sábado, 29 de Outubro de 2011

Como nunca!

O trânsito de Lisboa está COMO NUNCA esteve. O trânsito, o estacionamento, as cargas e descargas. Duas, três filas , descargas em todo o lado e a toda a hora, ruas com sentidos trocados e baralhados, faixas interrompidas a meio, semáforos completamente desnorteados, tudo a 30kms por hora, a falarem ao telemóvel,,, Enfim: o caos.
Não estou a falar de responsabilidades, que isso são «outros quinhentos»... Falo enquanto cidadão que desespera todos os dias com a bagunça que está instalada. No Cais Sodré, por exemplo - mesmo sem falar da nova rotunda - são filas e filas, «em gincanas», pelo meio daqueles pilaretes. Mais as voltas ao Campo das Cebolas... Eu sei lá!

sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

Muito importante

No Conselho da Zona Euro de ontem, para lá de todas as importantes deliberações, foi dado mais um passo para que Portugal fique mais perto da Irlanda e mais longe da Grécia. O caminho é duro mas a linha tem de ser essa: a de garantir a credibilidade externa.

domingo, 23 de Outubro de 2011

Agora?

Vários comentários a sucessivos posts solicitam que eu comente, por um lado, as declarações do Presidente da República sobre o Orçamento de Estado e, depois, os números revelados, nos últimos dias, sobre as parcerias público - privadas, nomeadamente, no sector rodoviário.

Não levem a mal que não queira comentar pois já comentei muita vez e, antes disso, JÁ AGI, no sentido correcto, por exemplo, como Primeiro - Ministro. Ou já escrevi, em livros sobre o nosso sistema de governo.
Agora, são as consequências do que eu disse sobre o princípio do utilizador - pagador e, noutro plano, sobre o nosso semi - presidencialismo.Os «espertos» que se «esquecem» disso e que sempre defenderam o contrário, devem ser ouvidos.

quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

Silêncio por cá

Bruselas incluye como eje prioritario el corredor Mediterráneo hasta Almería, que llega a Algeciras por el interior

Agencias| 19/10/2011 - 14:53h

                                                               

http://www.lavanguardia.com/local/agencias/20111019/54233432725/bruselas-incluye-como-eje-prioritario-el-corredor-mediterraneo-hasta-almeria-que-llega-a-algeciras-p.html#
  

sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Sentido do Dever

Nenhum Português terá dúvidas de que Pedro Passos Coelho fez hoje o que entende ser o seu dever perante o País. O que os Portugueses já conhecem da sua maneira de ser, permite - lhes fazer essa justiça.
A sua expressão dizia tudo.

Esperemos pela entrega da proposta do Orçamento de Estado para se confirmar a dimensão das medidas  que se tornaram indispensáveis para enfrentar a tão difícil situação. Só o tempo que demoraram os Conselhos de Ministros que foram necessários demonstra bem a enormidade da tarefa que o Governo teve, e tem, pela frente.  

sábado, 8 de Outubro de 2011

Inacreditável

Este País tem histórias inacreditáveis...

Maria João Lopo de Carvalho publicou um livro sobre a vida da Marquesa de Alorna. Quem é seu Amigo, como eu sou, tem alguma noção do imenso trabalho a que se dedicou, durante anos, bem como do entusiasmo que colocou na investigação ena escrita. Tornou - se quase obcecada pela personagem. Por mim, cheguei a convidá -la para falar do tema numa das minhas aulas de História da Diplomacia Portuguesa. Correu muito bem.

Há meses, comecei a ouvir, nalguns círculos, bem colocados, da Comunicação e da Escrita, que era um abuso Maria João fazer um livro sobre esse tema porque uma outra pessoa, Maria Teresa Horta - que me dizem ser descendente da Marquesa -, ia, também, publicar uma obra sobre a mesma personagem.
Não quis acreditar no que ouvia. Pensei que se tratava de uma brincadeira de quem assim falava. Mas pecebi, depois, que não. Que era a sério. E melhor se percebeu, agora, quando o livro foi apresentado. Maria João Lopo de Carvalho tem encontrado muitas recusas de entrevistas ou  espaços porque teria cometido « o crime» de escrever sobre um tema já «reservado» É inacreditável!
O livro de Maria João não é edição da autora. É editado pela prestigiada editora Oficina do Livro..

O que será esta história? Quantos livros são editados sobre Salazar, Marquês de Pombal e tantos outros personagens? Teresa Horta é uma das 3 Marias, personagens mais conhecidas, como tal, no pós - 25 de Abril. O País é cheio de «quintas» e de direitos feudais. Mas será só isso?
Que história é esta?

quarta-feira, 5 de Outubro de 2011

Ainda não?

As agências de rating continuam a tentar dinamitar a estrutura da economia europeia.

Já escrevi, também, cem vezes que continua por realizar a verdadeira reforma do sistema financeiro. Na sequência da crise de 2008, foraam injectados muitos fundo públicos en muitos Bancos. As pessoas acreditaram que o assunto estava resolvido. Várias vezes sublinhei que mesmo o cidadão mais leigo sente que não foram erradicadas as regras que permitiram a débacle do subprime.

Mais cedo ou mais tarde, a espuma das manchas da crise voltaria a surgir. Sem a limpeza ser feita de modo integral, a água não volta a jorrar em condições de merecer confiança.

Ainda não perceberam?Continua o ECOFIN a reunir e as searas vão ardendo.

domingo, 2 de Outubro de 2011

Espírito de vitória

Notável, o espírito de luta do Sporting. Em dois jogos seguidos, duas vitórias muito importantes, mesmo tendo jogado, parte do tempo, com 10 jogadores. Então, hoje, em Guimarães, foi quase todo o tempo.
Notável, sem dúvida.

Empolgamentos

Marcelo Rebelo de Sousa deu uma entrevista ao I - exactamente - em que, segundo outros jornais, terá admitido ser candidato às eleições presidenciais de 2016...

Quatro dias depois, apareceu um «novo», ou, noutras versões,  o Durão Barroso «de antigamente», com um discurso empolgado e até - imagine - se - sentimental.

Sucessão de factos? Alguma relação? Mais algum, antes? O que terá levado Marcelo a dar a entrevista, falando tão cedo?