domingo, 26 de Agosto de 2012

Maniqueísmo


Vale a pena ler a revista Única do Expresso de hoje  e a "história" fotográfica de Portugal entre 1993 e 2002.
Confesso que não tinha visto, por estar a saborear um fantástico dia de praia. Mas comecei a receber telefonemas e mensagens de pessoas indignadas com o que estavam a ler. Parecia que  só tinha existido um lado do sistema político e partidário. É inacreditável!
António Guterres, Jorge Sampaio e, acima de tudo, Mário Soares. E João Soares. Mais José Saramago e José Ramos Horta. O resto, paisagem ou pequena imagem. Não há, não conta, não interessa. António Guterres, por exemplo: Lusofonia, Euro e outras benfeitorias. Destaque à fuga do pântano? Não faz parte dessa história. Durão Barroso e a vitória de 2002? Uma pequena foto numa manifestação sobre Timor... Inacreditável!
Fazer história, para algumas pessoas, é falar de quem gostam, do que gostam e do que gostavam que as coisas fossem. E quando andam irritados, pior é.

quarta-feira, 15 de Agosto de 2012

Movimento

Às vezes é preciso dar tempo. A Vida vai ensinando que é melhor guardar  argumentos do que entrar na espuma para que já ninguém olha. Tudo é um jogo de paciência, uma dialética de xadrez.

Há quem, em Portugal, continue a tentar os mesmos métodos de há uns bons anos. Pedro Passos Coelho, ontem, disse bem: isto não vai voltar a ser como antes. As habilidades começam todas a vir ao de cima. Tem sido devagar, devagarinho, mas tem caminhado nesse sentido. São habilidosos de mais, em diferentes áreas, que pensam que nunca serão falados. Vão ser e por muita gente. Eles começam a sentir que algo se está a mover e que os rostos verdadeiros vão ser destapados.

sexta-feira, 3 de Agosto de 2012

Os Mamões

É precisa muita paciência para aturar a mentira e a má - fé. Resta saber se mentem de propósito ou para disfarçar o que ganham "os mamões" do regime.