sábado, 31 de outubro de 2009

Directas

Os Partidos que adoptaram as Directas, como método de eleição dos respectivos líderes, têm uma garantia: por muito que os dirigentes falem e digam as suas preferências, são "as Bases" que decidem.
De tempos a tempos, há quem aponte os "contras", que existem, desse método de eleição. Mas, é nas ocasiões em que alguns aparecem a anunciar as suas preferências por diferentes candidaturas, que mais se sente a importância da garantia de serem os militantes a ter a palavra decisiva. E quanto menos "ligarem" às preferências, sejam elas quais forem, de quaisquer Dirigentes, locais ou nacionais, mais genuíno será esse poder.

6 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, que não sou lisboeta, há o lado positivo na sua não eleição como presidente da câmara que é a esperança na sua disponibilidade para Presidente do PPD-PSD e futuro PM.
Na prática ganhou as eleições porque as suas opiniões não estão condicionadas a nada enquanto que o presidente “institucional” tem de submeter as suas decisões a muita “gentinha” (coligativos, Alegres, Cs. da Silva, Saramagos, etc…). Eles são tantos!..., para não falar “nos” PSD votantes no PS contra Si.
Depois de assistirmos a estes lamentáveis chamamentos dos derrotados a “Cristo para voltar à terra”, só nos resta que utilize a sua inteligência, agora muito mais despida daquela ingenuidade anterior que tanto foi aproveitada para o diminur, para nos dar alguma expectativa.

Os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

De facto, muitas "análises" que têm sido feitas parecem esquecer que o futuro líder do PSD será escolhido directamente pelos militantes.
Até já li que a distrital Y é controlada pelo fulano Z e isso representa não sei quantos votos...
É, no mínimo, desconhecer as regras daquele partido.

Hugo Correia disse...

E o mais fantástico é discutirem-se nomes e hipotéticos quando ainda há uma líder em funções, neste caso no PSD, que se saiba ainda não se pronunciou sobre o seu futuro no partido. Apenas a decisão do Conselho Nacional para marcação de directas no início de 2010. E é isto suficiente para todos se esquecerem que ainda têm um líder? Só se apoia nas vitórias? Um líder eleito merece sempre mais respeito. A prudência deixou de fazer parte da vida dos políticos e dos cidadãos. Porquê tem que tudo ser feito tão à pressa? Quando o futuro de um partido tem uma influência excessiva dos ditos ''notáveis'' e ''elites'', é na minha opinião sempre um mau sinal e tem-se visto os resultados dessa influência nos partidos e por consequência no país. Uma pequeníssima parte não deve interferir no futuro de um todo. Não deveria haver militantes de primeira e militantes de segunda, como não há cidadãos diferentes perante a lei da Constituição. Todos devem prestar o seu contributo como podem e sabem mas respeitando sempre as regras já estabelecidas. Melhorar é sempre possível mas porquê alterar as regras só porque, por uma vez, os resultados obtidos não foram os pretendidos? Sou aquilo a que correntemente se chama um 'cidadão comum' e tento ser prudente e coerente com as minhas palavras. Nem sempre consigo mas esforço-me. Mas estarei assim tão longe da verdade e da realidade? Ou estou enganado e distraído!

Obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

Caro Pedro,
tudo isso é verdade. Mas tiveram no nosso PSD um contra enorme. Não havia nada como os nossos congressos. Os nossos congressos eram o topo da politica partidária. E agora perderam toda a chama.
Tenho imensa pena. As directas não ajudaram em nada o PSD.

Anónimo disse...

Muito bom dia a V. Excia.

Pois eu não sei se são mais importantes as directas se são as indirectas.Mas calculo que deve ser mais ou menos ela por ela. Então e tem notícias frescas do senhor professor?
Sempre se lança à água numa travessia para a "outra margem numa miragem", ou fica-se pelo toldo?
A aposta é que se fica pelo toldo com medo de molhar os pézinhos.
A não ser que seja um Rio, que se lhe atravesse no caminho...há quem diga que os rios são revoltos indomáveis e,imprevisíveis.

Cumprimentos a v. Excia.

Marquesa de Carabás

Helder Sá disse...

Meu caro Pedro,
Depois das derrotas que o Partido sofreu, fruto do autismo da nossa Presidente, venho pedir-lhe que em devido tempo se candidate á Presidência do PPD/PSD. Hoje, com os processos "Casa Pia", "Freeport", "Face Oculta" e outros de maior ou menor dimensão, confirma-se o que o nosso companheiro Feliciano Barreiras Duarte disse, salvo erro, em 2002: estamos envoltos pelo "polvo socialista" e hoje não tenho dúvidas que Jorge Sampaio é um dos cabecilhas, pois a sua demissão de 1.º Ministro foi para entregar o País aos que de socialistas nada têm.O PSD deve retornar ao PPD, tornando-se de novo num Partido personalista e humanista, de valores sociais, social-democrata e não um Partido liberal. Atrevo-me a dizer que o PPD/PSD exige a sua candidatura, que o Pais precisa de si, nada nem ninguém lhe podem apontar o que quer que seja. Por Portugal candidate-se à Presidência do PPD/PSD!

sahelder@hotmail.com