sábado, 25 de julho de 2009

Desde ontem (continua)

Vou - me limitar a narrar o que sucedeu nas últimas 24 horas, sem insinuações nem comentários. Factos. Só factos. Pelas 19hs. de ontem recebi um telefonema de uma responsável da SIC a propor - me um frente- a - frente com António Costa. Perguntei se para antes, se para depois das Legislativas. respondeu - me que tinham pensado e que a ideia era ser já na próxima semana. Fiquei estupefacto até porque estes debates costumam ser organizados com meses de antecedência. até porquePara além do mais, tinha previsto ir três dias para fora. Perguntei, a propósito, se o candidato do PS estaria cá, se não seria melhor conferirem. Disse - me que já tinha falado com o próprio de manhã e que não havia problema. disse, então, que ia pensar e que falaria mais tarde. Falei, então, ainda na Assembleia da República, com um amigo meu e pedi - lhe opinião.Estranhou muito e disse - me que a disponibilidade do adversário era bom sinal quanto à ideia de cada um sobre quem estaria em vantagem... Entretanto, poco depois das 20hs, fala -me pessoa amiga a perguntar se eu tinha ouvido a TVI. Respondi que não, estava ainda no Parlamento... Fui então informado de uma sondagem que daria 9 pontos de avanço a António Costa na disputa pela Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Tenha então uns bons três diazitos de férias!

É bom saber que o dr.Santana Lopes põe as férias em primeiro lugar face ao escclarecimento dos lisboetas no que ao seu programa diz respeito!!

=p

Manuel Carmo Meirelles disse...

Alguém acredita que a coligação com o movimento "Cidadãos Por Lisboa" somou à candidatura de António Costa 10 pontos?


Até à assinatura do acordo de coligação com Helena Roseta, Santana Lopes ia à frente nas intenções de voto. Agora depois dessa coligação, parece que pegaram nos 10 pontos percentuais que o movimento "Cidadãos Por Lisboa" obteve nas eleições autárquicas intercalares de Julho de 2007 e adicionaram-nos à candidatura de Costa.
Ora, meus Senhores, isto não funciona dessa maneira. Em 1º lugar porque não vamos ver repetido o cenário daquelas eleições, com o PSD dividido em dois. Em 2º lugar porque a Helena Roseta que foi a votos, era uma dissidente do PS e alguém que rompeu com as suas políticas, tendo beneficiado dos votos dos cidadãos que como ela estavam desgostosos com tais políticas. Em 3º lugar, porque é certo e sabido que Helena Roseta vai ser penalizada pelos eleitores que lhe confiaram o seu voto na qualidade de Independente e que agora os traiu coligando-se ao Partido que combateu, acima de tudo para salvaguardar uma posição que sabia não ter condições de manter nas próximas eleições autárquicas. Em 4º lugar porque concorrendo sozinha, estava efectivamente em causa a sua própria eleição, o que quer dizer que a soma desta coligação não valerá mais que 3 a 5 pontos percentuais. Em 5º lugar porque Costa, numas eleições que lhe eram muito favoráveis visto que o Executivo de Carmona Rodrigues caiu a meio do mandato, em parte pela oposição mal intencionada e corrosiva do PS, teve 29,54% dos votos, menos do que a soma do PSD dividido (32,44%) e em 6º lugar porque Costa desiludiu os lisboetas pela forma como não tratou da cidade, se envolveu em politiquices e polémicas desnecessárias, mais interessado em aparecer nas televisões e fazer comentário político do que em trabalhar a sério em prol da cidade e dos munícipes e se distanciou dos Bairros e das gentes mais carenciadas, passando dois anos e meio sem fazer nada, a queixar-se que não tinha dinheiro, feito kalimero e a acusar e a dizer mal dos seus antecessores.
Um homem que passou o tempo a sacudir a água do capote e a tratar de empréstimos à banca no valor de centenas de milhões de euros, não pode continuar à frente dos destinos da Câmara, seria uma tragédia, ainda que na realidade, haja algumas forças interessadas em levá-lo ao colo até à cadeira do poder.
Dito isto, pergunta-se, como é possível fabricar uma sondagem com 10 pontos percentuais de diferença, sabendo-se que o PSD valerá nas urnas 36/38% e o CDS 6/8%, no mínimo, numa conjuntura que lhe é altamente favorável, pelo facto de o PS, de há uns tempos a esta parte, andar constantemente de braço dado com monumentais asneiras e trapalhadas, as quais, por certo, na hora da verdade, irão ajudar Pedro Santana Lopes a reconquistar o lugar que brilhantemente conquistou em 2001 e de onde não devia ter saído em 2004.
Relativamente ao PSD e ao CDS, as sondagens têm cometido lapsos monumentais, difíceis de explicar e indesculpáveis. Veja-se o que sucedeu em 16 de Dezembro de 2001: no encerramento da campanha, as sondagens davam 15 pontos de vantagem ao candidato socialista, João Soares e depois, nas urnas, o candidato do PSD, Pedro Santana Lopes venceu.
Pessoalmente, anoto esta sondagem como mais uma grande maldade que querem fazer a Santana Lopes, como tantas outras que já lhe fizeram.
Porém, como grande político que é mas também com muito saber acumulado e um profundo conhecimento dos problemas do País e da Capital, Santana Lopes possui a coragem, a capacidade e a tenacidade para os atacar e vencer que outros não têm e, por tudo isso, no dia 11 de Outubro, nas urnas, o veredicto dos eleitores não será o mesmo que as sondagens lhe têm atribuído.
Cá estaremos para ver.

Anónimo disse...

Mas onde é que o anónimo leu que o Dr. Santana Lopes prescindiu do debate para tirar as férias que pensara tirar?

Em todo o caso seriam só 3 dias, e ainda há muito tempo depois disso para esclarecer os lisboetas. Não seria tão grave como o que aconteceu com o actual primeiro-ministro, que foi fazer safaris por África enquanto o país ardia de Norte a Sul com a maior vaga de incêndios de que há memória.

Paulo Rodrigues

Anónimo disse...

Resposta a Paulo Rodrigues.

Esse vosso complexo de inferioridade em relação ao ps e a jose socrates ja faz enjoa!

Paula Rodrigues

JB disse...

Agora já se chama complexo de inferioridade quando se fala verdade?
É um facto que o PM tirou férias enquanto o País ardia, e não há volta a dar.E quem enjoou o pobre do Ministro da AI que já não sabia o que fazer.

Lynce disse...

"Esse vosso complexo de inferioridade em relação ao ps e a jose socrates ja faz enjoa!". Aos pontos a que isto chegou. Agora até já dizem que sofremos complexos de inferioridade em relação aos maiores mentirosos que alguma vez governaram o país...não bastava estarmos na presença do pior governo desde D. Maria I e ainda temos que levar com os correligionários socialistas.Vão é criar os 150 mil novos postos de trabalho que prometeram. Haja paciência para aturar estes ignóbeis socialistas.

Anónimo disse...

Ninguem o ofendeu, se ha aqui ignobeis não são concerteza os socialistas.

"vamos rasgar e romper com todas as opções que têm sido tomadas".25/06/09

"rasgar, ninguém vai rasgar nada"
09/07/2009

É esta a vossa "Politica de Verdade" que defende contra, nas suas palavras, "os maiores mentirosos que alguma vez governaram o país"?

Grilo falante disse...

Ha ha ha! Muito engraçada essa do complexo de inferioridade em relação a um bimbo chico-esperto que só chegou a primeiro-ministro pelo estado lastimoso a que chegou a política portuguesa!!! Não há fatinho Armani nem curso de aviário que o faça parecer o que não é, ou seja, um governante informado e competente.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes a desinformação já começou e não vai parar por aqui.
Só na cabeça de quem não pensa, é que se consegue compreender que um candidato com uns “pseudos 10 pontos de vantagem”, queira um debate com o adversário.
Isto sim é sinal de medo e que o adversário está tão perto que é necessário fazer tudo por tudo para o denegrir
Quanto às sondagens volto a dizer que são sondagens e essas ultimamente não merecem nenhuma credibilidade.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo