quarta-feira, 14 de Maio de 2008

Decisão Importante

A decisão judicial mandando apreender a edição de uma revista que continha imagens que podiam pôr em causa a segurança de uma pessoa, no caso, Ricardo Araújo Pereira, merece ser destacada. Tem aspectos muito positivos mas coloca várias questões que merecem ponderação. Aqui há tempos já tinha acontecido uma decisão semelhante com Cristiano Ronaldo. O tema merece aprofundamento. A Jurisprudência vai-se firmando quanto `segurança e a pessoas muito conhecidas. E para outros bens que sejam postos em causa? Por exemplo, o direito à privacidade de pessoas que não têm actividade com destaque público?

segunda-feira, 12 de Maio de 2008

As boatarias

Publiquei, há minutos, um comentário de uma Senhora, Ana Narciso, em que diz que perdeu a confiança em mim porque eu teria ido uma vez inaugurar a as instalações de uma Secretaria de Estado em Grândola, chegando numa charrete o que considera impróprio de um Homem de Estado. É extraordinário! Para já, a Secretaria de Estado de que fala era na Golegã e não em Grândola. Depois, é falso que eu tenha estado na inauguração. E, depois ainda, nunca inaugurei nada fazendo - me transportar desse modo. Só me faltava a da charrete!!!
Esta falsidade tem a importância que tem. Até tem a sua graça. Mas é mais um boato, uma invenção de pessoas que devem sonhar comigo para serem capazes de engendrar semelhantes histórias.
Saí há pouco de uma entrevista no Rádio Clube Português e abri o computador, fui ao meu blogue e sorri ao ler esta nota. É que a Senhora depois conclui que decidiu apoiar outro candidato porque perdeu a confiança em mim por causa da tal charrete. Ou seja, por eu ter feito o que afinal, nunca fiz. É como as festas em São Bento!... A imaginação para a boataria´, de facto, impressionante. Então quando são profissionais...
Remata, então, a dita senhora que devo continuar Líder Parlamentar onde tenho estado "brilhante" (segundo diz...) Vá lá, vá lá que nunca me imaginou a ir de charrete para São Bento!...

sexta-feira, 9 de Maio de 2008

CLARIFICAÇÃO

Para quem tem solicitado , aqui fica o Link para o Site da minha candidatura.

Também quem quiser ter acesso, por exemplo, ao diário de campanha pode acompanhar no Blogue da candidatura.
Quanto às pessoas que têm escrito para este espaço manifestando vontade de serem contactadas, solicito que deixem de forma mais explícita o endereço para onde querem ser contactadas.
Aqui este espaço é o meu espaço de liberdade. que tenho todo o gosto em partilhar com quem o procura. Muito têm insistido para eu tratar aqui questões relacionadas com as eleições para a liderança do PPD/PSD. Não tem sido essa a minha opção nem a minha vontade. O que não significa que não possa acontecer. Por exemplo, para contar alguns dos extraordinários episódios de todo este processo. É fantástico como estas coisas se passam. A experiência que algumas pessoas têm nestas actividades, para alguns quase um vício, quase uma técnica, quase uma certa fome de arte, quase um certo tipo de ciência.
Barack Obama, esse, está já quase candidato. Fez na terça- feira um extraordinário discurso na noite da vitória em North Carolina e da derrota tangencial em Indiana. Um discurso já a apelar à unidade dos votos democratas para o confronto com John McCain. É essa a força de umas primárias, especialmente quando clarificadoras e bem disputadas: dão uma grande força, legitimidade e poder de mobilização a quem ganha para depois poder derrotar o adversário externo.

domingo, 4 de Maio de 2008

Trabalhos dos Trabalhistas

A derrota dos Trabalhistas nas eleições municipais atingiu dimensões impressionantes.
Gordon Brown vai ter muita dificuldade para segurar as rédeas da governação, depois deste desaire em que o seu partido ficou em terceiro lugar e perdeu importantes bastiões, a começar pela Câmara Municipal de Londres. A questão da legitimidade coloca-se mais agora, depois da substituição de Tony Blair, mas, principalmente, depois deste desaire, já com Gordon Brown na liderança.

É natural, e é sabido, que parte do desgaste vinha já do tempo de Blair e, nomeadamente, por causa da questão do Iraque. Mas agora a questão é outra. Hoje de manhã, Brown estava já, em directo, na Sky News, dando uma entrevista com anúncio de medidas, concretamente para as pessoas entre os 60 e 64 anos. Ma não é fácil. Não vai ser fácil. Principalmente para quem entrou com a fama de ser mais sólido e só estar à espera de que Blair cumprisse um pacto a dois de divisão de poder no tempo . Um pacto, pelo menos, insólito.

sábado, 3 de Maio de 2008

Sondagem SIC / EXPRESSO / RENASCENÇA

Quarta -feira à tarde falou -me um elemento do Expresso a dar conta de "uma notícia de que eu ia gostar": uma sondagem para a liderança do PPD/PSD em que aparecia quase empatado com Manuela Ferreira Leite."
No dia seguinte, à tarde, falou - me um elemento da SIC a dar conta de dados que me iriam deixar "muito contente"( ipsis verbis). Tratava-se dos dados da sondagem sobre a disputa com José Sócrates. Comentou a dita pessoa: "Aqui na SIC está tudo impressionado com o seu resultado. A Drª Manuela Ferreira Leite tem mais três pontos mas com ela Sócrates tem maioria absoluta. Consigo ele faz 42 - 35 e perde a maioria absoluta."
Ontem á noite, no Expresso da meia-noite, programa da SIC, Rui Oliveira e Costa, responsável pela sondagem, quando perguntado sobre qual o candidato que mais e melhor poderia fazer frente a Sócrates, respondeu: "Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes". E, logo a seguir, acrescentou: " É um empate técnico".
Hoje, fazendo jus à importância da sondagem, o Expresso põe em primeira página: "Sondagem: Manuela é quem mais ameaça Sócrates". Quanto à sondagem em si, numa opção editorial, vem a uma coluna na página 6.
Por sua vez, a SIC, ontem e hoje, ouviu Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho sobre a sondagem. E pôs em título: "Pedro Passos Coelho melhor colocado para enfrentar Sócrates."
A Rádio Renascença, também responsável pela realização do estudo, fez a apreciação, em destaque, no mesmo sentido do do Expresso e ouviu os mesmos dois candidatos.
Aqui, neste meu espaço de liberdade, devo dizer que a sondagem me surpreendeu. É francamente superior às expectativas. Só que sondagens não são votos. Votos só no dia 31 de Maio.