terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sonho esfumado

Lembram - se quando foi anunciado o acordo entre António Costa e Helena Roseta anunciado, com a expressa menção de que tinha "a bênção" de Manuel Alegre? Lembram -se, na conferência de imprensa que se seguiu num Hotel de Lisboa, como falaram até à exaustão de quem substituia quem, caso Costa tivesse de sair?

É que, na altura, estavam todos a dar por adquirida a derrota de José Sócrates... Tinham acabado de ocorrer as Europeias, os casos falados eram desagradáveis, tudo parecia encaminhar - se para a derrota de José Sócrates. Discutia - se quem seria o sucessor, se Costa, se alguém mais Seguro, e a Arquitecta sem projectos dizia que não seria ela a substituir o número 1 da lista, caso ele tivesse de sair, mas alguém do PS...

Como trabalharam irmãos amigos, primas, para Sócrates não ganhar!... Mas ganhou e a expressão dos "conjurados" era bem triste naquela noite... Sócrates vencera, Costa já não podia ser líder do PS, e a soma dos resultados, em Lisboa, das várias forças políticas concorrentes ás Autàrquicas, era preocupante. Que fazer? Mais valeu ir pela mão para cima do palco.

Que ridículo.

13 comentários:

Bruno Ferreira Costa disse...

Foi sem dúvida um ar de desânimo que Costa demonstrou na noite de domingo. Lá tem pela frente o frete de tentar ganhar Lisboa.
Os resultados no Concelho são animadores para a direita, juntos é possível alcançar os 40% e a vitória nas autárquicas.
Há que trabalhar nestas duas semanas para demonstrar que a candidatura Lisboa Com Sentido tem melhores ideias e projectos, para além de ter um líder capaz de devolver a grandiosidade que Lisboa merece.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes foi uma vergonha o que assistimos na noite das eleições; vimos o Eng. Sócrates antes da meia noite a fazer campanha pelo António Costa, esquecendo-se que o País tem mais Câmaras.
Apetece dizer que para José Sócrates o País é só Lisboa o resto é paisagem, nem tem interesse em falar, como tudo isto é hipócrita e vergonhoso.
Quanto a António Costa, que já pensava em ser o próximo presidente do PS, lá terá que esperar mais uns anos, ou será que vai esperar apenas uns meses, pois como sabemos o Eng. Sócrates não deve saber governar sem maioria, é caso para perguntar se ele cumpre o seu lugar de vereador na Câmara aquando da sua derrota eleitoral no próximo dia 11 de Outubro.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Catarina Gonçalves disse...

Boa tarde, Dr. Pedro Santana Lopes,

Acho claramente que a vitória das legislativas foi de Paulo Portas e do CDS/PP. O PSD, na minha opinião, poderia ter estado melhor. Faltou o sentido de uma juventude mais aguerrida numa única campanha mais organizada e com o "saber fazer". Faltou Pedro Passos Coelho...!!!... com a autenticidade de Manuela Ferreira Leite.
Não esquecer que "nós somos um rio, que não vai parar,...". O PSD é um grande partido como referiu o militante nº 1 e um português admirado por todos: Francisco Pinto Balsemão in Jantar encerramento campanha Manuela Ferreira Leite no dia 25 de Setembro.
Mas a mobilização, pode estar aí, para uma Lisboa cheia de sentido!!!
Vamos "esmiuçar" mais esta campanha, que creio que do ponto de vista de marketing da internet, e dos blogs que a acompanham e tudo o que tem passado pela comunicação social desde a imprensa escrita, à televisão , parece-me bastante bem.
Gostei do destaque do andar de bicicleta, na Alameda Keil do Amaral, muito bem conseguido como imagem de sustentabilidade, mobilidade e sentido de frescura e leveza dos seus participantes. Um marketing verdadeiramente sugestivo.O desporto faz parte de uma maior qualidade de vida,...fez todo o sentido.
Lisboa precisa dessa qualidade!!!
O verde da Lisboa com sentido é um verde de rigor e esperança. Tentar transparecer, o mais possível, nestes últimos dias que a acompanham ... num marketing que é uma constante para uma nova vida de Lisboa.
"...o marketing é a força mais poderosa à disposição de quem quer que queira mudar" (Godin,2006)

Catarina

JB disse...

Costa já veio dizer que não irá para o Governo, então como não acredito que venha a ser vereador na CML, porque é evidente que vai perder as eleições, irá para o desemprego, ou vai aproveitar as novas oportunidades para aprender o significado de obras(aquilo que ele não fez).

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Hoje fiquei a pensar que era estrangeiro. Ouvi os comentários que Cavaco Silva fez sobre as possíveis escutas dos possíveis mails que possivelmente foram vistos por possíveis membros duma possível secreta etc etc etc...Um amigo estrangeiro telefonou-me e perguntou. Que queria dizer o teu Presidente da República? e eu pensei..fez-se um silêncio muito pouco habitual em mim e tive que responder: Não fiques a pensar que não entendeste nada por ser estrangeiro porque eu não entendi nada também....Será que o País entendeu? tudo parece ser tão grave e não faz esta declaração antes das eleições? vai indigitar um homem para PM que não merece a mínima credibilidade, do seu ponto de vista? que quer realmente Cavaco Silva? guerra fria? ou gelada?
eu prefiro um pastelinho de Belém ou um bolo das Vicentinas em São Bento, porque estas guerras quem as paga são os de sempre...Nós!
Tenho esperança ainda de voltar a ter orgulho em ser Português....

jorge100 disse...

hoje li no Publico que PSL teria afirmado que queria a feira popular na Bela Vista, no espaço que estava destinado ao IPO (lembro que ia para Oeiras...). António Costa também referiu este assunto. É mesmo verdade?

Paula disse...

Lamento que se continue a dar tanta importância a isso!!!
Atá pus uma bandeira na janela...e até achei que poderia ser engraçado.
Infelizmente continuam a dar mais importância ao "diz que disse". Parece que Santana está a perder qualidades!!!
Sai a bandeira da janela.
Aqui no site não é Pedro Santana Lopes de todo!!!
Vou repensar o meu voto por isso...por aqui se ganha...por aqui se perde também.

Unknown disse...

Por mim a "Coligação Lisboa com Sentido" seria a escolhida para governar Lisboa, assim os Lisboetas queiram, coisa para a qual não posso contribuir, pois voto noutro local.
No entanto gostaria de deixar aqui umas pequenas palavras para reflectir, e pensar sobre o que se está a passar.
No Domingo assisti a um verdadeiro comício ali para a zona do Hotel Altis, onde um líder partidário e futuro primeiro ministro deste Pais manifestou o seu total apoio, e aqui diga-se bem ou mal, mas a estava ao lado do candidato. E do outro lado?? De cá assiste-se a uma caminhada solitária!!!!! Sim, caminhada solitária. Se o Dr. Santana Lopes ganhar, como espero, apesar de ter ainda bastantes dúvidas, a vitória será unicamente dele e dos que com ele estão a trabalhar. Essa vitoria a acontecer deverá constar nas escritos e estatisticas internas do PSD como a vitoria conseguida sem mexer uma Palha do Chão. É vergonhoso assistir a um silêncio tão grande por parte de um partido que de uma vitória como Lisboa tanto precisa.
Cumprimentos.
A. Marques

il disse...

Interessante a sua análise, caro companheiro. Se no PS , houve tantos a tentar derrotar Sócrates, verdade, verdadinha que a direcção do PSD tudo fez para que Sócrates ganhásse.

Temos de trocar os militantes? Eu dou de bandeja todos os infiltrados no PSD, mas não quero a ganga do PS por cá. Afinal lixo já temos nós muito e não acredito 'que se enxerguem' e desapareçam de vez.

Se Sócrates por gozo ou calculismo levou Costa pela mão, ao menos todos sabemos que MFL nem gosta de si. Se a srª aparece, consigo em Lisboa, o companheiro ainda vai ouvir uns buuuuuu's. A não ser os tachistas -e esses já devem estar a saltar do barco...- ninguém perdoa à srª as suas atitudes, nem a cobertura que deu a outras.

Desejo que no dia 11 possamos celebrar -vou comprar uma garrafa com bolhinhas, que com a crise não há para champanhe. Mas o que vale é a intenção, certo?

Manuel Carmo Meirelles disse...

Esta eleição para as legislativas ultrapassou todas as regras da decência e do bom senso, tendo descambado para níveis absolutamente inaceitáveis e vergonhosos, com todas as tramas que o PS inventou para impedir que se falasse das manigâncias de Sócrates e do rotundo falhanço do Governo por ele liderado. Um partido que não olha a meios para alcançar os seus objectivos, não teve qualquer relutância ou pudor em envolver nas suas pérfidas conspirações, o Senhor Presidente da República que foi o melhor Primeiro-Ministro da história da Democracia portuguesa e é um homem competente,respeitador, honesto e tem desempenhado o cargo com grande rigor e isenção.
No seu já longo caminho percorrido, não deixou rabos-de-palha nem foi protagonista de casos que possam manchar a sua honorabilidade, o que infelizmente não acontece com alguns daqueles que agora tentam afrontá-lo e atingir a sua honra, para daí retirarem benefícios e privilégios.
Não se importam de expor Portugal ao ridículo, desde que sirvam os seus interesses. Pobre democracia portuguesa que vai resistindo a esta cambada de vampiros e sanguessugas e que dificilmente algum dia se livrará dela.
Mas se a campanha para as legislativas começou e toda ela foi má demais, também não acabou melhor.
O vencedor que não contava sê-lo, ainda não tinha acabado os festejos da escassa vitória alcançada nas legislativas e já levava pela mão (e não ao colo porque era vergonha na presença de tanta gente), o candidato à Presidência da Câmara de Lisboa, para envolvê-lo na dinâmica da vitória e dar-lhe um empurrão para renovar o mandato.
Foi realmente um momento caricato e inacreditável aquele que presenciei. O dito candidato ia começar a dizer umas palavras mas embasbacou-se de tal maneira que acabou por não dizer nada. Caramba,na noite de 27 de Setembro, estávamos em tempo de legislativas, porquê a ânsia de falar em autárquicas? Porquê essa ajuda inesperada? E porque anda sempre o candidato Costa atrás do Primeiro-Ministro?
A resposta estará disponível na imprensa do dia 12 de Outubro.
Os portugueses têm que reflectir porque é que uma notícia forjada e manipulada pelo PS e apadrinhada pelo Director Marcelino do pasquim DN, conseguiu abafar o essencial da campanha para as legislativas e sobrepor-se a todos os problemas que deviam ser discutidos, desvirtuando-a por completo.
Dr. Santana Lopes, a máquina trituradora da informação que esteve ao lado de Sócrates, já está também a fazer o seu trabalho relativamente ao Costa.
Não lhe adianta indignar-se porque não ganha nada com isso. Aproveite bem as poucas oportunidades que lhe concederem para brilhar e mostrar que é o candidato que Lisboa necessita para voltar a ser uma cidade em que toda a gente se sinta efectivamente confortável e feliz.
Um abraço.

Dina disse...

Caro Dr Pedro !
A politica é uma coisa muito , mas mesmo muito complicada! Tão complicada que dei por mim a pensar se não deveria de ter uma palavra de apreço e de agradecimento ao Eng José Sócrates , pelo facto de ter conseguido fazer mais pelo PPD (não digo PSD) num só dia , do que a oposição do PSD ,dentro do PSD, nos ultimos 15 anos. É obra !!
Derrotou um aparelho partidário inteiro que não tem condições de continuar (nunca teve) e por isso estou-lhe grata. Não sei se ele próprio se sentirá feliz por isso , mas eu sinto.
Ouvi PPD's da ala MFL ficarem verdadeiramente apreensivos para não dizer revoltados com a posição de MFL em ostracizar Passos Coelho , ao mesmo tempo que acenava com a politica de verdade e de que o PSD era um partido unido.
Depois ouvi Mira Amaral em declarações publicas e confesso que o queixo caiu-me . Até pensei para os meus botões se Mira Amaral não teria almoçado bem demais e à conta disso a boca lhe tenha fugido para a verdade ....
Depois temos o Antonio Costa que já se via a saltar o muro todo contente , mas lá terá que esperar mais um ou dois anitos e vamos ver se nessa altura terá pernas para o saltar.
Para ajudar a tudo isto temos a visivel infelicidade de Sócrates por ter ganho com maioria relativa , somada à infelicidade por ter sido o grande obreiro da limpeza do PSD e por via disso ainda ter ateado fortemente as brasas da ira do PR.
Há uma coisa que eu tenho a certeza, vamos todos assistir a coisas muito interessantes . Talvez indecentes e deprimentes , mas interessantes !!
Roma, também deve ter vivido assim no tempo dos triunviratos...

Maria Lisboa....... disse...

Sôtor Pedro Miguel se me permite...
Oh Paula, mas você tem assim o voto tal leviano? Então tira e põe e põe e tira? Olha eu cá só voto num e de cada vez. Os últimos dois foram um fiasco e andam agora em guerra palaciana e conversa de sopeira."Não fui e não fui e não fui eu que escutou nada! É mentira e é mentira!"
Não tenho nada contra uma boa sopa, mas feita por uma boa avô. Por isso veja lá onde vota que depois aguenta 4 anos. Você e nós todos...

Ines disse...

Apesar deste comentario nao ser relativo ao post, gostaria de qualquer forma que me esclarecessem uma duvida.. No programa da campanha do dr pedro santana lopes nao consigo encontrar nada relativo ao ambiente ou aos animais da nossa cidade. Pretendem de facto tomar medidas em relaçao a estes assuntos ou não constam do programa?