sábado, 30 de julho de 2011

Manter o nível

 O debate de ontem, no Parlamento, foi, genericamente, civilizado. Só isso, já é uma grande diferença.
Com José Sócrates, era tudo aos gritos e aos insultos, tudo numa guerra constante. Bem sei, pelo tempo que liderei o Grupo Parlamentar, na sessão legislativa 2007 - 2008.

É possível falar dos assuntos, divergir profundamente, criticar os adversários e manter o nível. Manter sempre o nível. Pelo que conheço de Pedro Passos Coelho e António José Seguro, estou certo de que asim continuará.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pedido

Caro Doutor Pedro Santana Lopes, se tiver possibilidade de divulgar no seu blogue a situação que apresento abaixo ficar-lhe-ia muito agradecido: Pergunta errada no exame de Biologia Geologia (2fase) A Associação Portuguesa de Professores de Biologia Geologia veio revelar que uma das perguntas de escolha múltipla do exame de Biologia Geologia, estava errada. A pergunta, relativa aos limites tectónicos no Japão, exigia segundo os critérios de correcção que se respondesse que era um limite convergente oceânico e excluía todas as outras respostas como erradas. Vários manuais da disciplina diziam que se trata de um limite entre placas oceânicas e continentais, opção que é considerada errada pelo.Gabinete de Avaliação Educacional, GAVE, o organismo que faz os exames nacionais. Esta situação é especialmente grave pois este exame irá decidir a média de entrada para o ensino superior, em que as entradas em certos cursos são decididas por milésimas. Pode-se ver o parecer da Associação Portuguesa de Professores de Biologia Geologia em http://www.appbg.pt/index.php?menu=18&language=pt&tabela=geral

terça-feira, 26 de julho de 2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lagardére II

Outra perspectiva:

À Lagardére

Alteração de sentidos de circulação no Alto do Parque EduardoVII... Depois dos «pilaretes» no Cais Sodré, quem se responsabiliza por mais esta confusão?  Tudo «em cima do joelho», «às 3 pancadas».

Missão Patriótica

Defendi, ontem no comentário do Jornal das 8 , da TVI, que os gestores mais capazes devem ser colocados à frente das empresas públicas no sub - sector dos Transportes, pois são casos muito difíceis quanto à situaação económica e financeira. No conjunto, têm uma dívida de cerca de 16 mil milhões de euros. Aí sim: na CP, na Carris, na Refer e noutros casos equivalentes, justifica - se que façam um sacrifício por Portugal. Principalmente, quem tem tido oportunidade de gerir empresas de top,o com remunerações muito elevadas. Pedro Passos Coelho devia mesmo fazer - lhes esse desafio. Até porque essa missão deverá constitur um desafio para os próprios: nessas entidades é que terão a grande prova às suas reputadas capacidades.

sábado, 23 de julho de 2011

Inevitável

Os trágicos acontecimentos da Noruega mostram bem como é difícil prevenir a ameaça terrorista. Os meios tecnológicos, hoje existentes, ainda mais permitem acções isoladas com efeitos desvastadores.
Não sabemos se foram actos de um só indivíduo ou de grupo. Mas, de facto, não há sociedade que se possa considerar imune a este tipo de situações.

Infelizmente, cada vez mais sserá sentida a necessidade de medidas normalmente chamadas de securitárias. É inevitável.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Notas várias

1- Será verdade o que circula pela net quanto ao que se passa em Guimarães Capital Europeia da Cultura?
2-Na reunião de hoje da Câmara de Lisboa, mais uma vez, defendemos a criação da freguesia de Telheiras bem como, claro, da freguesia do Parque das Nações.
3- Perguntei a António Costa qual a razão que o impede de convencer o PS da Câmara de Loures para resolver essa questão da Freguesia na Expo. Consegue entender - se com o PSD Distrital de Lisboa e não consegue com o PS de Loures?
4- Cerca de 20 nomes de Santos ou de outras Figuras da Igreja Católica desaparecem das designações de Freguesias em Lisboa. Por exemplo: Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira dão origem a uma nova Freguesia chamada Avenidas Novas.
5- Ponto essencial: porque não foram ouvidas as Assembleias de Freguesia? Foi respondido que a Assembleia da República terá de as ouvir. .. Pois! Mas se a Autarquia de Lisboa decidiu tomar uma posição sobre matéria que tem de ser o Parlamento Nacional a decidir, então, deveria, por maioria de razão, ter feito o que a Lei obriga: ouvir os órgãos representativos das populações.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Confusão

Só:para mudar um pouco de assunto: não é nada fácil de perceber a política de contratações do Benfica. Principalmente, claro, em matéria de guarda - redes...
Agora, li que Roberto volta ao Saragoça, de onde veio, mas por empréstimo... No futebol todos podemos «enfiar barretes». Mas, 5 guarda -redes que vieram, todo,s para tiulares? Que confusão.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

????

Há uns dias pediram - me, para uma revista de grande informação, um texto para uma apreciação de um mês deste Governo. Disse que não, porque náo há tempo, em minha opinião, para qualquer avaliação.

Neste caso, vão lá 4 anos. Ninguém quis saber. Irão dizer agora que estavam a preparar para os 4 anos da posse. Pois, pois!

Ninguém quis saber.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mudança urgente

Agora, Itália. Tantas vezes que disse. E a seguir vai ser a Bélgica, antes ou depois da Espanha...
Entretanto, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, tomou a iniciativa que, antes, era suposto ser de Durão Barroso. Não será por acaso. A União Europeia precisa de mudar.

sábado, 9 de julho de 2011

Inesperada tristeza

Outra tristeza, e tão inesperada, a partida de Diogo Vasconcelos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vale a pena

Já muitas vezes sugeri o filme Inside Job, ou Segredo da Crise. Agências de rating é aí que são bem explicadas. Vejam mesmo que vale a pena.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tristeza

Maria José Nogueira Pinto, Crente em Deus, devota da sua Família, Patriota convicta, partiu.São inegáveis as suas grandes qualidades. Com elas, com a sua personalidade vincada, marcou sempre na sua passagem por muitas frentes de trabalho e de serviço em prol da comunidade.
Faz muita impressão tão triste notícia
foto galeria

sábado, 2 de julho de 2011

Gestão

Filas enormes à porta do Instituto dos Transportes por causa da complexa e pouco divulgada norma da obrigatoriedade de renovação das cartas de condução para uma determinada faixa etária. Como explicar tamanha falta de eficácia, nos tempos que correm?



Noutro plano, é como as filas para comprar bilhetes , no Corte Inglês, de Lisboa, nos minutos que antecedem o início dos filmes. Duas bilheteiras abertas e várias fechadas, levando a que as pessoas não consigam assistir ao início dos filmes que querem ver... Estranho, no quadro de habitual eficiência daquele espaço comercial.