segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Só Moral

Espanha, campeã do Mundo de futebol; Nadal ganha o Open dos EUA; Espanha, campeã europeia de hóquei em patins; Alonso vence o Grande Prémio de Singapura... Assim, também nós recuperávamos da crise.

sábado, 25 de Setembro de 2010

sexta-feira, 24 de Setembro de 2010

O Início?

Importante notícia, a de que o Presidente da República convocou os Partidos para audiências em Belém. Finalmente! Esperemos que seja o início de um processo de profunda alteração da situação política nacional.
Ontem, no Jornal da Noite da SIC, disseram - se verdades importantes. Principalmente, o editor de Economia, José Gomes Ferreira. Quer ele, quer, em menor grau, Miguel Sousa Tavares, apelaram à intervenção do Presidente, que reclamo desde 2009.

quinta-feira, 23 de Setembro de 2010

Interesse Nacional

Entrevista ao Diário Económico, na edição de hoje:
http://economico.sapo.pt/noticias/cavaco-tem-de-promover-um-governo-de-salvacao-nacional_99794.html
E como o dia de hoje tem sido elucidativo a propósito da necessidade de se pôr cobro a uma situação insustentável.

terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Regras

Sobre a substituição de Manuel Maria Carrilho no posto de Chefe de Missão junto da Unesco, só uma pergunta: alguém concede aos outros Chefes de Missão, Embaixadores e Diplomatas em geral, o mesmo direito a desobedecer ao Governo do seu País e, ainda, a dele discordar publicamente?
Se sim, como seria o espectáculo? Se não, como justificar? Há uns que são mais do que os outros?
Não está em causa a capacidade de Manuel Maria Carrilho nem a importância que dá ao valor da Liberdade. Mas, então, será o primeiro a saber que o seu modo de ser e de intervir difícilmente se coaduna com os deveres de um Diplomata.

sexta-feira, 17 de Setembro de 2010

Tangas da tanga

Já não há terceira travessia. Já não há TGV entre o Poceirão e Lisboa. Pelo menos, por agora.
Liscont e o contrato dos contentores em causa. Já não há aumento de contentores.
A campanha para Lisboa estava a decorrer há um ano, em Setembro de 2009. Nessa altura, contentores eram normais e a terceira travessia era uma certeza. Depois, tudo muda. Ou seja, as campanhas de alguns são sobre temas - ficção. Desde estes, até aos 150 mil postos de trabalho...
Antes, falava -se no «País da tanga»... Mas é, também, cada vez mais, o «País das tangas».

quinta-feira, 16 de Setembro de 2010

Exageros

Essa notícia sobre José Mourinho reela preocupação eleitoral por parte de Gilberto Madaíl. José Mourinho tem sido muito inteligente nas decisões que toma. A ser verdade o que se ouviu agora nos Telejornais, espera - se que volte a ser muito lúcido. Já tee ocasião de confirmar, mesmo que não soubesse, que treinar o Real Madrid é uma tarefa muito exigente, diferente de todas as outras. Fizeram ontem um jogo fantástico, mas sente - se que anda nervoso no ar... Sente - se no próprio Mourinho. Aquilo de entrar em campo no final para cumprimentar os árbitros, depois de uma tal exibição, não é dele. Normalmente, naquela circunstância, iria logo para a cabine.
Seja como for, tudo tem um limite. Mourinho sabe. Veremos se o esqueceu.

domingo, 12 de Setembro de 2010

Estrela?

Tem a importância que tem. Mas é elucidativo o que pensam os próximos da actual Direcção do PSD sobre Cavaco Silva e as suas mais recentes intervenções. Refiro - me ao texto de um articulista, hoje, no DN, que é sempre apresentado como «amigo próximo» de Pedro Passos Coelho. Chega a escrever:« Sócrates e Cavaco: a mesma luta» E ainda:«Quem diria, há uns meses, que o Presidente da República e o Primeiro - Ministro seriam hoje tão firmes aliados?»

Carta de Edite Estrela? Este texto, mesmo que alguém o queira negar, ou desvalorizar por o autor não ser dirigente partidário, tem mais significado político.

A propósito de tudo isto, se puderem, leiam o meu texto, no Sol desta semana. E garanto que não tenho «bola de cristal».

sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

Indiferença

Cristiano Ronaldo já será titular no jogo da Liga Espanhola, contra o Ossasuna. Lesionou - se no final do jogo com o Maiorca, há duas semanas e voltou aos treinos esta semana. Estranho é que quase ninguém tenha falado nas eventuais consequências dessa ausência no rendimento da Selecção nacional nos dois jogos que agora disputou. Reflexos, sem dúvida, do baixo rendimento do jogador nos jogos que tem disputado pela equipa de Portugal.

quinta-feira, 9 de Setembro de 2010

Já estará pronta?

A fundamentação da sentença já estará pronta?
Pobre País!
Esta crítica nada tem a ver com culpa ou inocência. Não sou Juíz e, sobretudo em matéria de direitos, liberdades e garantias, não se podem dar palpites. Mas, acontecer isto, ainda por cima, num processo tão difundido, em que as penas foram divulgadas, em directo, para todo o Mundo, é absolutamente lamentável.

sábado, 4 de Setembro de 2010

E, e...

Portugal - Chipre. Empate. E já não foi mau! Com o que vai por cá...

sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

A ser verdade...

Será mesmo verdade o que se ouviu nos telejornais? Será possível que vivamos num País em que se leiam sentenças, se anunciem as penas e não se leia a fundamentação nem se distribua o Acórdão donde ela deve constar? Ainda por cima, num processo como este, com o impacto mediático que tem... Já se conhecem as penas e não se conhecem os fundamentos? Se for verdade, é porque vivemos num regime que não é uma Democracia. Cada vez há mais sinais de que assim é.

Bom senso

Seria bom para todos se terminasse a confrontação pública à volta da Selecção Nacional. Já todos expuseram asuas razões e hoje começam, de novo, jogos a sério.
Por mim, já escrevi, nas páginas do Sol o que penso de todo este lamentável processo.
Mas, importa ter presente que o valor primeiro, agora, é o êxito da Selecção. Obviamente que a Honra de cada um também o é mas só no Tribunal o assunto poderá proporcionar as devidas reparações. De resto, é claro que não há condições para que os desavindos voltem a trabalhar juntos. Seria mais do que vergonhoso. Por isso mesmo, todos devem deixar a Selecção trabalhar sossegada.Até por respeito por Portugal ,não deve haver cenas nas bancadas com a presença do Seleccionador suspenso.
Compreendendo - se, até, a revolta que possa exixtir, trata - se de uma questão de bom senso.