domingo, 23 de dezembro de 2007

PÁGINAS A VIRAR


Está a terminar a Presidência Portuguesa da União Europeia. Correu bem. Já tive ocasião de o dizer e de elogiar os resultados, nomeadamente, na Assembleia da República.

Trata-se de um virar de página pois com o novo Tratado deixarão de existir Presidências de um só País. Fazendo o balanço, pode ser dito que as nossas três Presidências correram de modo muito positivo: em 1992 com Cavaco Silva (entre outros dossiers , fechou a nova PAC), em 2000, com António Guterres (conseguiu a Agenda de Lisboa), e, agora, José Sócrates que celebrou o Tratado de Lisboa.


Para encerrar esta presidência, cumpre realçar o tão significativo momento do alargamento do Espaço Schengen a tantos Países da Europa Central e Oriental Poder-se viajar de Tallinn até Lisboa, só com o bilhete de identidade é, de facto, um tempo novo. Quantos milhares, milhões, de pessoas que viveram com o Muro de Berlim, com a "Cortina de Ferro", devem ter uma sensação

agradavelmente estranha ao verem os postos fronteiriços a serem suprimidos.É também um virar de página, este muito mais substancial, muito mais significativo.


Outras páginas serão viradas quando o novo Tratado entrar em vigor. Mesmo no plano do seu funcionamento institucional, mudanças significativas acontecerão. Quem será o Primeiro Presidente do Conselho Europeu? Que relação, formal e substancial, terá com a Presidência da Comissão? a propósito de Comissão uma palavra a Durão Barroso, pelo trabalho realizado.


Se a Irlanda,( ou outro Estado - membro) não trouxer surpresas, muito irá mudar no quotidiano da União Europeia. para Portugal, o maior desafio é o de conseguir a devida eficácia na utilização do QREN com os avultados recursos europeus que disponibilizará até 2013. Essa página é que tem mesmo de ser virada.

2 comentários:

Ana Narciso disse...

Dr. Pedro Santana Lopes, vamos virar a página neste Portugal tão fragilizado. 2007 despede-se com um enorme contraste : o glamour da assinatura do Tratado de Lisboa e a pobreza dos Portugueses. Espero que 2008 altere significativamente este estado de coisas com o seu combate na Assembleia da República e a alternativa de governo construída com o Dr Luís Filipe Menezes.Sócrates é candidato à derrota. Mas em tempo Natalício , é hora de desejarmos Boas Festas a quem admiramos.É este o caso; Boas Festas para si e para todos os seus.

Ricardo Araújo disse...

Boa noite Dr. Pedro Santana Lopes, espero mesmo que seja um virar de página em todos os sentidos, pois se por um lado a Presidência Portuguesa na união correu bem, o mesmo não podemos dizer ao estado do nosso País, que ao que parece caminha a passos largos para o abismo, tendo este Governo contribuído em definitivo para isso.

Espero então que 2008 represente o tal virar de página, pois os Portugueses merecem viver num estado muito melhor e não no actual estado que estamos a viver, mas para isso temos de contar com V. Exa. para esses desafios, uma vez que já vimos que por parte do Governo, vamos ver mais do mesmo, por parte do líder do PSD, não conseguimos descobrir nada de novo no panorama politico e assim sendo só resta V. Exa. para nos ajudar a sair deste abismo.

Em relação ao próximo Presidente do Conselho Europeu, dou uma ideia, que é a de mandar para lá o actual Primeiro-Ministro, pois parece dar-se melhor por lá do que por cá.

Um grande abraço, cordialmente.
Ricardo Araújo.