sábado, 5 de setembro de 2009

Para esclarecimento (transcrição)

04.09.09
CANDIDATURA DE PEDRO SANTANA LOPES REPUDIA SONDAGEM MARKTEST
A Candidatura “Lisboa Com Sentido”, liderada por Pedro Santana Lopes, vem por este meio repudiar com veemência a metodologia aplicada e as conclusões retiradas da sondagem da Marktest, a ser divulgada na TSF e no Diário e Semanário Económicos e à qual teve acesso.

Com perplexidade, constata-se que a referida sondagem retira conclusões com base numa amostra não representativa, e efectua uma correcção das intenções de voto dos resultados brutos que é inacreditavelmente deturpadora e especulativa.

Com efeito, a sondagem resulta de uma amostra de apenas 500 entrevistas, às quais deverão ainda ser subtraídos 32,4%, ou seja 162, correspondendo aos resultados Não Sabe/Não Responde. Se a estas 162 adicionarmos os “Votos Brancos/Outros” e as respostas de “Não Voto”, no total de 46, conclui-se que a sondagem analisa as intenções de voto a partir do número insignificante de 292 entrevistas.

Não bastando, a mesma sondagem extrapola dos resultados brutos para os «corrigidos» sem que se justifique a diferença abismal entre ambos os resultados. Como exemplo, atente-se na projectada intenção de voto em António Costa, com um aumento percentual de 16,2% entre brutos e «corrigidos», uma diferença manifestamente desproporcionada. Regista-se ainda a anormal e elevadíssima margem de erro da amostra, 4,38 p.p., bem como o insólito da data escolhida para recolha das opiniões, entre 31 de Agosto e 2 de Setembro, em pleno regresso de férias e ao contrário do que recomendariam as mais elementares boas práticas.

Em conclusão, a candidatura “Lisboa Com Sentido” lamenta que a Marktest contribua com uma sondagem desta natureza para a descredibilização da sua actividade e do sector, e considera este mais um episódio no clima geral de asfixia democrática que se sente no País.
Estamos certos de que a realidade se encarregará, como já o fez no passado, de desmentir a manipulação estatística junto dos cidadãos, que expressarão em 11 de Outubro o seu verdadeiro sentido de voto para Lisboa.

Nota do Blogue- Nas eleições de 2001 para a Câmara de Lisboa, disputadas com João Soares, a mesma Marktest, à mesma distância do dia das eleições que a de agora, dava 8% de vantagem a João Soares. À tarde publicaremos o fac-simile.

8 comentários:

zé sequeira disse...

Nos tempos que correm, receber um telefonema com a pergunta "em quem vai votar?", deixará certamente muito cidadão desconfiado. Quem telefona(?), a que propósito(?). Obter, a cerca de um mês das urnas, 32% de respostas evasivas (aqui os termos adequados são, muito mais, "não querer dizer" do que "não saber"), numa eleição em que os campos estão fortemente delimitados, aponta claramente para um conjunto de duas verdades: A tal "asfixia" existe e continua tudo em aberto.
A propósito, a TSF e os "homogeneizados" de serviço não escondem o contentamento. Até a arquitecta, ultimamente tão "apagadita", já veio perorar. É óptimo vê-los a voar lá tão alto. Agora é só esperar que poisem.

Anónimo disse...

São eles e o benfica...

ASG disse...

Esperam que poisem ou que caiam. Uma grande queda seria bem mais interessante. A propósito, li algures que o número de entrevistados foi de 351. Poderá ser? Se assim for, é representativo de cerca de um (1) por mil dos eleitores inscritos. 'Ganda' sondagem...

ASG disse...

Esperam que poisem ou que caiam. Uma grande queda seria bem mais interessante. A propósito, li algures que o número de entrevistados foi de 351. Poderá ser? Se assim for, é representativo de cerca de um (1) por mil dos eleitores inscritos. 'Ganda' sondagem...

VLopes disse...

Que Lisboa e Portugal fiquem bem entregues. Não queiram mudar o que está decidido. Vimos o que aconteceu a 7 de Junho.Que palhaçada.Não sabem fazer sondagens ou querem enganar as pessoas.È bom que as coisas tenham sentido. Sabemos qual é o partido das trapalhadas.
Lisboa com sentido.

Bruno Ferreira Costa disse...

Quando li a sondagem nem quis acreditar e imediatamente referi o assunto no meu blogue. Onde está a independência e os critérios para medir a fiabilidade dos dados?
Esta sondagem é uma vergonha e as suas conclusões parecem ser um favor ao candidato socialista.

Dia 11 de Outubro estaremos cá para dar a resposta.

Anónimo disse...

Fazer uma sondagem em Agosto em Lisboa é simplesmente rídiculo. Que estava cá em Agosto (como eu) sabe bem que a cidade ficou deserta. Logo as sondagens para uma cidade feitas quando boa parte da população está de férias vale o que vale...

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes não se deixe intimidar por sondagens, estas são as mesmas que davam a vitória ao PS nas eleições para a Europa e no final foi o que vimos.
As verdadeiras sondagens são aquelas que os eleitores vão fazer no dia 11 de Outubro e só essas terão validade.
Os Portugueses já estão fartos de sondagens manipuladas, sondagens enganadoras, sondagens com o propósito de prejudicar alguma candidatura, por essas razões a sua luta tem de ser travada na rua, com todos os Lisboetas de forma que no final a sua candidatura seja a mais votada e numa vez mais se desmistifique toda esta cabala.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo