sexta-feira, 19 de junho de 2009

Opções inversas

José Sócrates tem dado várias entrevistas nos últimos tempos. Manuela Ferreira Leite, não. Depois de o líder do PS ter perdido as Europeias e de o PSD as ter ganho. É curioso. Dois estilos, duas maneiras de ser e de estar, certamente, também, duas estratégias.
Talvez fosse mais expectável assistir a declarações dos vencedores e a alguma contenção, ponderação, reflexão dos vencidos. Mas José Sócrates fez outra opção e tem tentado mostrar que a sua maneira de ser não é afinal a que deixou transparecer durante anos. Não sei se será bom para o próprio, mas cada um saberá de si.

8 comentários:

Carlos Sério disse...

Manuela Ferreira Leite continua igual a si própria. Não possui qualquer "elasticidade" politica.

lynce disse...

O homem está desesperado e isso é surpreendente, mas com ele todo o cuidado é pouco. O mais perigoso para um rebanho, é a presença de um lobo com pele de cordeiro vestido.

florbela silva disse...

Dr. Pedro Santana,

Parece que finalmente todos começam a perceber que nem se devem cantar vitórias antes do fim nem cruzar braços durante a guerra.
Quanto a mim (e não sendo analista política) tem o bom senso e ponderação que a idade lhe traz, a sabedoria da coruja e sempre percebeu que a comunicação social-media é quem eleva ou denigre uma imagem pública.
Para se trabalhar em organização e numa boa gestão, não tem que se andar constantemente em talk-shows, á boa maneira dos Americanos.
Portugal não são os EUA em que as pessoas vivem completamente obsecadas por política/ espectáculo, este País está massacrado por imagens vendidas, e para isso lembremo-nos como era o massacre televisivo dos "tempos de antena" nos anos 80.
O Sr. Pinto de Sousa (Quinta do Zé Pinto) não sabendo nadar (yo) tenta uma boia de salvação, mas como está em areias movediças quanto mais se mexe ... mais se enterra.
Infelizmente, durante o seu percurso político, esqueceu-se de reunir uma esquadra de Santanetes, concentrando-se talvez em cenouras e rabanetes.
Estes dois grandes momentos PS desta semana, revelou o que os Portugueses querem consumir ... A VERDADE E FACTOS.
No "day after" da entrevista Dia D fez eclodir uma série de debates privados na Rádio e TV, e do que pude ouvir muitas pessoas estão indignádas e de voz rouca, por tanto temnpo estarem silenciadas.
Para comunicar tem que se perceber que tem que haver dois canais (emissor/ receptor) e quendo um deles falha (erro), não existe comunicação ... só RUIDO.
Na minha modesta opinião, estamos a assistir a um suícido assistido ... agora cabe a cada um de nós saber utilizar todos os nossos "Cinco sentidos".

O cansaço persiste e o filme perdeu a graça.
Flor

Miguel Lory disse...

Infelizmente a "memória" é curta.

Unknown disse...

O resultado obtido pelo PS nas Europeias reflecte, em grande parte, o profundo descontentamento dos portugueses com a actuação do actual Governo e, em especial, com a situação económica da maior parte das famílias.

O primeiro-ministro sabe que a forma como se comunicam as notícias e, principalmente, as más notícias pode ter alguma influência na maneira como estas são recebidas.

Porém, uma inversão total de atitude, acompanhada de uma política de igual conteúdo e, ainda para mais, na sequência de um acto eleitoral, para além de pouco convincente, soa a falta de sinceridade.

E o eleitorado, pode não gostar de arrogância, mas gosta, com certeza, de verdade.

Francisco Azevedo Brandão disse...

Caro Dr Pedro Santana Lopes, cuidado com o animal, porque os burros quando eetão prestes a morrer ainda tentam dar o último coice.

Ricardo Araújo disse...

Boa tarde Dr. Pedro Santana Lopes, José Sócrates é um animal político e como tal, sabe quando deve mudar de estratégia.
Os Portugueses não se podem deixar enganar, por essa mudança, mudança essa que passou de lobo a cordeiro num espaço de uma derrota.
Mas o importante disto não é a sua mudança de estilo, o que impressiona mais é a mudança de políticas, conforme se constatou na entrevista que deu a SIC.
Os políticos deste País tem todos um defeito, que é o de andar ao sabor das vitórias e derrotas, não conseguindo manter uma politica de rigor e de verdade até ao fim, nem que isso os faça perder alguns votos, mas no final, haverá gente que lhes dará razão, pois a verdade vêm sempre ao de cima e que o diga V. Exa.
Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo

Antonio Fernandes Pina disse...

Exmº. Senhor Dr. Pedro Santana Lopes

O seu juízo não é o meu.
O Senhor Dr. não vê televisão ou ainda "anda por aí".

Com os melhores cumprimentos

Assina: António Fernandes Pina.