terça-feira, 25 de setembro de 2007

BOAS DECISÔES.BONS REULTADOS.

São cada vez mais frequentes as notícias de vários sectores de actividade que demonstram que os nossos empresários e as nossas empresas estão cada vez mais conscientes e determinados na internacionalização dos seus negócios. Entre os mercados de destino desse esforço, cada vez mais se destaca a Europa Oriental.
A esse propósito, os números divulgados pelo Presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, a propósito da inauguração da loja nº 1000, da rede Biedronka, na Polónia, são verdadeiramente impressionantes. Para dar um exemplo, foi revelado que as vendas dessa rede de lojas, na Polónia, atingiram cerca de 1,1 mil milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, podendo representar cerca de 45% das vendas consolidadas do Grupo( 38,7%, em 2006). Até agora, a Jerónimo Martins investiu cerca de 500 milhões de euros na Polónia. Foi igualmente anunciada a disposição de investir, também, no sector industrial da economia polaca. E, também significativo, foi admitida, como provável, a expansão para a Rússia, a Ucrânia e a Roménia.


O sucesso da presença deste grupo Português na Polónia, demonstra, até que ponto, a abertura dos mercados traz novas oportunidades para os nossos agentes económicos. Julgo que, em Portugal, começamos a estar mais habituados à presença espanhola, nomeadamente no sector comercial, e, concretamente, no retalho de vários tipos de produtos. Tão habituados, como os cidadãos da Europa Oriental terão de ficar, ao verem empresas como a Jerónimo Martins, a Sonae, a Brisa, entre tantas outras, a ganharem concursos importantes, a fazerem grandes obras, a assumirem posições liderantes, nas suas áreas de actividade. Cada vez mais é, e cada vez mais será, assim. Pensar global, mas também agir global. São boas notícias, á luz das quais também podem ser interpretadas, numa visão optimista, a ida , também cada vez mais numerosa, de jovens quadros Portugueses para fora das nossas fronteiras.