segunda-feira, 10 de setembro de 2007

INACEITÁVEL

A minha condição de anterior Presidente do PPD-PSD, tem-me levado a não tomar parte ou partido na disputa das eleições directas para a liderança do PPD-PSD. Por isso mesmo, tenho procurado evitar temas que me façam ser especialmente crítico com um dos contendores.
Só que, hoje, de manhã, estava a ler o Diário de Notícias e deparei-me, na pag. 8, com declarações inacreditáveis, impróprias, incorrectas, inaceitáveis, de Luís Marques Mendes, sobre o actual Grupo Parlamentar. Entre outros ditos, parece que afirmou que deve ter sido feito numa "noite de nevoeiro". Começando por essa nota menos séria, não, as reuniões respectivas foram todas de manhã ou à tarde. Não sei quem costuma tomar decisões dessas, a tais horas. Mas eu não sou.
Porém, se o líder do Partido pensa tão mal dos "seus" Deputados, porque aceitou integrar as listas? Para dar alguma especialização acrescida ao Grupo Parlamentar? Em quê? Não teria sido mais coerente ficar de fora? Aceitou, por se julgar especialista? Em quê?
Diz que não há especialistas no Grupo Parlamentar,em macro-economia... Então, Miguel Frasquilho, porta- voz do Grupo, para esses assuntos, especialista comummente reconhecido, que tanto tem colaborado com Marques Mendes ? E o Prof. Doutor Mário Patinha Antão, presidente da Comissão de Economia, Director do Gabinete de Estudos do Partido, durante a liderança do Partido por Marcelo Rebelo de Sousa, e do Grupo Parlamentar por Marques Mendes, também não serve? Os outros presidentes de Comissões são todos especialistas nas áreas dessas mesmas Comissões? Estou à vontade: fui eu que aceitei essas propostas. Mas Marques Mendes parece que os distingue. Deve ser como faz com os arguidos: só são bons, os que o apoiam.
Sabe, também, que convidei Manuela Ferreira Leite e José Tavares Moreira. Por razões diferentes, não quiseram, ou não puderam, aceitar.
Na Saúde, então, a deselegância não tem limite. Sem hipocrisia, digo-o, pensando numa indefectível de Marques Mendes, que foi Secretária de Estado, no Governo a que tive a honra de presidir. É de uma dedicação sem limites, quer ao actual Presidente do Partido, quer, também, ás tarefas que lhe entregam,nomeadamente, nessa àrea. E há mais dois ex- Secretários de Estado, o próprio Patinha Antão e Adão e Silva, este no Governo de Durão Barroso.
Quanto à Agricultura, o Ministro, à época, Carlos da Costa Neves, foi cabeça-de-lista por Portalegre, a meu convite. Mas, infelizmente, a dificuldade da situação que se vivia-como disse, com o contributo de vários sociais- democratas- , não permitiu a sua eleição.
Mas o tema merece mais, com mais tempo. Por exemplo, sobre os especialistas que outras bancadas no Parlamento têm, ou não têm.
Já agora, uma questão mais: em que noites escolherá Luís Marques Mendes as suas equipas? É que, Vice-Presidentes, por exemplo, demitem-se, uns atrás dos outros. Sei que há um que vai ficando...Mas não faço comentários. Só solicito ao actual Presidente do Partido, que não o mande atacar- me, se não tiver coragem para o fazer pessoalmente.
São inacreditáveis as declarações. Ainda esperei que fossem desmentidas. Como nem isso, tenho de dizer que é bom que se ponha, cada um, no seu lugar. Tenho tido muita paciência com uns actuais, e com alguns ex várias coisas...Mas o que li hoje, é demais!
Como poderão os actuais Deputados do PPD-PSD enfrentar, de ora em diante, os debates com os Deputados de outros Grupos, depois de terem sido diminuídos desta maneira? Como poderá Marques Mendes, se por hipótese ganhar, sentar-se, outra vez, na primeira fila da bancada que, agora, tão injustamente, depreciou e desvalorizou?