manter como possível o financiamento externo. Mas isso não implica mais dívidas e continuar a viver a crédito? Não significa ser governados pelos mesmos que nos deixaram nesta situação? Muito pouco. Assim, nem a "Fénix" nos salva.

O CUSCO....... disse...

O Senhor tinha razão!!!!!
O Sol:
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=2181

Afinal P Coelho não foge á regra.
MENTE!!!

maria lisboa....... disse...

Que horror...Nem tenho palavras para descrever a minha desilusão.
A Agência de Notícias de Portugal, S.A. diz que e passo a citar: “Lisboa, 19 Out. (Lusa) -- O presidente do PSD afirmou hoje que o Governo deve responder às propostas dos sociais-democratas sobre o Orçamento do Estado para 2011 até ao dia da votação do Orçamento na generalidade, 29 de Outubro. De acordo com fonte social-democrata, na sua intervenção na reunião do Conselho Nacional do PSD, que decorre num hotel de Lisboa, Pedro Passos Coelho considerou que "o PSD deve considerar a possibilidade de se abster" na votação do Orçamento do Estado para 2011.
Muito a sério, há décadas que não tinha uma esperança tão grande num político...Que horror...Afinal são TODOS IGUAIS.
Um mentiroso que chama o outro mentiroso quando é ainda mais mentiroso que o outro.
De Sócrates só esperamos mentira e arrogância. Ninguém já lê nem ouve o que ele vomita. Cheira a azedo, é bosta, corrupto e intragável. Enganou o povo e o PS apoiou-o na mentira para poder mamar a vaca até secá-la. O pior lobby do mundo. Partido Socialista Português. Onde está seca a fonte seja no Governo, nas Regiões ou Autarquias.
Agora que este líder do PPD, depois de tudo o que passou, ouviu dos ex-líderes e disse ele mesmo deste orçamento, vai deixar passar?
Nem sei o que dizer. Maria Lisboa ficou sem saber o que escrever pela 1ª vez na vida...A moral destas semanas foram para a sanita.
Pobre povo que não tens ninguém que olhe por ti.
Mentiroso!!! Que horror...outro mentiroso :( :( :(
que horror.............
Deus queria que esteja enganada e dia 29 tenha que vir aqui pedir desculpa a PPC pelo que disse morta de vergonha mas FELIZ por ter errado.

Anónimo disse...

Facto: As iluminações de Natal da Camara de Lisboa vão cutar 864 mil euros.
Sugestão: o Senhor vereador sabe disto? Vai pronunciar-se sobre isto? pronunciou-se sobre isto?

Está aqui:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=474351

George Sand

Anónimo disse...

Este PM nunca teve vergonha na e da forma como ascendeu na máquina política e não seria agora que iria demonstrá-la. É o país que tem de se livrar dele democraticamente antes que ele se livre do País para ir para um cargo de nababo político europeu. Os Portugueses são infelizmente na sua maioria pensionistas da cadeia alimentar socialista criada para garantir o os votos em troca das benesses.
A incompetência e o crime lesa pátria é de bradar aos céus. Basta ver o aumento da despesa neste consulado maçónico socialista (bastariam mesmo só os últimos 3 a 4 anos) para perceber porque é que Portugal está penhorado para os próximos 15 a 20 anos a não ser que se criem condições que teriam que ser verdadeiramente extraordinárias para limpar tanta sujidade numa década ou pouco mais. Vem aí a terceira vaga socialista: a da chantagem, a da demagogia elevada ao ritual da eucaristia do crime económico, a da vitimização compulsiva do PM mais incompetente que este país alguma vez viu. Olhem para trás e percebem a golpada constitucional do presidente Sampaio, que, ao que me dizem mandou pintar no tecto do seu quarto a frase "Há vida para além do défice" só que o pintor interpretou como pergunta e acrecentou-lhe o ponto de interrogação e a frase ficou "Há vida para além do défice ?".
Ao que se sabe ele contempla a frase todas as noites de cabeça deitada na almofada, mas não percebe de onde veio nem o que quer dizer. Nunca soube. Está bem refomado e longe da realidade.

Ernesto Sousa

Sérgio Rebelo disse...

Eu só gostava mesmo era de saber se uma das condições que "afinal" PPCoelho tinha para "ainda" dar mais uma vez a mão ao amigo do PS, ( Agora parecem ter o dominador comum da mentira, pois PCoelho "afinal" aceita subida de impostos e portanto MENTIU, repito, MENTIU ao povo Português ) é a anulação daqueles milhões todos para as Contas do Compadre de Dias Loureiro ( os filhos estão casados ),Jorge Coelho para a Motaengil ou lá como se chama aquela máquina camorrenta.
Como diz o senhor "cusco" num comentário aqui no blog do Dr. Santana Lopes:
"...Porém, sabia que o mesmo governo que está a querer aumentar o IVA vai igualmente transferir 587,2 milhões de euros para a ASCENDI, com a desculpa de levar a cabo a "reposição da estabilidade financeira" da empresa? E que esse "reforço" equivale a um aumento de 289,6% das verbas pagas à ASCENDI em relação a 2010? (p. 212 do Relatório do OE 2011)"
Vou ver á lupa tudo isto para poder falar de papo cheio!!!

Anónimo disse...

Boa noite!

Escrevi aqui, há tempos, que homens com uma linha em forma de boca merecem a minha desonfiança.
Oxalá me engane, PPC!

Portugal mete dó :( e a classe política e governante mete nojo.

Eu patriota me confesso e não alimento bimbos!

E vou jejuar de política. It stinks!

Voltarei se Pedro Santana Lopes resolver ir à luta por Portugal!

Passem bem.

MG

um pobre... disse...

Dr.Pedro.Peço a Deus muitos anos de vida para poder contar esta parte NEGRA da História de Portugal,ás gerações vindoras.
Não se cale,por favor!

Jorge disse...

Porque adiar o inevitável? Por mim a solução está no FMI. Já que, por mais do que uma vez provámos não somos capazes de efectivar as reformas do país, então que sejam os outros a fazê-lo.