sexta-feira, 21 de setembro de 2007

OUTRA VEZ

Mais uma vez tenho que vir falar do que diz um dos três candidatos à liderança do PPD/PSD. E, outra vez, o Dr. Luís Marques Mendes.

Tive, esta semana, conhecimento, de uma carta que enviou, aos militantes do PPD/PSD, em que, às tantas, afirma que "tomou conta" do Partido depois de o mesmo ter tido o pior resultado da sua História, em 2005. Não fica nada bem esta falta de rigor a Marques Mendes, ainda por cima, sobre a História do Partido que agora lidera.

Na verdade, em 2005, o PPD/PSD obteve 28,8% dos votos. Mas, em 1975, com Rui Machete em exercício( dado o impedimento, por razões de saúde, de Francisco Sá Carneiro), obteve 26,3%; em 1976, já com Sá Carneiro, obteve 24,7%; com Carlos Mota Pinto, em 1983, obteve 27,1%.
O resultado de 2005 não foi, portanto, o pior resultado de sempre. Nem o segundo, nem o terceiro pior. Houve três piores, e todos em eleições Legislativas.E para não falar de outras eleições, como as Europeias, de uns meses antes,´com Durão Barroso, em que só não foi pior, porque fomos em coligação!...
Mesmo com Anibal Cavaco Silva, em 1985, obteve 29,9%, o que não é muito diferente. E este último resultado foi com o PRD, de Ramalho Eanes, a conseguir 18%, votos vindos, em grande parte, do PS, que ficou só com 20%. Se, em 2005, tivéssemos tido a mesma divisão no PS, que houve com o PRD, e que depois aconteceu nas Presidenciais de 2006, com Mário Soares e Manuel Alegre, também teríamos ganho as eleições. Em 2005, o PS teve 45,03%. Com menos 18%, seriam 27% .


Mas isto, só para o Dr. Marques Mendes, ter cuidado com o rigor. Mais uma vez, sublinho que não fui eu que quis falar dele. Mantenho a mesma atitude, de não me envolver nem querer participar na actual campanha. Por isso, não me agrada ter de falar, agora, deste tema. Mas como explicar este "engano" de Luís Marques Mendes? Como eu dizia, há uma semana, no Grupo Parlamentar, às vezes, parece que há uma obsessão!.. Mas não. É certamente por acaso.