sábado, 21 de novembro de 2009

Limitados

Agora é a polémica por causa da Igreja de São Francisco Xavier. Mas, se não gostam por que razão não a mudaram nestes cinco anos?
Li as declarações do Arquitecto Nuno Teotónio Pereira que não gosta do projecto. O projecto é do Arquitecto Troufa Real. O projecto é da Igreja e o projectista terá sido convidado por João Soares, de quem foi amigo. Não conheço o projecto, acredito que seja polémico. Mas por que não falam de edifícios na Avenida da Liberdade, com cérceas avantajadas, com últimos andares que parecem "acrescentados"?... Ali mesmo na esquina do Parque Mayer. As Twin Towers, ali em Sete Rios, nunca as viram ? Que planeamento respeitam? Respeitarão a paisagem urbana? O Corte Inglês, esse não ofendeu nunca nada? Está mesmo de acordo com o estilo do edificado que o rodeia.
Estas estéticas de grupo são muito curiosas. Vão entreter - se com o que fazem e não olhem sempre para o mesmo período. São limitados, no tempo.

18 comentários:

MIGUEL VAZ SERRA....... disse...

Dr. Santana Lopes
Limitados estamos todos, e em todos os sentidos. Até os "palermas" como eu sabemos vê-lo.
Não posso deixar e antes de mais, notar o que já estava anunciado há 5 anos. Sócrates veio para ficar, doesn't matter how. E lá vai mais uma oportunidade de voltar á Democracia...as escutas são arquivadas.
Num País de arquivo, dá vontade de auto-arquivar-se. É mais fácil, mais seguro, "come-se" melhor.
Poderia viver sem arquivo?Poder podia, mas não era a mesma coisa...
Num último comentário a quem não chega lá: O facto de nós não entendermos os outros, devido ás nossas imensas limitações mentais, não faz desses palermas!

Hugo Correia disse...

Não está propriamente ligado ao seu post mas achei pertinente a lembrança do que era escrito(publicado) há exactamente um ano atrás.


''[...]Diferente, diferente, é a classificação do ministro das Finanças. Isso é que convinha escalpelizar. Então as tais extraordinárias performances, a fantástica redução do défice, a proeza da consolidação orçamental? Nada disso é levado em linha de conta?
Eu sei que estas avaliações de estrangeiros são muito subjectivas. Mas não podem valer quando um desk de uma revista internacional diz bem do trabalho do Governo – e não terem importância quando o arrasa!...
Ainda por cima, poderia ser o antepenúltimo, vá lá o penúltimo… Mas o ÚLTIMO, O PIOR entre todos? E não foi um jornal qualquer – foi o Financial Times. Não por mera opinião, mas com base em critérios iguais para todos. Esta notícia, sim, é importante, porque mexe com as vidas de todos.
Um dia vai ser clara a vergonhosa manipulação e a inconcebível propaganda feita para sustentar a ocultação do endividamento e enfraquecimento da economia portuguesa.
Porque a questão é mesmo essa: a reforma da Administração Pública ficou por fazer e o peso do Estado não diminuiu; os défices das estradas, dos hospitais, de empresas públicas, foram varridos para debaixo do tapete da desorçamentação; o crescimento das receitas dos impostos e a poupança nas despesas sociais contribuíram, e muito, para os resultados apregoados.
Essa sim. Essa é a notícia que tem, teve, terá, efeitos reais no dia-a-dia dos portugueses. Se eu estivesse a dizer no Parlamento o que estou aqui a escrever, já sei o que diria José Sócrates: ‘É preciso ter descaramento!...’. Mas a verdade está a vir ao de cima, sobrepondo-se ao embuste.''

Pedro Santana Lopes,
Equinócios e Solstícios (221108)

Anónimo disse...

Não é só em Lisboa. Passa-se em todo o País.
A "arquitectura para arquitectos" é o que dá! É bem pior, porque ninguém pode contestar os "artistas". O gosto não se discute e quando misturado com ignorância técnica apresenta os maiores atrevimentos!

Os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Eu acredito sinceramente que se o Dr. Santana Lopes não tiver uma importante intervenção na liderança do PPD/PSD, continuará tudo na mesma.

cumprimentos

Anónimo disse...

Dr.Pedro Santana Lopes,
E agora num registo mais sério, sem se perder nunca de vista o humor que é dos melhores temperos da vida.
Gosta mesmo disto? Acha este projecto mesmo bonito?
Arquitectutra é modernidade, arrojo,e sobretudo bom gosto.
O desassombro que é a catedral de S. Paulo do Niemeyer.E uma das mais recente obra do Siza, um monumento feito de luz nas margens do Guaíba: o museu Iberê Camargo. Estive lá. Tem até um problema como museu...é que sobrepõe-se de tal forma às obras expostas, que se visita, ao contrário de todos os museus, de nariz no ar.
Os próprios artistas comentam isso...é dificil expor no Iberê, porque o Iberê é arte e é das maiores. (Vou ver se lhe arranjo umas imagens).
Tanta coisa absolutamente excepcional que se faz por cá e que se faz lá fora...dê uma vista de olhos nos projectos de Shangai 2010, vale mesmo a pena.O novo aeroporto de Pequim.
(as Venezas do Dubai não me entusiamam particularmente)
E, a igreja do Troufa é isto?
Conhece o enquadramento do alto do Restelo, dos jerónimos, da CCB...isto?


Cumprimentos,


Marquesa de Carabás

Paulo Lopes disse...

Caro amigo,
A Igreja mais parece um fálus, bem ao estilo muçulmano. Simbologia que não tem nada a ver com o Cristianismo, a não ser que seja uma afronta aos valores cristãos.
É absolutamente miserável que a Igreja Católica em Portugal não entregue obras novas nas mãos de arquitectos absolutamente católicos e praticantes. Depois saiem esses abortos que são uma vergonha.
Não quero dizer que o Troufa Real, o Luís Conceição e outros, não tenham consciência do espaço sagrado, mas não é a mesma coisa!
E tento em atenção os ataques velados e manifestos à prática cristã, é preciso ter muito cuidado com o que anda por aí com apoios duvidosos...
Abraço,
Paulo

Hugo Correia disse...

Porque é que me dá um nó no estômago sempre que vejo, ouço notícias com: ''Constâncio avisa...''; ''Constâncio admite..''; ''Constâncio revê...''; ''Constâncio defende...''; Constâncio isto, Constâncio aquilo??? Afinal quem nos (des)governa? Pondera candidatar-se ao cargo de vice-presidente do BCE. Tem todo o meu apoio se isso significar deixar-nos de uma vez por todas. Faça bom proveito...

h,santos disse...

Atenção Dr.Santana Lopes, conforme já lhe disse; volto dizer neste espaço; para mim que ando cá desde sempre, desde o 1º dia,e nós os do ppd-psd e os que vieram depois engrossar o n/partido afirmo sem a mais pequena duvida e estou convicto que hoje no n/ partido o Sr.tem a voz mais autorizada para falar em nome de todos, pois o meu amigo não tem RABOS de palha, eles que bem tentam, mas o melhor que arranjam é que o Santana gosta é de mulheres, agora veja bem se é o contrario, já o tinham pendurado no candeiro mais alto de lisboa, pois que o Sr. é de Lisboa....., mas estou a escrever estas linha para lhe pedir, e espero que aceite, para o meu amigo falar, mas falar como antigamente, lembre-se do congresso de Barcelos em que estava em forma , é cá para mim poi ai que o sr. os assustou, pois eles viram a sua fibra ...quando digo eles, falo também dos que supostamente deviam estar por si, mas esses persentiram o perigo e deeste ai o sr. nunca mais teve paz na vida, pois o sr. está fora do grande grupo de intereses, e como tal não estavam pelos ajustes, e como cavaco silva queria ser candidato, o Sr.era um estorvo...e como tal havia que o remover...e esse é para mim o ponto ZERO, do que hoje estamos a sofrer e continuaremos a sofrer, pois agora isto, já lá não vai com mézinhas.
Por isso só resta uma coisa Santana Lopes, tem que saber que está escudado em homens como eu sem medos de nada, de homens que não fugiram para o inimigo, que não se acobardarão, que fieis á Pátria, que choram com a bandeira, o Sr. tem que erger a sua VOZ na camara de Lisboa, e em toda á parte em defesa da seu bom mome e em defesa do PSD.
cabo canpanha

silva disse...

A arquitectura em Portugal vai muito mal, diversos exemplos construídos e projectados provam a falta de maturidade e provincianismo da arquitectura portuguesa e em Portugal do Seculo XX e agora a caminho do Seculo XXI, senão vejamos:
-Agencia Europeia para a Navegação e Observatorio Europeu da Toxicodependencia em Lisboa
-A agressividade da Casa da Musica no Porto
-O bolo de noiva da Fundação Champalimaud em Pedrouços
-o patético Novo Museu dos Coches
-Edificio "Mono do Rato"
-A loucura da nova igreja multiusos no Restelo
-Projectos de pseudo-recuperação que descaracterizam muitos dos edificios das Avenidas Novas

A cereja em cima do bolo, é a estupidez do espaço público no Terreiro do Paço.
Apesar da grande maioria dos lisboetas se pronunciarem contra o arquitecto Bruno Soares, levou a sua avante e conseguiu introduzir uma curva larga (vincada no pavimento) em frente ao Cais das Colunas. Num espaço de grande rigor, geometria e disciplina único no Mundo, Bruno Soraes conseguiu deixar a marca do homem moderno -poluir.
A arquitecto afasta-se do Homem dos seus anseios e aspirações, vivem-se tempos de totalitarismo de alguns seres iluminados que se impõem aos seus cidadãos sem pudor.
Era dificil fazer pior.

Anónimo disse...

Adeus Lisboa, como eras bonita...

Anónimo disse...

Dr. Santana Lopes,
Mais vale render-se às evidências. Ninguém está nem aí para a igreja...é feissima, mas os comentários são o que são. Ora então, vamos lá...um dois três

http://www.youtube.com/watch?v=BJtFSOGdA1I

M.C.

Anónimo disse...

Sr. Vaz Serra,

Plas alminhas, não se arquive.
Se se arquiva então é o diabo.
É preciso dar ânimo ao bloguista. Ele é a faixa de gaza para cima,a faixa de gaza para baixo, agora com chuva, coitado, mais as assembleias municipais que são aquilo que se sabe...se se arquiva como é que é?
É que nem se lhe afigure tal coisa. Faça-me o obséquio: ande-me para a frente, que para a frente é que é o caminho.
Ele faz que não liga, que não liga, mas sempre vai andando, sempre se lhe dá ânimo!
Estamos pra aqui numa encruzilhada dos diabos. Até o velhinho do marocas já está preocupado com a "degradação do PSD".
Bem que se podia preocupar com a degradação das pantufas.
É tudo uma cambada de "pantufados", num País "atapetado".
Estamos entregues à brigada do reumático.Não tarda chega o surfista do guincho.
Assim não pode ser.
Vaz Serra ao seu lugar e ,Dr. Santana Lopes aprume-se!Adelante meus senhores e boa noite!
M.C.

Anónimo disse...

Caríssima Marquesa

Os jovens do 31, voltaram á carga.
Desta vez, inauguraram uma estátua de Jaime Neves no Campo Pequeno.
Segundo consta removida esta tarde, por não obedecer aos padrões estéticos da cultura vigente, mais ao estilo do Náutilos com Minarete, da Mesquita de Trofa Real.

Mas o mais importante foram as entrevistas que fizeram aos Alunos da António Arroio, onde podemos comprovar a aberração que constitui o actual sistema de ensino.
Aqui para nós, cara Marquesa, como eu gostaria que as as novas gerações, ganhassem asas e levantassem voo.

Por eles principalmente, mas também por nós, que isto de tentar convocar o Clan Luso, é uma estafa.

Veja se arranja um Link, para o Sr Dr Santana Lopes, avaliar o enquadramento Estético e Cultural e Espiritual, do Náutilus com Minarete póst- Modernista, com vista parao Tejo e para a Torre de Belém.

Acha que a Cruz será permitida?
Ou será que a Igreja é Laica?

Os meus cumprimentos Srª Marquesa.
Os meus respeitos Sr Dr.

Maria da Fonte

Inez Dentinho disse...

1) Há muito que a Igreja «que se propõe» sucedeu à Igreja «que se impõe».
2) O projecto está forrado de síombolos maçónicos - a cedência do terreno por João Soares teve como condição o ajuste directo a Troufa Real.
3) O minarete fará um ruído urbanístico aos Jerónimos maior do que o das torres do Restelo nos anos 80.
4) Uma vez mais vence a arquitectura do protagonismo face à arquitectura de serviço.
5) Se houvesse um levantamento sério sobre o aproveitanmento dos templos na Cidade depressa se concluiria que maior necessidade tem a Alta de Lisboa, a Expo e o Braço de Prata (onde o PDM obriga à construção de equipamentos religisos para x novos habitantes) do que a parte Ocidental de Lisboa onde tantas igrejas precisam de restauro e culto.

Anónimo disse...

Cara Maria da Fonte,

Tenho andado fugida mas não desaparecida.
Vi a estátua gloriosa no campo pequeno,da rapaziada. De vez em quando é que me aborreço com a falta de chá de alguns comentadores e, como não estou para me chatear, assino só para quem percebe,e mudo o registo.
Mas vou seguindo atentamente, também no face, que está animadissimo.( Imagine que o Rui Rio está lá, de peito feito, com os 31!)

Acha que devo mesmo linkar o "blogueiro", por causa do "trouxa?Eu não me importo de linkar, mas logo por causa do Trouxa?

Ó Maria da Fonte tenha dó...manda -mo-lo mas é dar corda ao sapato e ir até ao Restelo para imaginar o Nautilus a escorregar por ali abaixo,à hora do terço,acho que fica logo esclarecido.

Quanto ao 25 de Novembro, gostei dos vídeos e comentei. Muitos de nós passámos um bocado por cima dessa época por sermos ainda muito novos.(A minha preocupação,era mais se saía ou não os caminhos de ferro de Angola no exame da quarta classe, uma chatisse!)

Então se é para linkar o blogueiro (tou farta de linkar!) aqui vai mais um "tubo" o do trouxa: http://www.youtube.com/watch?v=4mNGSyTCpsc

e mais outro "tubo" que este é muito deprimente e, como sugestão para a inauguração do nautilus e para não ser só dar na cabeça do blogueiro,senão ele não nos publica.Não,não é chopin,mas é sempre lindo:

http://www.youtube.com/watch?v=2uYrmYXsujI

Marquesa de Carabás (M.C.)

Anónimo disse...

Maria da Fonte
Esqueci-me deste tubo.Faz parte da "cultura geral" .É um presentinho para si, pela sua dedicação e empenho


http://www.youtube.com/watch?v=14yM2ioAHRc


N.C.

Anónimo disse...

Exmº Srº N.C.

Agradeço a sua atenção.
Mas sabe, eu em opções de Regime não sou Repúblicana.
Sou Monárquica!
Questão de coerência Histórica!
E a minha opção sobre a forma de Governo menos susceptível de alimentar as Máfias subterrâneas e tentaculares, que defraudam os contribuintes e destrõem as nações, como está a infelizmente a acontecer em Portugal,: é o Estado Mínimo.
Nunca, a Demagogia vigente!
Com os melhores Cumprimentos

Maria da Fonte

uma amiga do V.S. disse...

Querida M.C.
Sou amiga do "palerma" do Vaz Serra e por isso e depois de ter falado com ele sobre o "auto-arquivo" dou-lhe razão, a si pela falta que os comentários dele fazem e enriqueceram este blog ao longo destes anos ( sim, anos )mas também a ele pela forma como as coisas são ás vezes.
Toda a gente tem direito a exprimir o seu desagrado, aliás como ele Vaz Serra faz, mas com sentido, de maneira construtiva e sempre e quando aporte algo. Aquele comentário, por exemplo da mulher que se fez passar por Francisco Mateus e que nem escrever "elucidar" sabe, não aporta nada, nem a nós nem a este bolg e portanto e como tal nem deveria ter sido publicado aqui. Lixo deve ir para o lixo, ou todos comungamos da lixeira.
Amiga Marquesa, temos então o que toda a gente sabe da vida. Tudo começa um dia e tudo acaba noutro.
Ao Vaz Serra que vive fora há muitos anos, mando um beijinho muito grande e um imenso obrigado pela forma de estar na vida, sempre genuino,amigo e de uma só cara!!!
M.J.